quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bertone


A Bertone teve certamente um papel preponderante na evolução directa da Ferrari com a criação de algumas das suas carroçarias, como tal, faz parte da história da Ferrari pelo que decidi optar por fazer a apresentação da marca e de um pouco da história  da empresa de produção de carroçarias Bertone.


CARROZZERIA BERTONE , o grupo BERTONE , está optimizado para a construção de veículos de nicho pela sua flexibilidade operacional excepcional. Aqui, formas futuristas se tornam realidade; itens para uso na vida quotidiana e veículos inovadores de alta qualidade.

A fábrica em Turim abrange uma área total de 310.000 m² e tem um potencial de fabrico de 70 mil veículos por ano. Carrozzeria Bertone faz a engenharia do produto e o processo para todos os seus produtos e controla todo o ciclo de fabricação.

O nível de automatização é determinada pelo tipo de produto e volume.
Um cuidadoso equilíbrio entre as operações manuais e robotizadas permite atingir níveis de refinamento estético que seria impensável em uma situação de produção em massa. A nova linha de tintas à base de água , a organização de linhas de montagem e  de acabamento, testes estáticos e dinâmicos e os procedimentos de controle final , a garantia de que todos os produtos finais atendem padrões extremamente elevados . Os materiais são obtidos utilizando um sistema de gestão de abastecimento de materiais directos e o processo em si é integrado com o adoptado pelo cliente.


Bertone foi fundada em Novembro de 1912, quando Giovanni Bertone, então com 28 anos , abriu uma oficina especializada na construção e reparação de carruagens puxadas por cavalos . Ele começou com três funcionários .

No início do século 20 os carros eram uma raridade de Turim. O tráfego nas estradas unicamente tinha carruagens, e as construídas pela Bertone destacaram-se imediatamente pelo seu cuidado artesanal , robustez e alta qualidade. Os especialistas reconheciam o som de um Bertone passando nas ruas de paralelepípedo .

Em 1914 nasceu, Giuseppe , o segundo filho na família Bertone. Ficou apelidado de Nuccio , apelido que o iria acompanhar para o resto da sua vida, e tornar-se sinonimo do estilo italiano em todo o mundo .
Mas a alegria no nascimento de Nuccio foi ofuscada pela eclosão da Primeira Guerra Mundial, que soletrou tempos difíceis para Giovanni Bertone, que foi forçado a fechar a fábrica.

A esq. Giovanni Bertone,
a Dta. o Filho Giuseppe Bertone "Nuccio"

O fim da guerra , no entanto, assinalou um ponto de viragem para a Bertone : a empresa ampliou e concentrou suas atenções nos motores.
Os novos escritórios no nº 119 de Monginevro, inaugurado em 1920, com 20 funcionários. Um ano depois, o primeiro projecto importante chegou : a construção de um torpedo numa base SPA 23S , imediatamente seguido por um Fiat 501 Sport Siluro Corsa, o primeiro de uma longa lista de carros desportivos de alto desempenho , que viria a representar o nome Bertone nos próximos anos.

SPA 23S Carroçaria Bertone 

Fiat 501 Sport Siluro Corsa - Carroçaria Bertone

20´s
Durante os anos 20 a Bertone tinha parcerias com quase todos os fabricantes de automóveis. Turim passou a ser o coração da indústria automóvel e Giovanni Bertone começou a fazer carrocerias em Rápida, Chiribiri , Aurea , SCAT e chassis Diatto . As parcerias mais importantes, no entanto, os dois maiores fabricantes eram a Fiat e Lancia .

Vincenzo Lancia percebeu de imediato que Giovanni Bertone era um artesão hábil com um grande futuro pela frente. Apelidando-o ' Bertunot ' , pediu a Bertone para criar carroçarias completas, acima de tudo, para as séries limitadas que as empresas não conseguiam produzir. Esta foi a primeira oportunidade de Bertone para realizar a produção limitada de automóveis especiais em bases mecânicas normais , e marcou o início de uma grande carreira.

E enquanto estes eram grandes anos para o próprio Bertone , eles também foram anos fundamentais do ponto de vista de estilo : formas do corpo do automóvel foram evoluindo lentamente , perdendo as formas angulares dos modelos anteriores , as "asas" começam a ser unidas a carroçaria.
Giovanni Bertone modelos de exposição para Fiat e Lancia , e também para a Itala , Diatto e SPA . E, claro, ele também trabalhou em comissões para clientes privados ávidos por exclusividade. Juntamente com os modelos desportivos como o Ansaldo 6BS, Giovanni Bertone também concebeu carros de luxo como o Fiat 505 limousine e o Itala 51S , ambos em 1924 , e o Lancia Lambda VIII Series em 1928.

Ansaldo 6BS - 1928. Carroçaria -Bertone
Lancia Lambda - 1928. Carroçaria Bertone

30´s
Apesar do facto de que a grande depressão de 1929 levou a queda de muitas marcas em Turim, a gestão perspicaz de Giovanni Bertone fez com que a sua empresa fosse capaz de continuar a criar automóveis com grande apelo. Em 1932 , por exemplo, ele projectou o imponente e elegante Lancia Artena . Mas a notícia mais importante para a Carrozzeria veio no ano seguinte. 1933 o jovem Nuccio , então com 19 anos , começou oficialmente a trabalhar na empresa.

Lancia Artena - 1932. Carroçaria Bertone
No entretanto Bertone começou também a trabalhar em veículos comerciais, e como o negócio cresceu, novas instalações foram necessárias. A empresa mudou-se para o nº225 em Corso Peschiera . Havia agora 50 pessoas na equipe.

Em 1934 Bertone criou o extraordinário Fiat 527S Ardita 2500, que foi um verdadeiro ponto de viragem no design automóvel. Alguns novos detalhes incríveis, como os faróis dianteiros impressionantes com carenagem ao longo do capot.

Fiat 2500 Ardita - 1934. Carroçaria Bertone. 

 O Ardita sinalizou o início de um novo estilo, que estava destinado a descolar no final da década, com modelos Fiat e Lancia que foram surpreendentes para a época, verdadeiros modelos futuristas. Exemplos foram 0 Fiat 1500 Aerodinâmica , o digno e opulento Lancia Aprilia Cabriolet e os novos Fiat Torpedo 1500. Com características de construção que nunca tinham sido vistas antes tal como a capota dobrável que dobrava inteiramente dentro do automóvel.
Com suas inovações ousadas e criações elegantes , Bertone estava começando a criar o seu próprio nome.

Lancia Aprilia - 1937. Carroçaria Bertone.

40´s
Com a eclosão da II Guerra Mundial, o mercado de automóveis sofreu uma desaceleração drástica. Quase todos os fabricantes de carroçarias, incluindo Bertone , reagiu à crise recorrendo a veículos militares de vários tipos (como a ambulância Bertone em Lancia Artena base) .

Lancia Artena Ambulance - 1940. Carroçaria Bertone.

Mas os tempos eram difíceis e a escassez de trabalho foi agravada pela falta de matérias primas e mão de obra , o que significava que era difícil de cumprir as ordens do exército. Mas, mesmo com todos os problemas, a produção não cessou em Peschiera, com os luxuosos Lancia Aprilia e o único, extremamente elegante Fiat 2800 cabriolet, o único de seu tipo, construído para piloto e jornalista de automobilismo Giovanni Lurani Cernuschi .

Fiat 2800 Cabriolet - 1947. Carroçaria Bertone.

Após a guerra, com o processo longo e lento de reconstrução que começou na Europa , as grandes empresas industriais elevaram gradualmente os níveis de produção. Durante estes anos difíceis Nuccio Bertone criou carros como o Lancia Aprilia Cabriolet eo Fiat 1100 Stanguellini, carros que eram precursores de algumas das tendências de design da década seguinte.

Fiat 1100 Stanguellini - 1948. Bertone

No final dos anos quarenta, Nuccio Bertone voltou às corridas ao volante de uma série de carros diferentes, incluindo um Fiat 500 barchetta que ele próprio construiu. No final da década, a reunião com Vittorio Stanguellini levou à criação de um Fiat Coupé de competição que prometia obter toda a atenção do público.


50´s
The Fifties trouxe as primeiras encomendas do exterior, em especial da MG e da Bristol em 1952. No ano seguinte, Nuccio Bertone desenhou um protótipo para o Alfa Romeo Giulietta Sprint , que foi apresentado no Salão Automóvel de Turim 1954 . A produção de 1000 unidades foi originalmente planeada, mas, no final, foram feitos cerca de 40 mil veículos entre 1954 e 1965.

Alfa Romeo Giullietta Sprint - 1954
A relação entre Bertone e Alfa Romeo atingiu o seu auge criativo com o Berlinetta Aerodinamica Tecnica (BAT) concept-cars que empurraram as fronteiras do design e da aerodinâmica automóvel. O BAT 5 ( 1953) , a BAT 7 (1954) , e o BAT 9 ( 1955).

Alfa Romeo BAT 5
A investigação sobre aerodinâmica culminou com a produção do Abarth 750, em 1956 , construído sobre o chassis do Fiat 600 e testado na pista de alta velocidade em Monza.
Este Abarth definiu uns impressionantes 10 recordes mundiais , fazendo 4,000 km com média de 156,36 km/h e 10,125.26 km em 72 horas.

Abarth 750
Nesse meio tempo, em 1957, a empresa expandiu-se para assumir a produção do NSU Prinz Sport. A fábrica de Corso Peschiera começou a ficar algo pequena, e iniciou-se uma nova fábrica em Grugliasco, nos arredores de Turim. As novas instalações iniciaram a produção em 1959, com 550 funcionários.
No final dos anos cinquenta Bertone criou alguns Berlinetta Sport que estavam a fazer história , como o Giulietta Sprint Especial, o Aston Martin DB2/4 e o Maserati 3500 GT .

NSU Prinz Sport
Giulietta Sprint Special
Aston Martin DB2 Coupé
Maseratti 3500 GT
60´s
Os anos sessenta foram os anos do GT. Nuccio Bertone veio com cinco variações sobre o tema que seria sempre o seu ponto forte, na forma de cinco modelos GT extremamente picantes: o Alfa Romeo 2600 Sprint , em versões coupê e cabriolet , dois Ferrari 250 GTs, um modelo chamado ' Wax ', Aston Martin DB4 GT 'Jet ' e o Maserati 5000 GT .

Alfa Romeo 2600 Cabriolet
Ferrari 250 GT by Bertone
Aston Martin DB4 GT
Maseratti 5000 GT
Ao mesmo tempo, duas novas parcerias industriais estavam em curso, o Simca 1000 Coupé e o BMW 3200 CS série limitada, como foi o importante, mas infeliz ASA 1000, mais conhecido como o ' Ferrarina ', ou 'pouco Ferrari '(o projecto originou-se com Enzo Ferrari ) e apesar das grandes expectativas do público , nunca chegou ao mercado.

Simca 1000 Coupé
BMW 3200 cs
ASA 1000 "Ferrarina"

O Iso- Rivolta GT 300 e 340 e o Iso Grifo também foram criados neste período. Nuccio Bertone também projectou um protótipo cabriolet  deste último e uma versão de competição conhecido como o A3C . Os  anos 60 foram também os anos do Corvair Testudo, conduzido pessoalmente por Nuccio Bertone para o Salão Automóvel de Genebra , em 1963. No ano seguinte, o Alfa Romeo Canguro , seguido em 1965 pelo Alfa Romeo Giulia GT , herdeiro legítimo do Giulietta Sprint.

ISO Rivolta 300
ISO Grifo
Corvair Testudo
Alfa Romeo Canguro
Alfa Romeo Giulia GT

No mesmo ano, Carrozzeria Bertone experimentou um grande ponto de viragem , com o lançamento do Fiat 850 Spider. O sucesso comercial deste modelo levou Nuccio Bertone a aumentar a capacidade de produção da empresa para 120 unidades por dia ( entre 1965 e 1972 foram produzidas cerca de 140 mil ) . Com a 850 Spider a empresa deu um salto gigante em termos de volumes de produção, 13 mil chassi produzidos em 1966 para cerca de 30.000 em 1968 , um aumento de 40 por cento.

850 Spider
O fim dos anos sessenta viu o início da parceria com a Ferruccio Lamborghini , que estava destinado a fazer história no mundo automóvel . O primeiro veículo a sair foi o Miura , apresentado no Salão Automóvel de Genebra 1966 , que reinventou o conceito de design de um coupê de alta performance. O Miura foi seguido pelo Marzal (1967) e o Espada (1968). No mesmo período, outros dois coupés surgiram: o Alfa Romeo Montreal e o Fiat Dino Coupé , ambos em 1967.
Surpreendentes, carros inovadores, inventando sua própria língua para o design do futuro : estas eram marcas de Nuccio Bertone .
No Paris Motor Show de 1968, ele apresentou o Concept-car Carabo , que foi construído sobre um chassis do Alfa 33.

Lamborghini Miura 
Lamborghini Marzal
Lamborghini Espada
Alfa Romeo Montreal
Fiat Dino Coupé
Bertone Carabo

70´s
Em 1970 Bertone tinha 1500 funcionários na fábrica de Grugliasco que tinha uma dimensão 267 mil m². A associação com a Lamborghini levou ao desenvolvimento do Jarama e do Urraco.
Lamborghini Jarama
Lamborghini Urraco
Com o surpreendente protótipo Stratos Zero, construído de um Lancia Fulvia 1.6 HF base, Bertone passou a representar um novo ponto de referência na arte moderna. O Stratos Zero , que foi apresentado no Salão Automóvel de Turim 1970 , foi além das meras questões de estilo para criar uma mistura intemporal da arquitectura , escultura e desenho industrial.
No ano seguinte, com alguns dos nomeados sugestões do zero como ponto de partida, Bertone criou o Lancia Stratos Stradale , um sedan compacto destinado principalmente para competição, e que de facto passou a trazer para casa inúmeras vitórias em vários mundiais de rally.

Lancia Stratos Zero
Lancia Stratos Stradale
Em 1972, com a idade de 88, Giovanni Bertone faleceu.
No mesmo ano , como uma espécie de homenagem tácita ao fundador da empresa, foi apresentado o Maserati Kamshin e o Fiat X1 / 9. Este último, nomeado Concept car, era o herdeiro do 850 Spider, e passou a desfrutar do mesmo sucesso comercial. Baseado no chassis do Fiat 128, mas com um motor central, o X1 / 9 entrou em produção em 1972 e 160 mil unidades tinham sido fabricados até 1988.

Maserati Kamshin
Fiat X1/9

Nuccio Bertone viu nascer uma sucessão de supercarros e concept cars de estilo provocador : o Lamborghini Countach  (1973), o Audi 50 eo Innocenti Mini 90 (1974), o Fiat 131 Abarth Rally (1975) eo protótipo Alfa Romeo Navajo (1976).

Lamborghini Countach
Alfa Romeo Navajo

No mesmo ano, a empresa começou a trabalhar para a Volvo, no TE 264. O Volvo 262 C, que foi apresentado em 1977 no Salão Automóvel de Genebra , foi totalmente fabricado pela Bertone, a partir da montagem do corpo básico para a montagem dos componentes mecânicos e os testes de estrada.
Este ponto de viragem processual teve uma grande transformação da empresa, que agora estava tudo pronto para se tornar um fabricante de carros em seu próprio direito .

Volvo 262C
80´s
Desde o início dos anos oitenta o Ritmo Cabrio e o X1 / 9 foram produzidos e vendidos directamente sob a marca Bertone, o que significa que a empresa era agora responsável não só pela produção, mas também para a rede de vendas e assistência pós-venda para os dois modelos .

Em 1982 Nuccio Bertone revelou um outro projecto importante, o Citroen BX . Depois de entrar em uma joint-venture com a Volvo em 1985 a empresa começou a produção do 780, um elegante sedan de duas portas totalmente criado por Nuccio Bertone, desde a concepção formal do modelo para ao ciclo de produção completo.
Citroen BX

Um novo acordo comercial estabelecido com a General Motors Europa , em 1987, viu a produção do Kadett Cabrio entregue a Bertone. A parceria com a Opel continua com a primeira geração do Astra Cabrio, e até o presente, com as novas versões do Astra Coupé e Cabriolet.
O final da década de oitenta viu o Citroen XM.

Opel Kadett Cabrio

90´s
Sem abandonar o seu compromisso de explorar as novas linguagens do design automóvel, Bertone entrou na última década do século com o seu foco em inovações tecnológicas.
Captar a atenção do público em 1992 Salão Automóvel de Turim foi a agressividade futurista Blitz barchetta , uma peça de mostruário que contou com um motor eléctrico e soluções de construção de vanguarda : um chassi tubular em aço especial integrando painéis de fibra de vidro, carroçaria em materiais compósitos e interiores de carbono.



Em 1993, o Opel Astra Cabrio e o Fiat Punto Cabrio entrou em produção, com todo o ciclo de produção de ambos os carros na fábrica de Grugliasco : montagem da carroçaria, a montagem dos componentes mecânicos, pintura e acessórios. Um ciclo de produção completo, terminando com o processo de teste final, que é efectuada de acordo com os procedimentos e as normas de cada marca.


Dando continuidade à sua pesquisa de veículos, em 1994 Bertone apresentou o ZER ( Zero Emission Record), uma visão futurista da inesquecível Abarth 750 Record. Expressamente concebido e criado para produzir os mais altos níveis de desempenho no sector de carros eléctricos , o ZER estabeleceu o recorde mundial de velocidade hora 199.822Km/h , e ultrapassou a barreira dos 300 Km/h, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade para veículos eléctricos com uma velocidade máxima de 303,977 km/h.

Bertone ZER
Em 1994, a Carrozzeria Bertone tornou-se o primeiro fabricante Italiano a receber a certificação de qualidade ISO 9001. Enquanto isso Nuccio Bertone não virou as costas a um passado dedicado a carroçaria e continuou a projectar protótipos: o Karisma (1994), um berlinetta de quatro lugares no chassi de um Porsche, o Kayak (1995), um coupé no chassi do Lancia K , o Slalom "coupé de chasse " no chassi do  Opel Calibra , e o Enduro 4x4, um SUV no chassi do Fiat Brava.


Bertone Kayak
Opel Slalom Bertone
Bertone Enduro

Em 26 de Fevereiro de 1997, na véspera do Salão Automóvel de Genebra , Nuccio Bertone faleceu, nas palavras tocantes de Fulvio Cinti, Jornalista automobilístico e historiador automobilístico, "um dos maiores fabricantes de carroçarias do século, e Maestro internacional de estilo italiano ".

Actualmente Bertone continua sendo uma empresa de sucesso sempre na vanguarda do estilo automóvel. Como se pode ver neste breve documento, cada traço dos protótipos que eram desenhados, e vieram a ganhar vida, era uma pincelada de uma obra de arte. O design Futurista que Bertone tinha nos anos 60 é hoje a mais pura realidade, tornando-o assim, não só, um excelente designer mas sim o visionário da era automóvel.

Quanto a ligação a Ferrari, Bertone só produziu o 250 GT by Bertone, dos quais foram feitas poucas unidades, e o 308 GT4.

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