O 365 GT4BB fez sua estréia pública no Turim Show de 1971, sendo que só seria produzido em 1973 e seria produzido até 1976. Sem dúvida, o longo período de gestação foi devido ao facto de ser um conceito completamente diferente de qualquer outro Ferrari. A sua principal inovação, além do design, o motor horizontal 12 cil. Ferrari já tinha uma vasta experiência com motores centrais, com os monolugares e carros de competição , juntamente com os dois 365p " Tre Posti " (três lugares) concept car produzido pela Pininfarina em 1966 , e a série Dino V6 . No entanto, o 365 GTB4 " Daytona " estava vendendo bem , e a fábrica , sem dúvida, achou prudente mostrar o novo carro mais cedo para avaliar a reacção do cliente para o que era uma mudança radicalmente diferente dos modelos de série da época, e também para dar-lhes tempo para testar extensivamente. Quando o 365 GT4BB entrou em produção , o " Daytona ", continuou em produção por alguns meses . Entre 1973 e 1976, foram produzidos um total de 387 exemplares.
O design da iluminação traseira seguiu a do 365 GTC4 , com unidades circulares triplas, instaladas na parte traseira do capot do motor . O layout de iluminação foi harmonizado com os pequenos tubos de escape cromados, escape triplo , projectado de cada lado da parte inferior traseira da carroçaria . As portas , capot dianteiro e traseiro eram painéis de alumínio, enquanto o chassi da cabine era de aço , fibra de vidro na parte inferior da frente e da traseira . Devido ao baixo ângulo do pára-brisas foi aplicada uma tira colorida na parte superior do pára-brisas que tinha a antena do rádio incorporada. Este foi o primeiro modelo de estrada da Ferrari a ser equipado com espaço para uma roda suplente, colocado sob o capot dianteiro, deixando pouco espaço para bagagem.
O motor foi a primeira configuração de 12 Cilindros "motor Boxer" intalado num modelo de estrada da Ferrari , mas manteve a mesma capacidade cúbica de 4390cc e 81 milímetros x 71 milímetros de diâmetro e curso , do modelo 365 GTB4. As arvores de cames "TWIN CAM" duas por cada banco de cilindros , embora estas estavam agora accionadas por correia e não por corrente . Isto teve o efeito de simplificar os blocos do motor, e reduzir o ruído mecânico, mais importante agora que o motor estava bem atrás das orelhas dos ocupantes . O motor foi montado longitudinalmente com a caixa de 5 velocidades, que estava abaixo da cambota, elevando o centro de gravidade da unidade completa, mas tornando-se extremamente compacto longitudinalmente. Embora parte dos blocos do motor e caixa de velocidades utilizavam a mesma fundição, ou seja as carcaças estavam unidas por fundição, internamente os dois elementos eram totalmente separados em relação aos seus sistemas de óleo.O sistema de injecção contava com 2 carburadores triplos Weber 40 3C , um único distribuidor ligado a árvore de cames de admissão traseira esquerda e um sistema de ignição electrônica , para produzir um reclamados 380 hp de potência.
Modelo apresentado Ferrari 365 GT4 BB
Kyosho na cor preto.
Ferrari 365 GT4/bb |
Ferrari 365 GT4/bb |
Ferrari 365 GT4/bb Iniciando o nosso tour ao modelo. Podemos ver a jante de 5 raios prateada com o respectivo spinner ao centro. No guarda-lama dianteiro temos também o intermitente lateral. |
Ferrari 365 GT4/bb A definição de acabamento de pintura "Boxer" com a parte inferior em preto satinado. |
Ferrari 365 GT4/bb Aqui podemos continuar a ver a qualidade da pintura. Na porta o canhão da chave é em alumínio. |
Ferrari 365 GT4/bb O aro envolvente dos vidros está algo artificial, como se pode ver na imagem, o que poderia ter ficado bem melhor. |
Ferrari 365 GT4/bb Na parte inferior da ilharga traseira, direita e esquerda, temos o logo Pininfarina em Photo Echt. |
Ferrari 365 GT4/bb As ópticas triplas, englobam os intermitentes, presença e luz de travagem. Todos eles sobre os suportes cromados. |
Ferrari 365 GT4/bb O capot do motor com as grelhas em plástico. As partes mais elevadas da grelha são os filtros de ar com ligação directa doa carburadores. |
Ferrari 365 GT4/bb Desta perspectiva podemos ver as caixas dos filtros de ar, e o vidro traseiro. |
Ferrari 365 GT4/bb Passando para a dianteira do modelo, temos claramente os faróis retracteis como ponto forte. |
Ferrari 365 GT4/bb Podemos apreciar a grelha frontal de enormes dimensões, que ocupa toda a frente do modelo. |
Ferrari 365 GT4/bb Ao centro da grelha o "cavallino rampante" em relevo e o Logo Ferrai ao centro do capot. |
Ferrari 365 GT4/bb Tal como no modelo de produção, detrás da grelha podemos ver de cada lado os faróis de nevoeiro. |
Ferrari 365 GT4/bb Perspectiva da frente com os faróis recolhidos. O faróis assentam perfeitamente na carroçaria. A grelha ao centro do capot servia para exaustão do calor de um dos radiadores. |
Ferrari 365 GT4/bb A escova do limpa para-brisas embora em plástico está excepcionalmente bem detalhada. |
Ferrari 365 GT4/bb Os banco são relativamente simples, tendo em conta a idade do modelo. Os cintos estão bem detalhados mas pecam por ser inteiramente em borracha. |
Ferrari 365 GT4/bb Quanto a aberturas, este modelo tem uma imagem fantástica como se pode ver na foto. |
Ferrari 365 GT4/bb No interior da bagageira, temos o piso forrado com veludo cinza. |
Ferrari 365 GT4/bb Na bagageira a frente do lado direito, temos uma mala fixa a cava da roda, aparentemente mala de ferramentas de bordo. Mais uma vez o pormenor dos hidráulicos. |
Ferrari 365 GT4/bb Do lado esquerdo da bagageira temos o saco de agua do lava-vidros. |
Ferrari 365 GT4/bb O capot traseiro tem o interior em preto, e podemos verificar as entradas de ar para o motor. |
Ferrari 365 GT4/bb Do lado esquerdo, com o capot do motor aberto, temos o tampão de combustível. |
Ferrari 365 GT4/bb O motor Boxer está razoavelmente detalhado. Temos a tubagem do depósito de combustível. O fios das velas está representados em branco. |
Ferrari 365 GT4/bb As tampas dos filtros de ar tem os 3 parafusos da tampa em cobreado. Ao centro temos o depósito de desgaseificação da agua do motor. |
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