A empresa foi fundada em 22 de Maio de 1930, com o nome inicial de Carrozzeria Pinin Farina, por Giovanni Battista Farina. Giovanni tinha a alcunha de "Pinin" que significava "pequeno" no dialecto de Piemonte.
Giovanni Battista "pinin" Farina |
A
oficina começa por ter um carácter artesanal, estudando e
fabricando carroçarias especiais, e em poucos anos, já é
uma indústria com instalações, equipamentos e pessoal que lhe
permitem a montagem em série de sete a oito viaturas por dia. Durante o período militar da guerra Pininfarina produz na sua fábrica, autocarros e ambulâncias para o exercito. Findo o período da Guerra colabora com vários construtores automóveis europeus e americanos, vindo a ampliar as instalações da fábrica em 1958, passando a ocupar uma área de 75.000m2 dos quais 40.000m2 cobertos.
Estas instalações vieram a aumentar para áreas de 102.500m2 com cerca de 50.000m2 cobertos, acompanhadas pelo sucessivo aumento de produção.
A evolução da industria Pininfarina está ligada à colaboração existente desde 1952 entre Giovanni Farina e Enzo Ferrari levando a que este tenha desenhado a carroçaria de diversos dos seus modelos.
Em 1961 o Presidente da Republica Italiana, autoriza a alteração do apelido do fundador da fábrica de Farina para Pininfarina, uma vez que o "f" estaria ligado directamente a imagem e logotipo da marca aludindo o apelido original Farina.
No mesmo ano de 1961 Giovanni deixou a direcção da empresa que passou para o seu filho Sergio Battista e o genro Renzo Carli
Sergio Pininfarina, Giovanni Farina e Renzo Carli |
Em 1966, um mês antes da sua morte, Giovanni inaugura o centro de pesquisa aerodinâmica e aeroacústica onde incluía o primeiro túnel de vento de Itália e que veio permitir que a indústria se mantivesse na vanguarda da investigação nestas áreas.
Actualmente o grupo emprega mais de 3000 trabalhadores em todo o mundo.
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