Para comemorar o seu primeiro grande sucesso no prestigiado 1948 Mille Miglia, Ferrari modificou o seu bem-sucedido 166 S e fez uma série de carros chamada de 166 MM.
Enzo pediu a prestigiada Touring para dar corpo a sua mais recente série de carros desportivos. Após Felice Bianchi, que tinha iniciado o projeto, ter falecido. O seu filho Carlo Bianchi ficou destinado a termina-lo juntamente com Frederico Formenti. Eles apresentaram um modelo a escala 1:10 o qual foi aprovado por Enzo Ferrari para dar inicio a sua produção.
A carroçaria deste MM foi criada por Touring, utilizando a sua técnica patenteada "Superleggera" que consistia em aplicar painéis de alumínio a uma estrutura tubular "chassi" que assim a tornava mais resistente e leve.
O Ferrari 166MM foi apresentado em 1948 no "Turin Motor Show" e foram produzidas 33 unidades e foi produzido até 1953 com imenso sucesso até serem superados por motores Lampredi. O 166 MM evoluiu para 195S e rapidamente passou para o 212 Export.
Motor Colombo V12 de 24Valvulas, 2 por cilindro e sistema SOHC de 1995cc com 103Kw (140hp) as 6600rpm alimentado por 3 carburadores Weber 32DCF com caixa de 5 velocidades, atingia uma velocidade máxima de 220Km/h e tinha 650kg de peso.
Modelo apresentado Hot Wheels Elite,
Limited 1 de 10000, vermelho.
Ferrari 166 MM |
Ferrari 166 MM |
Ferrari 166 MM |
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Ferrari 166 MM |
Ferrari 166 MM No perfil direito podemos ver a perfeição do corte lateral que simula o friso, com inicio na frente e termo na traseira. O corte e a centragem das portas estão perfeitas. |
Ferrari 166 MM Jantes Multi-raios em plástico, com porca central tipo Rudge. A cava da roda está perfeitamente enquadrada no pneu. |
Ferrari 166 MM Pormenor das jantes multi-raios. Os pneus são em plástico perdendo alguma qualidade, são demasiado artificiais. |
Ferrari 166 MM A ilharga traseira arredondada com o termo do friso. |
Ferrari 166 MM O conjunto da traseira. |
Ferrari 166 MM No conjunto da traseira temos bastantes detalhes que passo a demonstrar seguidamente. |
Ferrari 166 MM Na parte inferior temos as 2 ponteiras de escape simples em alumínio. |
Ferrari 166 MM No centro da bagageira temos o local da matrícula com um friso em alumínio cromado. De cada lado os farolins de posição e travagem perfeitamente dimensionados sobre um suporte cromado. |
Ferrari 166 MM Na parte superior temos o puxador de abertura da bagageira e o logo Ferrari em alumínio e o logo Superleggera por debaixo. |
Ferrari 166 MM O depósito de combustível a esquerda e o respectivo tampão cromado. |
Ferrari 166 MM Do lado esquerdo a porta de acesso ao acompanhante, |
Ferrari 166 MM Passando a detalhar a parte dianteira deste 166 MM. |
Ferrari 166 MM Uma entrada de ar central para a alimentação do motor. |
Ferrari 166 MM As entradas de ar vistas de outra perspectiva. |
Ferrari 166 MM A cada lado do capot do motor estão as legendas Superleggera em alumínio extremamente bem definidas. |
Ferrari 166 MM A frente engloba uma grelha de grandes dimensões 2 faróis e um farol auxiliar ao centro. |
Ferrari 166 MM Grelha de grandes dimensões para arrefecimento do radiador do líquido refrigerante. Na envolvente da grelha temos um friso cromado em alumínio. |
Ferrari 166 MM Os faróis dianteiros estão bastante bem detalhados, sendo que o centro do farol no seu interior é algo artificial. |
Ferrari 166 MM A frente tem um corte característico arredondado. Este corte proporcionava características aerodinâmicas a este 166 MM, além de algum glamour e design. |
Ferrari 166 MM O farol adicional dianteiro de dimensões idênticas aos restantes. Bem detalhado mas algo inestético no modelo. O vidro, tal como os outros faróis, tem o espelhado detalhado. |
Ferrari 166 MM Este modelo já incluía 2 pequenos para-brisas, muito bem detalhados neste Elite, sendo que as próprias bases dos vidros são em alumínio, na íntegra. |
Ferrari 166 MM Passando aos interiores, nem tudo é surpreendente mas é bastante interessante. |
Ferrari 166 MM Os forros das portas, não estão praticamente detalhados, passando só a ter uns pequenos realces. |
Ferrari 166 MM O piso está totalmente forrado em veludo creme, com um acabamento bastante interessante. A alavanca das mudanças é bastante realista, imitando o próprio fole. |
Ferrari 166 MM Do lado direito, os pedais foram colocados por favor, sem um mínimo detalhe. Merecia melhor. |
Ferrari 166 MM Os bancos, tipo baquet, são bastante realistas e estão muito bem moldados. A parte traseira dos bancos, também está forrada a veludo creme. |
Ferrari 166 MM Sobre o painel de bordo o pequeno detalhe do espelho retrovisor bem dimensionado. |
Ferrari 166 MM O volante de 3 raios está bem dimensionado. Podemos notar a diferença da simulação entre o interior em metal e o exterior em madeira. Embora imitação está bem conseguido. |
Ferrari 166 MM Vista geral do quadro de bordo. Os manómetros estão perfeitamente detalhados. No velocímetro inclusive podemos apreciar a marca Jaeger e o logo Ferrari. |
Ferrari 166 MM A abertura do capot do motor é frontal, sendo que este motor guarda algumas surpresas bastante interessantes. |
Ferrari 166 MM No seu conjunto chama-nos logo a atenção os grandes filtros de ar ao centro. O interior do capot, tal como o da bagageira em cinzento. |
Ferrari 166 MM Em ambas tampas das válvulas temos o logo Ferrari. |
Ferrari 166 MM Do lado direito, para além de poder-mos ver os recortes para a saída de calor do motor, temos a placa de modelo em alumínio. |
Ferrari 166 MM Junto ao corta-fogo do habitáculo está uma unidade com a designação gravada embora não tenho a certeza qual a sua representação. |
Ferrari 166 MM Do lado esquerdo junto ao corta-fogo do habitáculo está a caixa de relés, todos eles com indicações e etiquetas. Inclusive podemos ver os terminais de ligação a placa. |
Ferrari 166 MM Do lado esquerdo junto ao dissipador de calor, está o depósito de liquido refrigerante com o tampão cromado. |
Ferrari 166 MM Na parte traseira do motor estão posicionados os 2 distribuidores e uma simulação bastante má do que seriam as cablagens de ignição. |
Ferrari 166 MM Sobre o motor, os 3 corpos de filtros de ar extremamente realistas que tem ligação directa aos carburadores Weber 32 DCF. As redes dos corpos dos filtros são em alumínio. |
Ferrari 166 MM A parte inferior deste 166 MM também é bastante interessante. Podemos apreciar na totalidade a base do chassi tubular em alumínio. |
Ferrari 166 MM Por debaixo na parte mais a frente está detalhado o radiador do liquido de arrefecimento. |
Ferrari 166 MM Na zona do motor podemos ver o cárter do motor e da caixa de velocidades. Também as saídas dos escapes e as respectivas panelas de escape, uma de cada lado do chassi. |
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