quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ferrari 308 GT4 (1973)









O Dino 308 GT4 foi apresentado no Salão Automóvel e París em 1973. Era um modelo 2+2 que completava a gama Dino de 2 lugares composto pelo 246 GT e o 246 GTS. Tanto o 246 como o 308 GT4 não tinham qualquer logo Ferrari pois mantinha-se a ideia de criar o nome "Dino" como uma marca própria em pleno direito. Ao contrário dos restantes chassi Ferrari de estrada, cuja numeração era ímpar, os Dino eram identificados pelos números de chassi pares. O período de produção foi de 7 anos até 1980, quando foi substituído pelo Mondial 8.

O 308 GT4 estava disponível tanto com volante a direita como com volante a esquerda para além das diversas especificações devido as exigências legislativas de cada país, que cada vez se tornava mais frequênte.

Obviamente, Enzo Ferrari pensava que a adaptação destes V8 as diferentes legislações eram uma mais valía com este modelo derivado ao grande número de unidades comparadas com os motores de 12 cilindros.
No 246 Dino, a denominação do modelo fazia referência a cilindrada total do motor e ao número de cilindros, no caso do 308 GT4, o 3 relativo ao motor 3Litros, o 8 o número de cilindros e o número 4 unido com as siglas GT era referente ao número de lugares.
O novo 308 conseguiu dois feitos para Ferrari, ainda que inicialmente sob o nome Dino, estas foram: o primeiro 2+2 com motor central e o primeiro carro de estrada com motor V8.



Em 1975 foi lançado um modelo reservado exclusivamente ao mercado Italiano, o 208 GT4 com motor V8 de 2 Litros, devido aos elevados impostos que eram pagos pelos automóveis de maior cilindrada.

Também existiu uma versão para os EUA, facilmente identificável pelos grandes para-choques de aspecto pesado y  pelas luzes laterais nos guarda-lamas dianteiros e ilhargas traseiras.
Durante a produção do modelo só houve uma mudança de visual relevante para os veículos destinados a Europa: A forma da grelha dianteira e os faróis de nevoeiro. Por isso fazia-se referência a série 1 ou série 2.

Os veículos série 1 tinham uma grelha dianteira rectangular mais profunda e estreita e tinham os farois de nevoeiro no exterior.

Os modelo da 2ª Série tinham uma grelha que ocupava toda a frente do modelo onde os faróis de nevoeiro estava no seu interior. Nos Mercados Italiano e dos EUA não tinham faróis de nevoeiro.

Surpreendentemente, este modelo não foi desenhado por Pininfarina, que mantinha uma longa e estreita relação com Ferrari, mas foi desenhado pelo estúdio de Bertone.
O Design do Fiat Dino Coupé, saiu do lápis de Bertone e segundo ele, Fiat sugeriu que lhe fossem entregues as pautas de estilo para o novo modelo da Ferrari.

Fiat Dino Coupé
Quando terminou a produção do 246 GT/GTS em 1974, o 308 GT4 foi o único modelo que se manteve na gama Dino. Também foi o único modelo que os concessionários Ferrari dos EUA podiam oferecer aos seus clientes, naquelas datas, uma vez que o 365 GT4/BB e o 365 GT4 2+2 não tinham sido homologados naquele mercado. Pelo que vista a situação, o único modelo Ferrari que tinham para vender nem sequer tinha um distintivo Ferrari!! e para agravar a situação as prestações do V8 eram altamente afectadas devido ao equipamento obrigatório para o controlo de emissões de CO como o catalizador. Tudo isto não ajudou nada nas vendas de modelos Ferrari, ou melhor do único modelo disponível para venda naquele mercado, pelo que a Ferrari enviou uma directiva aos concessionários dos EUA, a meados de 1975, para que estes colocassem em todos os modelos em Stock os logos da Ferrari. Ao mesmo tempo os modelos em produção já seriam entregues com os logos Ferrari a excepção do nome Dino na tampa da mala. Existiu por estas data uma outra denominação de série 3, só nos EUA, que englobava uns para-choques maiores.

A Bertone fez um grande trabalho com o design deste Dino, uma vez que tinha um chassi de 2.550mm de distância entre eixos para poder colocar um motor central e 4 lugares, o que supunha colocar 2 lugares a mais que o 246 GT/GTS num chassi com 210mm mais. O 308 GT4 tinha um chassi tubular com o código
F 106 AL100 sendo que o 208 GT4 tinha como código  F106 CL100, embora aparentassem o mesmo chassi e carroçaria, os tipos de chassi eram diferentes.

O modelo tinha travões de disco, suspensão independente, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos nas 4 rodas, com uma barra estabilizadora em cada eixo.
Na carroçaria nas linhas angulosas podemos encontrar bastantes detalhes de design bastante interessantes, como as entradas de ar do motor em forma de boomerang no pilar traseiro, bordando o vidro de custódia ou o efeito túnel dos painéis interiores que sustinham o óculo traseiro plano e vertical.
A entrada de ar lateral esquerda canalizava o ar para o radiador do óleo e a entrada de ar direita canalizava a entrada de ar para o filtro de ar.
A linha geral do 308 GT4, compacta e equilibrada, tem superado o passar dos anos, muito melhor que a maioria dos modelos mais recentes. Apesar do motor central, os assentos traseiros eram bem mais espaçosos que os do 365 GTC4 ainda que o espaço fosse bastante limitado.
Um dos grandes problemas dos modelos de motor central era o transporte de bagagem. Este 308, tal como o 246 GT, dispunha uma bagageira na parte traseira, que se via afectada pelo calor dos escapes que passavam justo debaixo, embora com o piso isolado o problema da temperatura mantinha-se.
Na parte dianteira dispunha de um pequeno espaço de arrumação, especialmente útil para um pneu suplente.


O motor V8 a 90º, tinha sistema DOHC, dupla árvore de cames por cada cabeça accionadas por correia. A cilindrada total é de 2.926cc. A alimentação de combustível ficava a cargo de 4 carburadores duplos Weber 40 DCNF, montados no centro do V do motor. As especificidades do motor variavam consoante os mercados. Os primeiros exemplares, a 1ª série, estavam equipados com distribuidores duplos accionados pelas cames de admissão. Mais tarde os exemplares da 2ª série passaram a usar um único distribuidor accionado igualmente pela cames de admissão. Em princípios de 1978 começaram a ser instalados os sistemas de injecção electrónico com um distribuidor diferente.
As potências dos motores variavam dos 255cv, na 1ªsérie europeus, e 205cv da 2ªsérie dos EUA que estavam equipados com catalisador.
A versão 2 Litros "208 GT4" do mercado Italiano dispunha de 180cv.


Modelo apresentado
Ferrari 308 GT4 Hot Wheels Elite limted edition, na cor vermelho.

Ferrari 308 GT4

Ferrari 308 GT4
A frente em cunha criando melhor aerodinâmica.

Ferrari 308 GT4
O para-choques dianteiro fora da carroçaria, aplicado sobre um friso cromado.

Ferrari 308 GT4
Em cada guarda-lamas dianteiro tem um pequeno indicador de direcção redondo
perfeitamente dimensionado.

Ferrari 308 GT4
As jantes estão perfeitas, sendo uma réplica fiel das jantes do 1:1
Ao centro o lodo do modelo, designado como Dino.

Ferrari 308 GT4
Na perspectiva lateral o modelo é totalmente em forma de cunha.
Podemos ver a perfeição da carroçaria e do vinco que percorre toda a sua lateral.

Ferrari 308 GT4
O enquadramento dos vidros laterais com rebordo cromado bem definidos e posicionados.

Ferrari 308 GT4
O puxador da porta está perfeito. Do lado mais a esquerda podemos ver
a entrada da chave. 

Ferrari 308 GT4
Aqui podemos apreciar mais ao pormenor, os vidros laterais e os respectivos frisos.
O vidro da porta aberto até meio, realça o realismo.
Sobre os frisos cromados, mais acima, temos um efeito cromado
referente a calha de escoamento de aguas, que neste caso é só representativo.

Ferrari 308 GT4
O vidro acompanha a abertura da porta conjuntamente com os frisos.

Ferrari 308 GT4
Em cada ilharga traseira temos a assinatura do fabricante da carroçaria
Designo Bertone
O logo é em alumínio de alta definição.

Ferrari 308 GT4
No topo de cada ilharga traseira, temos as entradas de ar para o motor
A moldagem da carroçaria é perfeita provocando um efeito fabuloso.
No seu interior, como podemos ver na imagem, está aplicada uma rede.

Ferrari 308 GT4
Os pneus são em borracha e não tem qualquer legenda.

Ferrari 308 GT4
A traseira, tal como a parte dianteira, conta com um para-choques esteticamente
idêntico. Fora da carroçaria aplicado sobre um rebordo cromado. 

Ferrari 308 GT4
A Traseira, tal como o resto do modelo, é completamente inovador

Ferrari 308 GT4
A iluminação traseira mantém as esferas nos farolins, no entanto evoluíram para
um bloco completo que veremos mais a frente.
O para-choques traseiro só está presenta na zona traseira e não acompanha as laterais do modelo.

Ferrari 308 GT4
Na parte inferior da traseira está aplicado um resguardo da panela de escape traseira.

Ferrari 308 GT4
O sistema de escape do modelo conta com 2 saídas de escape duplas com o interior alaranjado.

Ferrari 308 GT4
Os farolins traseiros são texturados e fazem são uma peça única
ao contrário dos modelos anteriores. Na envolvência do farolim está aplicado um friso cromado.

Ferrari 308 GT4
Em cada canto do para-choques traseiro estão aplicados os farolins de
marcha atrás, bem dimensionados e texturados.

Ferrari 308 GT4
Ao centro da traseira, está aplicada a chapa de matrícula.

Ferrari 308 GT4
No topo da tampa da mala temos os farolins de chapa de matrícula,
bem dimensionados e muito realistas~.

Ferrari 308 GT4
O interior da bagageira não tem nada a salientar, é preto sem qualquer tipo de revestimento.
O interior da tampa da mala em preto fosco.

Ferrari 308 GT4
Na tampa da mala está aplicado o logo Dino GT4, em photo echt de alta definição
perfeitamente dimensionado.

Ferrari 308 GT4
Aqui podemos apreciar uma imagem da vista traseira dos pilares traseiros da carroçaria.

Ferrari 308 GT4
Na ilharga traseira esquerda está aplicada a antena perfeitamente dimensionada.

Ferrari 308 GT4
No pilar traseiro, na aleta está o tampão de combustível algo dissimulado
devido a pintura.

Ferrari 308 GT4
Passando a lateral esquerda, nada a detalhar, é em tudo simétrica ao lado direito. 

Ferrari 308 GT4
A frente em cunha também tem alguns pormenores interessantes,
embora algo fracos.

Ferrari 308 GT4
O para-choques dianteiro, tal como o traseiro só protege a parte central da frente.
O interior em preto fosco com o friso cromado na sua envolvente.

Ferrari 308 GT4
Na zona inferior da frente temos a grelha de arrefecimento do radiador.
A grelha é aberta e está bem delineada.

Ferrari 308 GT4
Nos laterais do para-choques dianteiro, temos os intermitentes frontais
com o vidro texturado.

Ferrari 308 GT4
Os faróis auxiliares ou de nevoeiro estão embutidos na carroçaria.
O vidro é texturado e fixos sobre um friso cromado.

Ferrari 308 GT4
Na frente, ao centro, temos o logo Dino, em decalque de alta definição.

Ferrari 308 GT4
No centro do capot dianteiro, temos a grelha de exaustão do calor do radiador de agua.
A grelha é aberta e está extremamente bem definida.

Ferrari 308 GT4
Nesta imagem podemos ver o efeito da grelha.

Ferrari 308 GT4
Passando ao interior do capot dianteiro.
O interior do capot em preto fosco.

Ferrari 308 GT4
Este compartimento, seria para um pneu suplente, que não está no modelo.
O interior é em preto fosco sem qualquer revestimento.

Ferrari 308 GT4
Na zona central podemos ver a parte traseira do radiador de agua
e o respectivo tubo de agua.

Ferrari 308 GT4
Do lado direito temos a bateria da marca Champion com os respectivos cabos
de alimentação.

Ferrari 308 GT4
As peças em branco, que estão de cada lado, são a representação
dos motores de elevação dos faróis.

Ferrari 308 GT4
Do lado direito temos o saco de líquido de limpa vidros em azul.

Ferrari 308 GT4
O para-brisas tem como rebordo um friso cromado e as escovas limpa-vidros
são em alumínio. Algo grandes para a escala do modelo.

Ferrari 308 GT4
Passando a interiores.
O forro da porta é simples, temos a bolsa porta objectos.
O puxador interior da porta está bem posicionado mas o manípulo do elevador
do vidro deveria estar mais acima, mas é pormenor.
No canto inferior direito está a simulação da saída do altifalante.

Ferrari 308 GT4
O piso deste 308 é creme mas não tem veludo. O produto aplicado é
uma tinta texturada recentemente introduzida na produção destes Elites
com um resultado bastante interessante e realista.
Aos pés do condutor um tapete de protecção em plástico simulando borracha.

Ferrari 308 GT4
Os pedais estão bem dimensionados mas ligeiramente
distanciados entre si. 

Ferrari 308 GT4
O quadro de bordo tem todos os elementos tal como o 1:1,
extremamente bem detalhados. Com alguma atenção podemos ver a numeração dos mostradores.

Ferrari 308 GT4
O volante de 3 raios simula os volantes com braços de aço.
Os 3 braços são abertos ao centro.
Está bem dimensionado e ao centro temos o logo Dino em decalque.

Ferrari 308 GT4
A entrada da porta o modelo tem umas soleiras cromadas.

Ferrari 308 GT4
Os bancos estão bem dimensionados e o corte central está bastante realista.
No entanto notam-se muito as marcas da moldagem.
O cinto de 2 pontos em tecido preto com as fivelas em alumínio. 

Ferrari 308 GT4
No pilar da porta do conductor temos 2 detalhes interessantes.
Em baixo uma simulação do trinco da fechadura em alumínio.

Ferrari 308 GT4
Por cima da fechadura está colocada a placa de modelo
com o logo Ferrari em  photo-echt de alta definição.

Ferrari 308 GT4
Num plano geral podemos ver o painel de bordo sem qualquer porta-luvas.
Na parte superior do painel estão 3 saídas de ar da soufagem.

Ferrari 308 GT4
No interior do tejadilho, estão simuladas as palas do sol,
e temos o espelho retrovisor.

Ferrari 308 GT4
Na consola central os detalhes continuam.
A alavanca de velocidades com o selector em alumínio e alguns interruptores.
Na zona atrás da alavanca temos o cinzeiro.
Mais a direita da consola na vertical está situado o auto-radio com a frente em alumínio. 

Ferrari 308 GT4
Na zona mais atrás da consola central está o travão de mão, bem dimensionado
e com uma simulação interessante do fole.

Ferrari 308 GT4
Os bancos traseiros não são de fácil acesso mas nesta imagem
podemos ver os 2 lugares traseiros, tipo baquet, com uma pequena consola
central.

Ferrari 308 GT4
O motor traseiro tem acesso através do 2º compartimento traseiro.
No capot do motor está aplicada uma grelha de exaustão de calor do motor.
Bem definida e dimensionada.

Ferrari 308 GT4
O interior do capot do motor em preto fosco.

Ferrari 308 GT4
O motor deste GT4 embora algo escondido, a HW caprichou bastante nos detalhes.

Ferrari 308 GT4
Do lado esquerdo, está a entrada de ar para arrefecimento do óleo da caixa de velocidades.

Ferrari 308 GT4
A caixa do filtro de ar tem a placa de identificação e indicações em photo-echt,
o fole de acesso a caixa de filtro de ar com a simulação
das abraçadeiras de ajuste.

Ferrari 308 GT4
A tampa do filtro de ar tem o detalhamento dos 4 parafusos de fixação ao centro.

Ferrari 308 GT4
Ao fundo do lado direito está a vareta de óleo bem definida
e podemos ver o painel de alumínio texturado do corta-fogo e insonorização
para o interior da viatura. Extremamente perfeito.

Ferrari 308 GT4
Do lado esquerdo da cabeça do motor está 1 dos distribuidores de ignição.

Ferrari 308 GT4
Ao centro, em laranja, está o filtro de óleo do motor. Bem dimensionado e correctamente
posicionado.

Ferrari 308 GT4
Os cabos das velas não poderiam faltar neste motor.
A tampa das válvulas muito realista com uma moldagem perfeita.
Debaixo dos fios das velas, podemos ver muito discretamente
o logo Ferrari gravado na tampa das válvulas.

Ferrari 308 GT4
Do lado direito do motor está o tampão do óleo do motor em alumínio.

Ferrari 308 GT4
Do lado direiro um depósito que não sei precisar qual a sua função.

Ferrari 308 GT4
Do lado esquerdo, temos o acesso das 2 bobines de ignição
e a respectiva ligação aos distribuidores.

Ferrari 308 GT4
A parte inferior deste modelo é mesmo o ponto fraco.
Nada a salientar, meramente uma placa a direito.

Ferrari 308 GT4
A zona do eixo dianteiro é penosa,
nada a salientar, sendo que qualquer
modelo de gama inferior conseguiria fazer melhor.

Ferrari 308 GT4
A zona traseira condiz com a restante parte inferior do modelo.
De salientar só as ponteiras traseiras e a protecção da panela de escape.

Ferrari 308 GT4

Termina aqui a apresentação deste modelo, Hot Wheels Elite, Ferrari Dino 308 GT4
De modo geral o modelo está extremamente bem detalhado, embora tenha algumas lacunas que poderiam melhorar o efeito final.
A falta de espelho retrovisor exterior o facto de não ter faróis retracteis e a lamentável parte inferior são os únicos pontos fracos.
De resto é um modelo que representa na perfeição o modelo 1:1 os muitos detalhes que tem está feitos com muito requinte.

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