quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ferrari 250 GT Lusso (1962)











O 250 GT Berlinetta Lusso, fez a sua estréia no Salão de Paris em 1962, foi o último modelo da série 250 GT  e continuou em produção até o final de 1964, altura em que 350 carros já tinham sido produzidos. Foi o substituto directo para o 250 GT Coupé, numa versão de luxo que primava pelo aumento de espaço interior e bagagem. A carroçaria, obra de Pininfarina, ganhou elogios imediatos, a sua enorme grelha frontal de forma oval, semelhante ao 250 GT "SWB" Berlinetta. Com um pára-choques de três peças, com uma barra horizontal debaixo da grelha  e uma pequena corneta cromada vertical de cada lado do guarda lama dianteiro, com luzes adicionais entre os faróis e a grelha central, ao contrário de modelos anteriores onde os faróis adicionais estavam colocados frente a grelha. A iluminação traseira estava composta, pelo mesmo sistema ja usado no 275 GTB com sucesso, que incluía no mesmo farolim mínimos, piscas, luzes de travagem e reflector, usando um farolim de cada lado.
Os 250 GT Lusso de produção tinham uma malha simples no capot para a admissão de ar do motor.
Na sua traseira o 250 GT Lusso possuía um para-choques contornando toda a envolvente da traseira. No para-choques estavam aplicados 2 farolins de iluminação de matrícula.

A estrutura era feita em aço onde todas as aberturas eram feitas em painéis de alumínio (portas, capot...)
O chassi era idêntico ao 250 GT Berlinetta, sendo que o motor foi colocado ligeiramente mais a frente para ampliar o espaço interior.
A nível de trem de rodagem, suspensão, travões e direção era em tudo idêntico ao 250 GT Berlinetta.

O interior composto por 2 bancos estofados em pele trabalhada, detrás dos bancos encontrava-se um espaço extra de porta bagagens com 2 tiras de couro para fixação da bagagem.
O velocímetro e o conta rotações estão alojados no centro do quadro de instrumentos, sendo estes de grandes dimensões e estando ligeiramente inclinados para o condutor. Os restantes manómetros de controlo de motor estavam alinhados de forma horizontal mesmo diante do condutor.

Embora o GT Lusso 250 foi projetado e construído como um automóvel de estrada de alta performance, alguns proprietários entraram em competição. O 250 GT Lusso participou em Targa Florio em 1964, obtendo o 13º lugar. E  em 1965 conseguiu o mesmo resultado no Tour de France.

O motor era uma variação do conhecido V12 Colombo de 2956cc , SOHC com 3 carburadores duplos Weber 36DCS. O sistema de ignição formado por uma bobine dupla e 2 distribuidores mecánicos acoplados na traseira do motor faziam com que este motor debitasse 240cv.
A caixa de velocidades tinha 4 velocidades + marcha atrás e era completamente sincronizada. E o sistema de travagem era de discos as 4 rodas. A sua velocidade máxima atingia os 240Km/h



Modelo apresentado, Hot Wheels Elite.
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Ferrari 250 GT Lusso
Ferrari 250 GT Lusso
Ferrari 250 GT Lusso
Ferrari 250 GT Lusso
Ferrari 250 GT Lusso
Ferrari 250 GT Lusso
Este impressionante modelo mantém as linhas desportivas de um Ferrari, com uma frente imponente mas com um
corte elegante, como poderemos apreciar seguidamente.
Ferrari 250 GT Lusso
A frente do modelo bastante baixa e com um ligeiro formato em cunha, prolongado pela frente
e pelo para-choques dianteiro. 
Ferrari 250 GT Lusso
De cada lado estão situados os intermitentes laterais em forma de lágrima aplicados sobre uma
base, com a mesma forma em alumínio.
Ferrari 250 GT Lusso
As jantes Borrani com uma porca e spinner central muito bem detalhadas e recortadas.
O spinner central é em alumínio.
No canto inferior do guarda-lama "lado esquerdo da imagem" está o logo Pininfarina em alumínio.
Ferrari 250 GT Lusso
O enquadramento da porta é perfeito com as folgas correctas.
O enquadramento das janelas da porta e do vidro de custódia são em alumínio polido com um efeito
bastante realista e interessante.
Na parte inferior da carroçaria os 2 pontos de elevação da carroçaria com 2 tampas redondas em alumínio.
Ferrari 250 GT Lusso
O puxador da porta está bem colocado e bem dimensionado embora esteja algo tosco.
Ferrari 250 GT Lusso
Podemos ver na lateral do modelo a perfeição da linha da carroçaria em toda a sua extensão.
Ferrari 250 GT Lusso
A traseira engloba os farolins traseiros circulares, um para-choques ao longo da traseira
 e 2 ponteiras duplas.
Ferrari 250 GT Lusso
O para-choques traseiro está perfeitamente dimensionado e cromado com bastante qualidade.
Ferrari 250 GT Lusso
2 ponteiras duplas fazem o acabamento da linha de escape, ponteiras com acabamento angular e com corta-fogo.
As ponteiras são em plástico em pintadas de cinza, poderiam ter sido melhoradas com aplicação de cromado.
Ferrari 250 GT Lusso
A iluminação traseira é composta por 1 farolim circular de cada lado com base cromada. no farolim
temos presença, intermitentes e no centro o reflector.
Ferrari 250 GT Lusso
Não poderia de deixar de salientar o acabamento do para-choques traseiro perfeitamente
alinhado com a carroçaria.

Ferrari 250 GT Lusso
Na zona central da traseira está situada a chapa de matrícula e os 2 farolins de iluminação acoplados sobre o para-choques.
Sobre a matrícula está colocado o botão de abertura da bagageira, pintado de cinza.
Ferrari 250 GT Lusso
No centro da tampa da mala, como não poderia deixar de estar, está colocado o logo Ferrari em alumínio
com um acabamento perfeito.
Ferrari 250 GT Lusso
O óculo traseiro com formato ovalado, tem na sua envolvente o friso cromado e preto,
simulando as borrachas originais na perfeiçãol.
Ferrari 250 GT Lusso
A tampa da bagageira com o interior pintado em preto fosco.
Ferrari 250 GT Lusso
A lateral esquerda do modelo é em tudo idêntica a excepção do espelho retrovisor exterior.
Ferrari 250 GT Lusso
O espelho retrovisor exterior do tipo copo em plástico cromado.
Ferrari 250 GT Lusso
Passando para o detalhamento da frente deste modelo.
Ferrari 250 GT Lusso
A frente do modelo engloba os faróis principais, faróis secundários e luzes de presença.
Uma particularidade deste modelo é a arquitectura do para-choques dianteiro.
Ferrari 250 GT Lusso
De cada lado temos 1 conjunto de 3 sistemas de iluminação.
Ferrari 250 GT Lusso
A iluminação principal redonda com o vidro texturado assente sobre um aro cromado.
Ferrari 250 GT Lusso
Ligeiramente mais abaixo temos o farol adicional com tonalidade em amarelo. Tem o vidro texturado
assente em base pintada de cinza.
Ferrari 250 GT Lusso
Debaixo do farol principal está o farolim de luz de presença. Este pintado de branco não sei bem porque.
Poderia perfeitamente ter ficado com a coloração transparente.
Ferrari 250 GT Lusso
O Para-choques deste modelo tem a particularidade de ser 3 partido. Tem 2 pequenas entradas de ar cromadas.
Estas entradas de ar facilitam o arrefecimento do sistema de travagem dianteiro.
Ferrari 250 GT Lusso
O para-choques dianteiro é uma pequena lâmina situada ao centro, sob a grelha central
Este para-choques fornece o formato de arpão a frente do modelo. 
Ferrari 250 GT Lusso
Sobre o para-choques central, temos a grelha de arrefecimento do motor. A grelha de grandes dimensões em plástico, bem moldada.
com rebordo em alumínio na sua envolvente, Ao centro como seria de esperar o clássico "Cavallino Rampante" em plástico.
Ferrari 250 GT Lusso
Na zona central da frente o logo Ferrari de alta definição.
Ferrari 250 GT Lusso
A entrada de ad de admissão do motor surge de uma pequena saliência do capot
com uma grelha metálica em rede ovalada com um pequeno rebordo cromado.
Ferrari 250 GT Lusso
O para-brisas dianteiro conta com o mesmo tipo de friso que o óculo traseiro, simulando um misto de cromado e borracha
As hastes dos limpa-vidros estão bem colocadas e bem dimensionadas, embora sejam em plástico cromado.
Ferrari 250 GT Lusso
Passando aos interiores, este modelo é bastante simples.

Ferrari 250 GT Lusso
Começando pelo forro da porta. Está detalhado os puxador da porta e o manípulo do vidro.
Podemos ver também a simulação de uma bolsa porta objectos bastante mal detalhada.
Ferrari 250 GT Lusso
Os pedais de fixação inferior estão bem dimensionados e bem colocados. Podemos apreciar
os recortes das borrachas de protecção dos pedais.

Ferrari 250 GT Lusso
O volante do modelo está na dimensão correcta e bem cortado. Quanto aos raios sou apologista
que deveriam ser em alumínio, assim é bastante artificial.
Como ponto forte, o logo ao centro do volante, perfeito.
Ferrari 250 GT Lusso
Por detrás do volante, no quadro de bordo, estão situados todos os manómetros
de controlo de estado do motor e no topo do lado esquerdo um relógio. 
Ferrari 250 GT Lusso
O travão de mão, de fixação vertical está situado junto a consola central.
Ferrari 250 GT Lusso
Para terminar no posto do condutor, do lado esquerdo do volante está a manete de piscas, muito bem detalhada.
Ferrari 250 GT Lusso
Do lado do acompanhante podemosver a consola central, que engloba alguns interruptores e um sintonizador
de radio. De salientar que todo o piso está revestido a veludo creme.
Ferrari 250 GT Lusso
No canal da consola central está colocada a alavanca das velocidades perfeitamente dimensionada
e ligeiramente atrás um cinzeiro.
Ferrari 250 GT Lusso
No centro do quadro de bordo o conta-quilómetros e o conta-rotações, ambos de enormes dimensões
e com alguma atenção até podemos ver os valores inscritos.
Ferrari 250 GT Lusso
O motor deste Elite está bastante completo.
Ferrari 250 GT Lusso
Do lado esquerdo, em azul, está o saco de agua do limpa vidros.
Um pouco mais a frente em vermelho, está a parte superior do amortecedor hidráulico.

Ferrari 250 GT Lusso
Colocada na parte lateral esquerda do habitáculo do motor, está colocada
a chapa de modelo com alumínio. 
Ferrari 250 GT Lusso
O radiador de arrefecimento está muito artificial, embora a tubagem de ligação esteja
muito fiel a original.
Ferrari 250 GT Lusso
Ambas as tampas das válvulas tem o logo gravado em vermelho.
Ferrari 250 GT Lusso
Na zona mais atrás do motor, estão situados os distribuidores de ignição, 1 por cada cabeça.
As cablagens são como se pode ver na imagem degradantes deitando a perder o restante visual do motor.
Ferrari 250 GT Lusso
A frente, de cor laranja, temos os 2 filtros de óleo.
Ferrari 250 GT Lusso
Este modelo tinha como opção buzina a ar, muito em voga na época.
Ao fundo do lado direito do motor em azul, estão representadas neste modelo.
Ferrari 250 GT Lusso
Do lado direito do motor, está situada a entrada de ar do habitáculo, em cinzento,
Com a respectiva abraçadeira de aperto.
Por detrás do tubo temos a bateria do modelo, bem colocada e bem dimensionada,
embora quem fez o molde original não faz ideia de como são as ligações pelo que não estão correctas,
ou podemos deduzir que o modelo tem um borne da bateria desligado.
Ferrari 250 GT Lusso
A parte inferior do modelo está muito realista.
Podemos apreciar parte do chassi tubular.
Ferrari 250 GT Lusso
Na zona dianteira a  ventoinha e o mecanismo de direção.
O cárter do motor está muito perfeito.
Ferrari 250 GT Lusso
Na zona central, parte do chassi tubular e as 2 panelas de escape centrais.
Está detalhada também a caixa de velocidades e o veio de transmissão.
Ferrari 250 GT Lusso
Na zona traseira, está situado o diferencial e
o sistema de suspensão por molas laminares.
Ferrari 250 GT Lusso

Termina aqui  a apresentação deste modelo de modo global bastante interessante.
O interior e o motor poderiam estar melhores, mas o ponto forte deste modelo
é mesmo a carroçaria.

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