O 250 GT Berlinetta Lusso, fez a sua estréia no Salão de Paris em 1962, foi o último modelo da série 250 GT e continuou em produção até o final de 1964, altura em que 350 carros já tinham sido produzidos. Foi o substituto directo para o 250 GT Coupé, numa versão de luxo que primava pelo aumento de espaço interior e bagagem. A carroçaria, obra de Pininfarina, ganhou elogios imediatos, a sua enorme grelha frontal de forma oval, semelhante ao 250 GT "SWB" Berlinetta. Com um pára-choques de três peças, com uma barra horizontal debaixo da grelha e uma pequena corneta cromada vertical de cada lado do guarda lama dianteiro, com luzes adicionais entre os faróis e a grelha central, ao contrário de modelos anteriores onde os faróis adicionais estavam colocados frente a grelha. A iluminação traseira estava composta, pelo mesmo sistema ja usado no 275 GTB com sucesso, que incluía no mesmo farolim mínimos, piscas, luzes de travagem e reflector, usando um farolim de cada lado.
Na sua traseira o 250 GT Lusso possuía um para-choques contornando toda a envolvente da traseira. No para-choques estavam aplicados 2 farolins de iluminação de matrícula.
A estrutura era feita em aço onde todas as aberturas eram feitas em painéis de alumínio (portas, capot...)
O chassi era idêntico ao 250 GT Berlinetta, sendo que o motor foi colocado ligeiramente mais a frente para ampliar o espaço interior.
A nível de trem de rodagem, suspensão, travões e direção era em tudo idêntico ao 250 GT Berlinetta.
O interior composto por 2 bancos estofados em pele trabalhada, detrás dos bancos encontrava-se um espaço extra de porta bagagens com 2 tiras de couro para fixação da bagagem.
O velocímetro e o conta rotações estão alojados no centro do quadro de instrumentos, sendo estes de grandes dimensões e estando ligeiramente inclinados para o condutor. Os restantes manómetros de controlo de motor estavam alinhados de forma horizontal mesmo diante do condutor.
Embora o GT Lusso 250 foi projetado e construído como um automóvel de estrada de alta performance, alguns proprietários entraram em competição. O 250 GT Lusso participou em Targa Florio em 1964, obtendo o 13º lugar. E em 1965 conseguiu o mesmo resultado no Tour de France.
O motor era uma variação do conhecido V12 Colombo de 2956cc , SOHC com 3 carburadores duplos Weber 36DCS. O sistema de ignição formado por uma bobine dupla e 2 distribuidores mecánicos acoplados na traseira do motor faziam com que este motor debitasse 240cv.
A caixa de velocidades tinha 4 velocidades + marcha atrás e era completamente sincronizada. E o sistema de travagem era de discos as 4 rodas. A sua velocidade máxima atingia os 240Km/h
Modelo apresentado, Hot Wheels Elite.
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Ferrari 250 GT Lusso |
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Ferrari 250 GT Lusso Este impressionante modelo mantém as linhas desportivas de um Ferrari, com uma frente imponente mas com um corte elegante, como poderemos apreciar seguidamente. |
Ferrari 250 GT Lusso A frente do modelo bastante baixa e com um ligeiro formato em cunha, prolongado pela frente e pelo para-choques dianteiro. |
Ferrari 250 GT Lusso De cada lado estão situados os intermitentes laterais em forma de lágrima aplicados sobre uma base, com a mesma forma em alumínio. |
Ferrari 250 GT Lusso As jantes Borrani com uma porca e spinner central muito bem detalhadas e recortadas. O spinner central é em alumínio. No canto inferior do guarda-lama "lado esquerdo da imagem" está o logo Pininfarina em alumínio. |
Ferrari 250 GT Lusso O puxador da porta está bem colocado e bem dimensionado embora esteja algo tosco. |
Ferrari 250 GT Lusso Podemos ver na lateral do modelo a perfeição da linha da carroçaria em toda a sua extensão. |
Ferrari 250 GT Lusso A traseira engloba os farolins traseiros circulares, um para-choques ao longo da traseira e 2 ponteiras duplas. |
Ferrari 250 GT Lusso O para-choques traseiro está perfeitamente dimensionado e cromado com bastante qualidade. |
Ferrari 250 GT Lusso A iluminação traseira é composta por 1 farolim circular de cada lado com base cromada. no farolim temos presença, intermitentes e no centro o reflector. |
Ferrari 250 GT Lusso Não poderia de deixar de salientar o acabamento do para-choques traseiro perfeitamente alinhado com a carroçaria. |
Ferrari 250 GT Lusso No centro da tampa da mala, como não poderia deixar de estar, está colocado o logo Ferrari em alumínio com um acabamento perfeito. |
Ferrari 250 GT Lusso O óculo traseiro com formato ovalado, tem na sua envolvente o friso cromado e preto, simulando as borrachas originais na perfeiçãol. |
Ferrari 250 GT Lusso A tampa da bagageira com o interior pintado em preto fosco. |
Ferrari 250 GT Lusso A lateral esquerda do modelo é em tudo idêntica a excepção do espelho retrovisor exterior. |
Ferrari 250 GT Lusso O espelho retrovisor exterior do tipo copo em plástico cromado. |
Ferrari 250 GT Lusso Passando para o detalhamento da frente deste modelo. |
Ferrari 250 GT Lusso A frente do modelo engloba os faróis principais, faróis secundários e luzes de presença. Uma particularidade deste modelo é a arquitectura do para-choques dianteiro. |
Ferrari 250 GT Lusso De cada lado temos 1 conjunto de 3 sistemas de iluminação. |
Ferrari 250 GT Lusso A iluminação principal redonda com o vidro texturado assente sobre um aro cromado. |
Ferrari 250 GT Lusso Ligeiramente mais abaixo temos o farol adicional com tonalidade em amarelo. Tem o vidro texturado assente em base pintada de cinza. |
Ferrari 250 GT Lusso Debaixo do farol principal está o farolim de luz de presença. Este pintado de branco não sei bem porque. Poderia perfeitamente ter ficado com a coloração transparente. |
Ferrari 250 GT Lusso O para-choques dianteiro é uma pequena lâmina situada ao centro, sob a grelha central Este para-choques fornece o formato de arpão a frente do modelo. |
Ferrari 250 GT Lusso Na zona central da frente o logo Ferrari de alta definição. |
Ferrari 250 GT Lusso A entrada de ad de admissão do motor surge de uma pequena saliência do capot com uma grelha metálica em rede ovalada com um pequeno rebordo cromado. |
Ferrari 250 GT Lusso Passando aos interiores, este modelo é bastante simples. |
Ferrari 250 GT Lusso Começando pelo forro da porta. Está detalhado os puxador da porta e o manípulo do vidro. Podemos ver também a simulação de uma bolsa porta objectos bastante mal detalhada. |
Ferrari 250 GT Lusso Os pedais de fixação inferior estão bem dimensionados e bem colocados. Podemos apreciar os recortes das borrachas de protecção dos pedais. |
Ferrari 250 GT Lusso Por detrás do volante, no quadro de bordo, estão situados todos os manómetros de controlo de estado do motor e no topo do lado esquerdo um relógio. |
Ferrari 250 GT Lusso O travão de mão, de fixação vertical está situado junto a consola central. |
Ferrari 250 GT Lusso Para terminar no posto do condutor, do lado esquerdo do volante está a manete de piscas, muito bem detalhada. |
Ferrari 250 GT Lusso Do lado do acompanhante podemosver a consola central, que engloba alguns interruptores e um sintonizador de radio. De salientar que todo o piso está revestido a veludo creme. |
Ferrari 250 GT Lusso No canal da consola central está colocada a alavanca das velocidades perfeitamente dimensionada e ligeiramente atrás um cinzeiro. |
Ferrari 250 GT Lusso No centro do quadro de bordo o conta-quilómetros e o conta-rotações, ambos de enormes dimensões e com alguma atenção até podemos ver os valores inscritos. |
Ferrari 250 GT Lusso O motor deste Elite está bastante completo. |
Ferrari 250 GT Lusso Do lado esquerdo, em azul, está o saco de agua do limpa vidros. Um pouco mais a frente em vermelho, está a parte superior do amortecedor hidráulico. |
Ferrari 250 GT Lusso Colocada na parte lateral esquerda do habitáculo do motor, está colocada a chapa de modelo com alumínio. |
Ferrari 250 GT Lusso O radiador de arrefecimento está muito artificial, embora a tubagem de ligação esteja muito fiel a original. |
Ferrari 250 GT Lusso Ambas as tampas das válvulas tem o logo gravado em vermelho. |
Ferrari 250 GT Lusso A frente, de cor laranja, temos os 2 filtros de óleo. |
Ferrari 250 GT Lusso Este modelo tinha como opção buzina a ar, muito em voga na época. Ao fundo do lado direito do motor em azul, estão representadas neste modelo. |
Ferrari 250 GT Lusso A parte inferior do modelo está muito realista. Podemos apreciar parte do chassi tubular. |
Ferrari 250 GT Lusso Na zona dianteira a ventoinha e o mecanismo de direção. O cárter do motor está muito perfeito. |
Ferrari 250 GT Lusso Na zona central, parte do chassi tubular e as 2 panelas de escape centrais. Está detalhada também a caixa de velocidades e o veio de transmissão. |
Ferrari 250 GT Lusso Na zona traseira, está situado o diferencial e o sistema de suspensão por molas laminares. |
Ferrari 250 GT Lusso Termina aqui a apresentação deste modelo de modo global bastante interessante. O interior e o motor poderiam estar melhores, mas o ponto forte deste modelo é mesmo a carroçaria. |
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