domingo, 12 de maio de 2013

Ferrari 410 Superamerica (1956)










O Ferrari 410 Superamerica foi o sucessor do Ferrari 375 América. O seu chassi foi apresentado no salão de Paris em 1955 e foi apresentado por completo no salão de Bruxelas em 1956.
Existiram 3 séries muito limitadas, e a principal diferença entre eles eram as carroçarias. 
O série 1 foi lançado com um chassi  LWB, de 2800mm de distância entre eixos. Tanto a 2ª como a 3ª série foram lançados com chassi de 2600mm com a cooperação de Pininfarina.

Os 410 Superamerica eram naturalmente modelos muito caros e exclusivos para clientes muito abastados, cada modelo tinha características específicas e detalhes exclusivos criados a pedido do cliente.

A suspensão dianteira do 410 Superamerica contava com suspensão independente com triângulos, molas e amortecedores.
O eixo traseiro é rígido com molas semi-elipticas e amortecedores hidráulicos. Sistema de travagem por tambores nas 4 rodas e um cabo de travão com ligação as rodas traseiras.

Os motores da 1ª e 2ª série foram uma evolução dos motores Lampredi, que permitiu aumentar a cilindrada para 4962cc e aumentar a potência para os 340hp. Contava com 3 carburadores Weber 40DCL. O sistema de ignição também evoluiu contado com o sistema "Twin Spark" que contava com 2 velas por cilindro.

Os da 3ª série sofreram mais algumas evoluções, uma delas foram as cabeças do motor V12 que passaram a ter as velas fora da cabeça. Até então as velas eram embutidas no interior das cabeças do motor.
O sistema de ignição também tinha 2 velas por cilindro. Os carburadores foram aumentados passando a ter 46mm de diâmetro passando a ter 3 Weber 46DCL. Com estas "ligeiras" alterações o motor passou de 340hp a 360hp. 20 cavalos de potência extra com umas ligeiras alterações.

Motor Colombo V12, com 4962cc de cilindrada e 250Kw, (340hp) de potência. Sistema SOHC com 2 válvulas por cilindro ou seja 24 válvula. 3 carburadores duplos Weber 46DCL. Transmissão de 4 velocidades + marcha atrás que atingia 262Km/h de velocidade de ponta. 





Modelo apresentado Hot Wheels Elite, 
Limited 1 de 10000. Bicolor, cinzento com tejadilho preto e interior vermelho.

Ferrari 410 Superamérica
Ferrari 410 Superamérica
Ferrari 410 Superamérica
Ferrari 410 Superamérica
Ferrari 410 Superamérica
Ferrari 410 Superamérica
As jantes multi-raios muito bem definidas. Por detrás das jantes temos
o cubo dos travões. Ao centro a porca de aperto tipo "Rudge"


Ferrari 410 Superamérica
De cada lado dos guarda-lamas dianteiros existem 2 grelhas para exaustão do calor do motor.
A grelha é cromada e no seu interior, rede.
O friso que atravessa a grelha é em alumínio. 
Ferrari 410 Superamérica
Em cada guarda-lama, como não poderia faltar, o logo Pininfarina,
em photo-echt em alumínio a cores.
Ferrari 410 Superamérica
No topo do guarda-lama direito está situada a antena. Este modelo como veremos mais
adiante, possui auto-radio. A antena é cromada e está bem dimensionada.
Sendo um detalhe bastante agradável na carroçaria.
Ferrari 410 Superamérica
O conjunto porta, está bem colocado, folgas bastante correctas.
Ferrari 410 Superamérica
O puxador das portas está bem dimensionado e bem detalhado, mostrando
todos os pequenos recortes,praticamente sem falhas.
Ferrari 410 Superamérica
O vidro da porta entre-aberto acompanha a porta, aquando a sua abertura,
tal como o vidro de custódia.
Ferrari 410 Superamérica
Em cada pilar traseiro temos um farolim de sinalização,
sendo que aparenta ser uma luz de presença, uma vez que é vermelho.
Ferrari 410 Superamérica
A traseira deste 410 realça as típicas cunhas traseiras dos anos 50.
Ferrari 410 Superamérica
No guarda-lama traseiro direito, mais um detalhe muito bem conseguido.
O tampão de combustível, com o fecho de chave em alumínio.

Ferrari 410 Superamérica
Como um bom Elite que se preze, a traseira deste 410 está deveras sublime.

Ferrari 410 Superamérica
Ponteiras de escape duplas, com acabamento cromado. Bem posicionadas e dimensionadas.

Ferrari 410 Superamérica
Para-choques cromado, prolonga-se po toda a traseira.

Ferrari 410 Superamérica
Esta versão tem o sistema de amortecimento para pequenos toques, mais conhecidos como escudetes.
Sendo que usa 2 no para-choques traseiro, e 2 no dianteiro.
Ferrari 410 Superamérica
Os farolins rectangulares, englobam os intermitentes e as luzes de stop e posição.
Sobre os farolins temos a grelha de acabamento cromada. 

Ferrari 410 Superamérica
De cada lado temos, também, os farolins de marcha-atrás. O vidro texturado e está
assente sobre um suporte cromado.

Ferrari 410 Superamérica
No centro do para-choques está detalhado o farolim de matrícula.
Ferrari 410 Superamérica
Sobre a tampa da mala está situado o fecho da mala, com uma definição e detalhamento fantástico.
Sobre o fecho o logo "Ferrari" em photo-echt e as 2 bandeiras emblemáticas
do Superamérica a cores.
Ferrari 410 Superamérica
Abrindo a bagageira mais uns pequenos pormenores e realçar. O interior do capot da mala é da cor da carroçaria
no entanto estão detalhados os reforços na diagonal.
Ferrari 410 Superamérica
O interior da bagageira está revestido a floc cinza claro, muito homogéneo.
Do lado direito da bagageira está a conduta do depósito de combustível,
com a simulação das abraçadeiras de aperto em cromado.

Ferrari 410 Superamérica
Ao centro um pneu e jante idêntico aos instalados no modelo.
Com excepção da porca central que é diferente.

Ferrari 410 Superamérica
Do lado esquerdo da bagageira, temos uma pequena mala de transporte,
possivelmente mala de ferramentas.
Ferrari 410 Superamérica
Uma particularidade deste modelo são os limpa-vidros traseiros.
O óculo traseiro moldado a carroçaria denota grande qualidade e acabamento.

Ferrari 410 Superamérica
Nesta imagem podemos apreciar o formato do óculo traseiro, Deveras perfeito.

Ferrari 410 Superamérica
No guarda-lama frente esquerdo, este 410 tem o espelho retrovisor exterior tipo copo.
Penso que algo reduzido para a escala, no entanto está retratado na réplica.
Ferrari 410 Superamérica
Chegando a frente do modelo continuamos a ser surpreendidos com a perfeição.

Ferrari 410 Superamérica

Ferrari 410 Superamérica
Os faróis principais estão perfeitamente definidos, dimensão correcta. Inclusive
a textura do vidro está perfeita. A simulação do interior do farol e o aro cromado de acabamento. 

Ferrari 410 Superamérica
No conjunto, temos o farol principal e mais abaixo o intermitente.

Ferrari 410 Superamérica
Abaixo dos faróis principais estão os intermitentes.
Vidro texturado e simulação de lâmpada no seu interior. esta colocado sobre a base cromada.

Ferrari 410 Superamérica
Como referido anteriormente, protecções para pequenos impactos, "escudetes" 

Ferrari 410 Superamérica
A grelha de arrefecimento do líquido refrigerante de grandes dimensões.
Esta grelha é em alumínio e no seu centro temos o Cavallino Rampante em
photo-echt.

Ferrari 410 Superamérica
Nos extremos da grelha temos 2 faróis auxiliares. Vidro texturado e simulação de lâmpada.
Ferrari 410 Superamérica
Sobre o bico da frente está situado o logo Ferrari.

Ferrari 410 Superamérica
No capot temos a entrada de ar de admissão do motor.
Esta entrada de ar tem um design particular com um friso em alumínio em toda a sua extensão.

Ferrari 410 Superamérica
A grelha de entrada de ar está aberta na carroçaria e é em alumínio.
Ferrari 410 Superamerica
Passando a detalhar os interiores, mais algumas surpresas.
O forro da porta está extremamente realista, tem o descanso do braço,
 o puxador da porta e o, puxador do elevador do vidro. 
Ferrari 410 Superamerica
Aqui temos a alavanca do travão de mão, do lado direito, e do lado esquerdo o suporte do tablier.
Ferrari 410 Superamerica
Os pedais estão bem definidos com um corte perfeito. As dimensões são as ideais.
Ferrari 410 Superamerica
O volante está bem dimensionado, embora algo artificial.
O símbolo central está perfeito e o contorno em castanho
simula a madeira.
Ferrari 410 Superamerica
Na consola central está situada a alavanca das mudanças.
Bem dimensionada com uma simulação do fole.
Ferrari 410 Superamerica
Os bancos tem a dimensão indicada e o corte está excepcional.
De lado tem o mecanismo de rebatimento dos mesmos em cromado, muito bem detalhado.
Ferrari 410 Superamerica
A parte traseira não é mais que um pequeno porta bagagens.
Está forrado em veludo, e tem como pormenores 2 fitas de retenção, perfuradas
com as fivelas de cor de alumínio.
Ferrari 410 Superamerica
O Quadro de instrumentos está perfeitamente composto, todos os manómetros estão detalhados,
Na consola central temos alguns interruptores e ao centro a simulação do canhão de chave.
Ferrari 410 Superamerica
Sobre o tablier, junto ao para-brisas temos o espelho retrovisor, algo artificial
mas não foi esquecido no detalhamento interior.
Ferrari 410 Superamerica
Do lado direito temos o auto-radio, que nestes modelos eram opção, e está aqui retratado.
Sobre o auto-radio está o porta-luvas detalhado com o canhão de chave em alumínio.
Ferrari 410 Superamerica
Numa perspectiva geral o interior deste 410 está maravilhoso.
Ferrari 410 Superamerica
Na consola central, junto a alavanca de velocidades está o cinzeiro.
Na parte mais atrás, temos diversos interruptores com um realismo impressionante.
Ferrari 410 Superamerica
No exterior, os limpa para-brisas dianteiros são em alumínio, e estão bem dimensionados.
Ferrari 410 Superamerica
O motor deste 410 Superamérica acompanha a qualidade de detalhe do restante modelo.
Ferrari 410 Superamerica
O interior do capot com simulação de tela insonorizante.
E simulação das travessas de reforço.
Ferrari 410 Superamerica
Na perspectiva geral o motor está detalhado com tudo o que praticamente a escala
permite.
Ferrari 410 Superamerica
Debaixo do corpo do filtro de ar, podemos ver a base dos carburadores e o tubo de alimentação de
combustível que alimenta todos os carburadores.
Ferrari 410 Superamerica
O radiador do líquido de arrefecimento  está perfeitamente detalhado, quer os carteres,
quer a parte do ninho. A entrada do radiador está situada a caixa de agua com o termostato.
Que tampouco foi esquecido.
Ferrari 410 Superamerica
O tampão de desgaseificação do radiador é em alumínio.
Ferrari 410 Superamerica
Do Lado direito do habitáculo do motor está cravada a chapa de identificação
do motor, em alumínio.
Em todo o habitáculo do motor, no envolvente, podemos reparar nas cabeças dos rebites que proporcionam
um enorme realismo ao motor.
Ferrari 410 Superamerica
Como seria de esperar, as tampas das válvulas tem gravadas o logo "Ferrari", e ao lado o tampão do óleo
em cromado.
Ferrari 410 Superamerica
Do lado direito, junto ao corta-fogo do habitáculo está situada a bateria.
Na bateria como podemos ver é extremamente realista, onde inclusive podemos apreciar as porcas
de aperto e fixação da mesma.
Ferrari 410 Superamerica
No topo de cada cabeça, junto a distribuição estão situadas as bombas
de gasolina, são uma de cada lado. Juntamente podemos ver os tubos amarelos
de alimentação de combustível.
Ferrari 410 Superamerica
Do lado esquerdo do motor  está situado o tubo de ar para o interior do habitáculo.
Ferrari 410 Superamerica
Ao fundo na parte traseira do motor, quase imperceptível,
estão situados os 2 distribudores.
Ferrari 410 Superamerica
A cablagem de ignição está perfeitamente dimensionada, e com uma passagem correcta.
Ferrari 410 Superamerica
A entrada de ar do motor onde se encontra o filtro de ar, tem um detalhamento sublime
como se pode ver na imagem. Uma grelha homogénea, e uma dimensão óptima.
Simplesmente tudo no lugar certo.
Ferrari 410 Superamerica
A carroçaria bicolor, em cinzento alumínio e tejadilho preto.
Ferrari 410 Superamerica
Ferrari 410 Superamerica
A parte inferior deste Elite não está nada mal conseguida.
Ferrari 410 Superamerica
Na zona do motor podemos ver o carter, e alguns elementos
tais como tubagens e a ventoinha do moto-ventilador.
Ferrari 410 Superamerica
Ao centro, de cada lado temos 2 panelas de escape
e a transmissão que liga a caixa de velocidades ao diferencial traseiro.
Ferrari 410 Superamerica
Na parte traseira temos o diferencial.
As molas de suspensão laminares e as saídas de escape.
Neste caso as fases finais do escape são pouco realistas.



Termina aqui a apresentação deste Ferrari 410 Superamerica Hot Wheels Elite,
uma verdadeira obra prima, no geral o detalhamento deste modelo está fabuloso, quer interior como exterior.

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