O Ferrari 410 Superamerica foi o sucessor do Ferrari 375 América. O seu chassi foi apresentado no salão de Paris em 1955 e foi apresentado por completo no salão de Bruxelas em 1956.
Existiram 3 séries muito limitadas, e a principal diferença entre eles eram as carroçarias.
O série 1 foi lançado com um chassi LWB, de 2800mm de distância entre eixos. Tanto a 2ª como a 3ª série foram lançados com chassi de 2600mm com a cooperação de Pininfarina.
Os 410 Superamerica eram naturalmente modelos muito caros e exclusivos para clientes muito abastados, cada modelo tinha características específicas e detalhes exclusivos criados a pedido do cliente.
A suspensão dianteira do 410 Superamerica contava com suspensão independente com triângulos, molas e amortecedores.
O eixo traseiro é rígido com molas semi-elipticas e amortecedores hidráulicos. Sistema de travagem por tambores nas 4 rodas e um cabo de travão com ligação as rodas traseiras.
Os motores da 1ª e 2ª série foram uma evolução dos motores Lampredi, que permitiu aumentar a cilindrada para 4962cc e aumentar a potência para os 340hp. Contava com 3 carburadores Weber 40DCL. O sistema de ignição também evoluiu contado com o sistema "Twin Spark" que contava com 2 velas por cilindro.
Os da 3ª série sofreram mais algumas evoluções, uma delas foram as cabeças do motor V12 que passaram a ter as velas fora da cabeça. Até então as velas eram embutidas no interior das cabeças do motor.
O sistema de ignição também tinha 2 velas por cilindro. Os carburadores foram aumentados passando a ter 46mm de diâmetro passando a ter 3 Weber 46DCL. Com estas "ligeiras" alterações o motor passou de 340hp a 360hp. 20 cavalos de potência extra com umas ligeiras alterações.
Motor Colombo V12, com 4962cc de cilindrada e 250Kw, (340hp) de potência. Sistema SOHC com 2 válvulas por cilindro ou seja 24 válvula. 3 carburadores duplos Weber 46DCL. Transmissão de 4 velocidades + marcha atrás que atingia 262Km/h de velocidade de ponta.
Modelo apresentado Hot Wheels Elite,
Limited 1 de 10000. Bicolor, cinzento com tejadilho preto e interior vermelho.
Ferrari 410 Superamérica |
Ferrari 410 Superamérica |
Ferrari 410 Superamérica |
Ferrari 410 Superamérica |
Ferrari 410 Superamérica |
Ferrari 410 Superamérica As jantes multi-raios muito bem definidas. Por detrás das jantes temos o cubo dos travões. Ao centro a porca de aperto tipo "Rudge" |
Ferrari 410 Superamérica Em cada guarda-lama, como não poderia faltar, o logo Pininfarina, em photo-echt em alumínio a cores. |
Ferrari 410 Superamérica O conjunto porta, está bem colocado, folgas bastante correctas. |
Ferrari 410 Superamérica O puxador das portas está bem dimensionado e bem detalhado, mostrando todos os pequenos recortes,praticamente sem falhas. |
Ferrari 410 Superamérica O vidro da porta entre-aberto acompanha a porta, aquando a sua abertura, tal como o vidro de custódia. |
Ferrari 410 Superamérica Em cada pilar traseiro temos um farolim de sinalização, sendo que aparenta ser uma luz de presença, uma vez que é vermelho. |
Ferrari 410 Superamérica A traseira deste 410 realça as típicas cunhas traseiras dos anos 50. |
Ferrari 410 Superamérica No guarda-lama traseiro direito, mais um detalhe muito bem conseguido. O tampão de combustível, com o fecho de chave em alumínio. |
Ferrari 410 Superamérica Como um bom Elite que se preze, a traseira deste 410 está deveras sublime. |
Ferrari 410 Superamérica Ponteiras de escape duplas, com acabamento cromado. Bem posicionadas e dimensionadas. |
Ferrari 410 Superamérica Para-choques cromado, prolonga-se po toda a traseira. |
Ferrari 410 Superamérica Esta versão tem o sistema de amortecimento para pequenos toques, mais conhecidos como escudetes. Sendo que usa 2 no para-choques traseiro, e 2 no dianteiro. |
Ferrari 410 Superamérica Os farolins rectangulares, englobam os intermitentes e as luzes de stop e posição. Sobre os farolins temos a grelha de acabamento cromada. |
Ferrari 410 Superamérica De cada lado temos, também, os farolins de marcha-atrás. O vidro texturado e está assente sobre um suporte cromado. |
Ferrari 410 Superamérica No centro do para-choques está detalhado o farolim de matrícula. |
Ferrari 410 Superamérica Abrindo a bagageira mais uns pequenos pormenores e realçar. O interior do capot da mala é da cor da carroçaria no entanto estão detalhados os reforços na diagonal. |
Ferrari 410 Superamérica Ao centro um pneu e jante idêntico aos instalados no modelo. Com excepção da porca central que é diferente. |
Ferrari 410 Superamérica Do lado esquerdo da bagageira, temos uma pequena mala de transporte, possivelmente mala de ferramentas. |
Ferrari 410 Superamérica Uma particularidade deste modelo são os limpa-vidros traseiros. O óculo traseiro moldado a carroçaria denota grande qualidade e acabamento. |
Ferrari 410 Superamérica Nesta imagem podemos apreciar o formato do óculo traseiro, Deveras perfeito. |
Ferrari 410 Superamérica No guarda-lama frente esquerdo, este 410 tem o espelho retrovisor exterior tipo copo. Penso que algo reduzido para a escala, no entanto está retratado na réplica. |
Ferrari 410 Superamérica Chegando a frente do modelo continuamos a ser surpreendidos com a perfeição. |
Ferrari 410 Superamérica |
Ferrari 410 Superamérica No conjunto, temos o farol principal e mais abaixo o intermitente. |
Ferrari 410 Superamérica Abaixo dos faróis principais estão os intermitentes. Vidro texturado e simulação de lâmpada no seu interior. esta colocado sobre a base cromada. |
Ferrari 410 Superamérica Como referido anteriormente, protecções para pequenos impactos, "escudetes" |
Ferrari 410 Superamérica A grelha de arrefecimento do líquido refrigerante de grandes dimensões. Esta grelha é em alumínio e no seu centro temos o Cavallino Rampante em photo-echt. |
Ferrari 410 Superamérica Nos extremos da grelha temos 2 faróis auxiliares. Vidro texturado e simulação de lâmpada. |
Ferrari 410 Superamérica Sobre o bico da frente está situado o logo Ferrari. |
Ferrari 410 Superamérica No capot temos a entrada de ar de admissão do motor. Esta entrada de ar tem um design particular com um friso em alumínio em toda a sua extensão. |
Ferrari 410 Superamérica A grelha de entrada de ar está aberta na carroçaria e é em alumínio. |
Ferrari 410 Superamerica Aqui temos a alavanca do travão de mão, do lado direito, e do lado esquerdo o suporte do tablier. |
Ferrari 410 Superamerica Os pedais estão bem definidos com um corte perfeito. As dimensões são as ideais. |
Ferrari 410 Superamerica O volante está bem dimensionado, embora algo artificial. O símbolo central está perfeito e o contorno em castanho simula a madeira. |
Ferrari 410 Superamerica Na consola central está situada a alavanca das mudanças. Bem dimensionada com uma simulação do fole. |
Ferrari 410 Superamerica Os bancos tem a dimensão indicada e o corte está excepcional. De lado tem o mecanismo de rebatimento dos mesmos em cromado, muito bem detalhado. |
Ferrari 410 Superamerica A parte traseira não é mais que um pequeno porta bagagens. Está forrado em veludo, e tem como pormenores 2 fitas de retenção, perfuradas com as fivelas de cor de alumínio. |
Ferrari 410 Superamerica Sobre o tablier, junto ao para-brisas temos o espelho retrovisor, algo artificial mas não foi esquecido no detalhamento interior. |
Ferrari 410 Superamerica Do lado direito temos o auto-radio, que nestes modelos eram opção, e está aqui retratado. Sobre o auto-radio está o porta-luvas detalhado com o canhão de chave em alumínio. |
Ferrari 410 Superamerica Numa perspectiva geral o interior deste 410 está maravilhoso. |
Ferrari 410 Superamerica Na consola central, junto a alavanca de velocidades está o cinzeiro. Na parte mais atrás, temos diversos interruptores com um realismo impressionante. |
Ferrari 410 Superamerica No exterior, os limpa para-brisas dianteiros são em alumínio, e estão bem dimensionados. |
Ferrari 410 Superamerica O motor deste 410 Superamérica acompanha a qualidade de detalhe do restante modelo. |
Ferrari 410 Superamerica O interior do capot com simulação de tela insonorizante. E simulação das travessas de reforço. |
Ferrari 410 Superamerica Na perspectiva geral o motor está detalhado com tudo o que praticamente a escala permite. |
Ferrari 410 Superamerica Debaixo do corpo do filtro de ar, podemos ver a base dos carburadores e o tubo de alimentação de combustível que alimenta todos os carburadores. |
Ferrari 410 Superamerica O tampão de desgaseificação do radiador é em alumínio. |
Ferrari 410 Superamerica Como seria de esperar, as tampas das válvulas tem gravadas o logo "Ferrari", e ao lado o tampão do óleo em cromado. |
Ferrari 410 Superamerica Do lado esquerdo do motor está situado o tubo de ar para o interior do habitáculo. |
Ferrari 410 Superamerica Ao fundo na parte traseira do motor, quase imperceptível, estão situados os 2 distribudores. |
Ferrari 410 Superamerica A cablagem de ignição está perfeitamente dimensionada, e com uma passagem correcta. |
Ferrari 410 Superamerica A carroçaria bicolor, em cinzento alumínio e tejadilho preto. |
Ferrari 410 Superamerica |
Ferrari 410 Superamerica A parte inferior deste Elite não está nada mal conseguida. |
Ferrari 410 Superamerica Na zona do motor podemos ver o carter, e alguns elementos tais como tubagens e a ventoinha do moto-ventilador. |
Ferrari 410 Superamerica Ao centro, de cada lado temos 2 panelas de escape e a transmissão que liga a caixa de velocidades ao diferencial traseiro. |
Ferrari 410 Superamerica Na parte traseira temos o diferencial. As molas de suspensão laminares e as saídas de escape. Neste caso as fases finais do escape são pouco realistas. |
Termina aqui a apresentação deste Ferrari 410 Superamerica Hot Wheels Elite,
uma verdadeira obra prima, no geral o detalhamento deste modelo está fabuloso, quer interior como exterior.
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