segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ferrari 308 GTB (1975)








A já esperada evolução do Dino 246 GT, fez a sua aparição pública no Salão Automóvel de París em 1975. A Carroçaria, desenhada por Pininfarina tinha um perfil em cunha, com uma grelha rectangular de alumínio de grandes dimensões situada debaixo de um finíssimo para-choques em preto satinado que compunha a dianteira em toda a sua largura. No entanto existiam inúmeros elementos chave do design que tinham sido tomados do Dino 246 GT os quais podíamos apreciar na sua carroçaria. Entre os quais podiamos destacar os canais de entrada de ar do motor moldados nas portas e ilhargas traseiras, os farolins traseiros circulares duplos e o vidro traseiro vertical e côncavo, delimitado por 2 contrafortes laterais com forma de vela. A essência deste 308 GTB, tinha como base a modernização do Dino, com suficientes traços para assegurar a sua continuidade. Assim a Ferrari conseguiu ganhar o reconhecimento da imprensa e dos seus clientes.

Este 308 GTB tinha uma particularidade que não era perceptível imediatamente. Toda a carroçaria deste 308 GTB era feita em fibra de vidro, a excepção do capot dianteiro que era de alumínio. Foi o primeiro modelo de estrada da Ferrari a incorporar a fibra de vidro e tal como foi o primeiro, foi o último modelo de produção a ser produzido com a carroçaria em fibra de vidro. De qualquer modo este tipo de material ainda hoje se utiliza em painéis individuais, especialmente em embaladeiras e spoiler´s dianteiros e traseiros assim como para as frentes.


Ainda que os standars de qualidade eram muito elevados, a partir de 1976 voltou a seu utilizada a construção tradicional de aço e alumínio em modelos do mercado  EUA e a meados de 1977 para os modelos de mercado europeu. A forma mais simples de identificar uma carroçaria de fibra neste 308 GTB é certificar-se que não existem pontos entre o pilar dianteiro e o painel do tecto. Se existirem então a carroçaria é de fibra. Os modelos do mercado EUA podem ser reconhecidos pelos seus para-choques mais pesados e pelas luzes rectangulares nos guarda-lamas dianteiros.

Ferrari 308 GTB, Euro Market
Durante 1977, começou a estar disponível um spoiler dianteiro maior feito em fibra de vidro.
Ferrari 308 GTB, Spoiler dianteiro "acessório"
Tal como na série Dino, existia um compartimento para bagagem na parte posterior do modelo, detrás do motor. No 308 GTB era necessário levantar por completo o capot do motor e dava acesso a um porta-bagagens com um fecho na parte superior, tal como na imagem.

Ferrari 308 GTB, Bagageira posterior.
O 308 GTB que era vendido nos mercados Europeus tinha chassi tubular com código F106 AB100, sistema de travagem de discos, suspensão independente, molas e amortecedores hidráulicos nas 4 rodas com barras estabilizadores em ambos os eixos. Estavam disponíveis, tanto com volante a esquerda ou a direita. A produção deste modelo manteve-se desde 1975 até 1980. Neste período foram fabricados 2.897 unidades.

Motor V8, com o bloco em alumínio de 2.926cc e 4 válvulas por cilindro, montado transversalmente na zona central. Com uma configuração em V de 90º, e sistema DOHC "árvore de cames dupla por cada bancada", accionadas por correia de distribuição. A caixa de velocidades de 5 velocidades + Marcha atrás.
A alimentação de ar ficava a cargo de 4 carburadores duplos Weber 40 DCNF, montados no centro do V.
As especificações dos motores tinham diferenças consoante o mercado. O mercado Europeu, por exemplo mantinha carteres de óleo secos e os mercados Australiano e Japonês mantinha os carteres humedos.
Quanto a potência os motores para mercado Europeu tinham 255cv de potência e os de mercado americano 240cv uma vez que estes incorporavam um sistema para controlo de emissões de CO.
Como opcionais existiam um escape desportivo e pistons de alta performance conjuntamente com árvores de cames mais cruzadas.

O 308 GTB foi desenvolvido, para a versão rallye, pelo preparador Michelotto, de Padua.
Vencedor de vários Rallyes nacionais de Italia, nas mãos de pilotos privados, também teve êxito em provas internacionais com a equipa "Pozzi Ferrari France". Venceu várias provas consecutivas no Tour de France Auto de 1981 e 1982 e na Targa Florio de 1981.

Ferrari 308 GTB "Pozzi Ferrari France"

Modelo apresentado
Ferrari 308 GTB, Hot Wheels Elite, cor vermelho.
Edição limitada 5000 un.

Ferrari 308 GTB
Ferrari 308 GTB
Ferrari 308 GTB
Jante de 5 raios bem dimensionada. O logo do centro da jante está perfeitamente perceptível.
A jante até tem o detalhe da válvula de enchimento do pneu.
Ferrari 308 GTB
Esta versão, e a versão dos EUA, uma vez que temos o farolim rectangular no guarda-lama dianteiro.
Ferrari 308 GTB
Na lateral podemos apreciar a perfeição da entrada de ar que acompanha a porta e a ilharga traseira.
A o canhão da fechadura é em alumínio.
Como ponto negativo temos o manípulo de abertura da porta "o elemento ao alto no topo da porta" está algo majorado em relação a escala. Poderia ser mais perfeito.
O vidro aberto até meio dá um ar muito realista ao modelo.
Ferrari 308 GTB
Aqui podemos apreciar uma perspectiva diferente da entrada de ar lateral.
Ao meio da porta. e contornando toda a lateral temos o friso preto perfeitamente definido.
Os enquadramentos dos vidros laterais estão perfeitos, inclusive o pequeno friso de escoamento de agua na parte superior dos vidros.
Ferrari 308 GTB
Na parte inferior da ilharga o logo "Pininfarina" em photo-echt.
Ferrari 308 GTB
A traseira deste GTB acompanha o resto do modelo tendo uma qualidade deslumbrante.
Passemos aos detalhes.

Ferrari 308 GTB
No topo do guarda-lama traseiro direito temos a antena do radio.
Ferrari 308 GTB
Na traseira os farolins circulares duplos.
Ferrari 308 GTB
Farolins traseiros diferenciados entre o intermitente a presença e a marcha atrás.
Legenda 308 em Photo Echt tal qual como a legenda "Quatrovalvole" referente as 4 válvulas por cilindro, o que neste modelo é um erro.
O motor "Quattrovalvole" só saiu em 1982 após uma revolução contra as emissões de CO, foram obrigados a adaptar os motores com sistemas de injecção e catalisadores o que fez com que estes V8 perdessem bastante rendimento.
Como solução ao problema a Ferrari alterou as cabeças de motor que passaram a dispor de 4 válvulas por cilindro em vez de 2. Dai o termo "Quattrovalvole" que neste modelo de 1975 está totalmente errado!! 
Ferrari 308 GTB
Do lado esquerdo o "Cavallino Rampante" em Photo Echt de alumínio.
Ferrari 308 GTB
Pela parte inferior da traseira podemos apreciar a panela de escape final com as respectivas ponteiras de escape, 2 para cada bancada de cilindros.
Ferrari 308 GTB
Em todo o seu comprimento acompanha o para-choques em preto satinado.
Um pormenor muito interessante, são as luzes de iluminação da matrícula que se situam ao centro, sob o motor do capot.
Ferrari 308 GTB
O capot do motor está deslumbrante. Uma pintura perfeitamente lisa.
O logo Ferrari em photo Echt, e o contraste preto das grelhas fica perfeito.
Ferrari 308 GTB
Desta perspectiva temos uma melhor percepção do contraste vermelho/preto do capot motor.
Ao fundo, temos o vidro traseiro vertical e côncavo.
Ferrari 308 GTB
A frente deste 308 tal como a traseira está fabulosa, nunca será demais dizer que este é provavelmente um do modelos mais bonitos que a Hot Wheels produziu, na minha óptica.
Ferrari 308 GTB
Grelha cromada em toda a largura da frente. O para-choques, tal como o traseiro acompanha toda a largura do modelo.
Ferrari 308 GTB
Nos cantos do para-choques dianteiros temos os intermitentes e as luzes de presença extremamente bem posicionadas e detalhadas.
Abaixo temos as luzes de nevoeiro com a dimensão correcta.
Ferrari 308 GTB
Mais uma pequena surpresa neste Elite. Faróis funcionais e para além de funcionais estão perfeitos.
Ferrari 308 GTB
Os vidros dos faróis são trabalhados tal qual os do modelo 1:1 realçando o seu realismo.
Ferrari 308 GTB
Ainda falando dos faróis retracteis, estes movimentam-se ao mesmo tempo através dum pequeno botão na parte inferior do modelo.
As grelhas do capot poderiam ter sido recortadas no molde da carroçaria o que melhoraria ainda mais o produto final, uma vez que estão só moldadas.  
Ferrari 308 GTB
Um pouco mais acima as escovas limpa-vidros em alumínio no tamanho ideal.
O vidro para-brisas tem a faixa de protecção solar na parte superior.
Ferrari 308 GTB
Na traseira do tejadilho, temos o alerón em preto satinado, que vai de um lado ao outro do capot do motor.
Ferrari 308 GTB
Abrindo as portas as surpresas continuam.
O forro da porta está bastante completo, como detalhe temos a parte inferior do forro numa textura diferente, simulando alcatifa. 
Ferrari 308 GTB
O patim de entrada da porta em alumínio, mas sem qualquer referência a marca ou ao modelo.
Ferrari 308 GTB
O interior está bastante bem, alguns erros e falhas mas no geral muito bom.
O volante está excelente. A simulação das protecções de borracha dos tapetes está demasiado elevada não se percebendo ao certo qual a finalidade, protecção ou tapete?.
A manete dos piscas está bem colocada no entanto a manete das mudanças está algo exagerada no tamanho.
Ferrari 308 GTB
O resto do tablier está perfeito, os cortes estão muito bem feitos. O piso deste 308 já não é "floc" sendo que a Hot Wheels tem optado por colocar uma tinta texturada,  no meu ponto de vista com um acabamento bastante mais atractivo e perfeito, sendo que a textura consegue ser mais reduzida que o antigo "floc"

Ferrari 308 GTB
A consola central, está completíssima, a não ser o exagero da alavanca das mudanças.
Os bancos tem um corte como os originais muito bem detalhados.
Ferrari 308 GTB
Deste ângulo temos outra imagem dos bancos e dos cintos em tecido.
Ferrari 308 GTB
Abrindo o capot dianteito, temos o pneu suplente, idêntico aos instalados no modelo.
Temos ao fundo o depósito de agua do lava-vidros.
Ferrari 308 GTB
O interior do capot traseiro, na zona das grelhas exteriores, temos umas grelhas em alumínio.
Todo o interior do capot é preto satinado.
Ferrari 308 GTB
O motor, embora algo escondido, te bastantes detalhes interessantes, alguns bem difíceis de apreciar.
Temos a bagageira traseira, no modelo tem o fecho aberto.
Ferrari 308 GTB
No colector de admissao "elemento vermelho" tem a legenda "Quatrovalvole". O tubo de admissão ondulado com 2 abraçadeiras em alumínio simulando as reais.
Do lado direito temos a caixa do filtro de ar com o logotipo "Ferrari". Do lado esquerdo, em preto com o tampão prateado temos o depósito de desgaseificação, ou seja da agua do motor, com a etiqueta de segurança.
Temos também alguns cabos na envolvente do motor.
Ferrari 308 GTB
Do lado direito no guarda-lama, temos a etiqueta modelo e a placa do chassi em alumínio.
Ferrari 308 GTB

Ferrari 308 GTB

Termina aqui a apresentação deste modelo, na minha opinião uma pequena obra de arte. No geral está muito bem conseguido e foi muito bem desenhado. Carroçaria muito perfeita sem falhas no molde, pintura homogénea. O interior acompanha a qualidade exterior e os faróis funcionais são certamente a cereja em cima do bolo deste 308 GTB.

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