Giotto Bizzarrini nasceu em Livorno, Itália, em 1926.
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Giotto Bizzarrini |
Depois de obter uma licenciatura em engenharia lecciona na Universidade de Pisa, mas a paixão pelos automóveis é tão forte que em 1954 deixou o ensino para fazer parte das experiências de escritório da Alfa Romeo. Para ele, a experiência com a empresa Milanense será curta e três anos mais tarde fazia parte da Ferrari.
Bizzarrini fez parte dos projectos do Ferrari Testa Rossa, as várias versões da Ferrari 250 (
250 GT SWB California,
250 GTO).
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Ferrari 250 TR |
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Ferrari 250 GTO |
Durante esses anos a associação foi estabelecida entre o técnico Bizzarrini e engenheiro Carlo Chiti. A amizade entre os toscanos, que em 1961 põe termo a ligação com a Ferrari, deu início a uma participação com Conde Giovanni Volpi di Misurata, numa nova empresa, Turismo e Sport Cars. A ATS SpA de curta duração, no entanto, porque enquanto Chiti trata de um carro de Fórmula 1, no mesmo ano Bizzarrini prefere dar à luz, em Livorno, uma empresa chamada Autostar com o objetivo de projetar novos motores.
Entre os primeiros clientes Ferruccio Lamborghini para o qual nasceu um motor de grande sucesso, um motor de doze cilindros de 3,5 litros, que foi vendido para Lamborghini, está instalado no Lamborghini 350 GTV.
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Lamborghini 350 GTV |
Nos últimos anos a vida de Bizzarrini mantem contacto com outro fabricante de automóveis da época, Renzo Rivolta, proprietário da Iso Rivolta Bresso, uma empresa que produz frigoríficos, motocicletas e automóveis pequenos (o famoso Isetta) mas Renzo gostaria de começar a produzir automóveis desportivos.
Assim sendo com um projeto de Bizzarrini, design e produção de carroçarias Bertone pela Sports Car of Modena, apresentou no Salão Automóvel de Turim, em 1963, um automóvel chamado Iso Grifo com um potente motor Chevrolet V8 capaz de entregar 400 cv de potência.
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Iso Grifo V8 |
Em 1964, fundou o Prototype Bizzarrini spa, a vida da empresa foi curta e em 1969 a empresa cessou funções (a marca Bizzarrini voltou a renascer em 1998 por uma nova empresa).
Desde então, colabora como consultor para empresas de automóveis, colaborando na concepção de protótipos como o BZ 2001, mas por várias razões, apesar de sua realidade, o projecto não teve produção.
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BZ 2001 |
Em 23 de outubro de 2012 Bizzarrini foi premiado com o prémio Honóris Causa da Ciência em Design.
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