A já esperada evolução do Dino 246 GT, fez a sua aparição pública no Salão Automóvel de París em 1975. A Carroçaria, desenhada por Pininfarina tinha um perfil em cunha, com uma grelha rectangular de alumínio de grandes dimensões situada debaixo de um finíssimo para-choques em preto satinado que compunha a dianteira em toda a sua largura. No entanto existiam inúmeros elementos chave do design que tinham sido tomados do Dino 246 GT os quais podíamos apreciar na sua carroçaria. Entre os quais podiamos destacar os canais de entrada de ar do motor moldados nas portas e ilhargas traseiras, os farolins traseiros circulares duplos e o vidro traseiro vertical e côncavo, delimitado por 2 contrafortes laterais com forma de vela. A essência deste 308 GTB, tinha como base a modernização do Dino, com suficientes traços para assegurar a sua continuidade. Assim a Ferrari conseguiu ganhar o reconhecimento da imprensa e dos seus clientes.
Este 308 GTB tinha uma particularidade que não era perceptível imediatamente. Toda a carroçaria deste 308 GTB era feita em fibra de vidro, a excepção do capot dianteiro que era de alumínio. Foi o primeiro modelo de estrada da Ferrari a incorporar a fibra de vidro e tal como foi o primeiro, foi o último modelo de produção a ser produzido com a carroçaria em fibra de vidro. De qualquer modo este tipo de material ainda hoje se utiliza em painéis individuais, especialmente em embaladeiras e spoiler´s dianteiros e traseiros assim como para as frentes.
Ainda que os standars de qualidade eram muito elevados, a partir de 1976 voltou a seu utilizada a construção tradicional de aço e alumínio em modelos do mercado EUA e a meados de 1977 para os modelos de mercado europeu. A forma mais simples de identificar uma carroçaria de fibra neste 308 GTB é certificar-se que não existem pontos entre o pilar dianteiro e o painel do tecto. Se existirem então a carroçaria é de fibra. Os modelos do mercado EUA podem ser reconhecidos pelos seus para-choques mais pesados e pelas luzes rectangulares nos guarda-lamas dianteiros.
Ferrari 308 GTB, Euro Market |
Ferrari 308 GTB, Spoiler dianteiro "acessório" |
Ferrari 308 GTB, Bagageira posterior. |
Motor V8, com o bloco em alumínio de 2.926cc e 4 válvulas por cilindro, montado transversalmente na zona central. Com uma configuração em V de 90º, e sistema DOHC "árvore de cames dupla por cada bancada", accionadas por correia de distribuição. A caixa de velocidades de 5 velocidades + Marcha atrás.
A alimentação de ar ficava a cargo de 4 carburadores duplos Weber 40 DCNF, montados no centro do V.
As especificações dos motores tinham diferenças consoante o mercado. O mercado Europeu, por exemplo mantinha carteres de óleo secos e os mercados Australiano e Japonês mantinha os carteres humedos.
Quanto a potência os motores para mercado Europeu tinham 255cv de potência e os de mercado americano 240cv uma vez que estes incorporavam um sistema para controlo de emissões de CO.
Como opcionais existiam um escape desportivo e pistons de alta performance conjuntamente com árvores de cames mais cruzadas.
Vencedor de vários Rallyes nacionais de Italia, nas mãos de pilotos privados, também teve êxito em provas internacionais com a equipa "Pozzi Ferrari France". Venceu várias provas consecutivas no Tour de France Auto de 1981 e 1982 e na Targa Florio de 1981.
Ferrari 308 GTB "Pozzi Ferrari France" |
Modelo apresentado
Ferrari 308 GTB, Hot Wheels Elite, cor vermelho.
Edição limitada 5000 un.
Ferrari 308 GTB |
Ferrari 308 GTB |
Ferrari 308 GTB Jante de 5 raios bem dimensionada. O logo do centro da jante está perfeitamente perceptível. A jante até tem o detalhe da válvula de enchimento do pneu. |
Ferrari 308 GTB Esta versão, e a versão dos EUA, uma vez que temos o farolim rectangular no guarda-lama dianteiro. |
Ferrari 308 GTB Na parte inferior da ilharga o logo "Pininfarina" em photo-echt. |
Ferrari 308 GTB A traseira deste GTB acompanha o resto do modelo tendo uma qualidade deslumbrante. Passemos aos detalhes. |
Ferrari 308 GTB No topo do guarda-lama traseiro direito temos a antena do radio. |
Ferrari 308 GTB Na traseira os farolins circulares duplos. |
Ferrari 308 GTB Do lado esquerdo o "Cavallino Rampante" em Photo Echt de alumínio. |
Ferrari 308 GTB Pela parte inferior da traseira podemos apreciar a panela de escape final com as respectivas ponteiras de escape, 2 para cada bancada de cilindros. |
Ferrari 308 GTB O capot do motor está deslumbrante. Uma pintura perfeitamente lisa. O logo Ferrari em photo Echt, e o contraste preto das grelhas fica perfeito. |
Ferrari 308 GTB Desta perspectiva temos uma melhor percepção do contraste vermelho/preto do capot motor. Ao fundo, temos o vidro traseiro vertical e côncavo. |
Ferrari 308 GTB A frente deste 308 tal como a traseira está fabulosa, nunca será demais dizer que este é provavelmente um do modelos mais bonitos que a Hot Wheels produziu, na minha óptica. |
Ferrari 308 GTB Grelha cromada em toda a largura da frente. O para-choques, tal como o traseiro acompanha toda a largura do modelo. |
Ferrari 308 GTB Mais uma pequena surpresa neste Elite. Faróis funcionais e para além de funcionais estão perfeitos. |
Ferrari 308 GTB Os vidros dos faróis são trabalhados tal qual os do modelo 1:1 realçando o seu realismo. |
Ferrari 308 GTB Um pouco mais acima as escovas limpa-vidros em alumínio no tamanho ideal. O vidro para-brisas tem a faixa de protecção solar na parte superior. |
Ferrari 308 GTB Na traseira do tejadilho, temos o alerón em preto satinado, que vai de um lado ao outro do capot do motor. |
Ferrari 308 GTB Abrindo as portas as surpresas continuam. O forro da porta está bastante completo, como detalhe temos a parte inferior do forro numa textura diferente, simulando alcatifa. |
Ferrari 308 GTB O patim de entrada da porta em alumínio, mas sem qualquer referência a marca ou ao modelo. |
Ferrari 308 GTB A consola central, está completíssima, a não ser o exagero da alavanca das mudanças. Os bancos tem um corte como os originais muito bem detalhados. |
Ferrari 308 GTB Deste ângulo temos outra imagem dos bancos e dos cintos em tecido. |
Ferrari 308 GTB Abrindo o capot dianteito, temos o pneu suplente, idêntico aos instalados no modelo. Temos ao fundo o depósito de agua do lava-vidros. |
Ferrari 308 GTB O interior do capot traseiro, na zona das grelhas exteriores, temos umas grelhas em alumínio. Todo o interior do capot é preto satinado. |
Ferrari 308 GTB O motor, embora algo escondido, te bastantes detalhes interessantes, alguns bem difíceis de apreciar. Temos a bagageira traseira, no modelo tem o fecho aberto. |
Ferrari 308 GTB Do lado direito no guarda-lama, temos a etiqueta modelo e a placa do chassi em alumínio. |
Ferrari 308 GTB |
Ferrari 308 GTB |
Termina aqui a apresentação deste modelo, na minha opinião uma pequena obra de arte. No geral está muito bem conseguido e foi muito bem desenhado. Carroçaria muito perfeita sem falhas no molde, pintura homogénea. O interior acompanha a qualidade exterior e os faróis funcionais são certamente a cereja em cima do bolo deste 308 GTB.
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