quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ferrari 365 GT4 BB (1973)








O 365 GT4BB fez sua estréia pública no Turim Show de 1971, sendo que só seria produzido em 1973 e seria produzido até 1976. Sem dúvida, o longo período de gestação foi devido ao facto de ser um conceito completamente diferente de qualquer outro Ferrari. A sua principal inovação, além do design, o motor horizontal 12 cil. Ferrari já tinha uma vasta experiência com motores centrais, com os monolugares e carros de competição , juntamente com os dois 365p " Tre Posti " (três lugares) concept car produzido pela Pininfarina em 1966 , e a série Dino V6 . No entanto, o 365 GTB4 " Daytona " estava vendendo bem , e a fábrica , sem dúvida, achou prudente mostrar o novo carro mais cedo para avaliar a reacção do cliente para o que era uma mudança radicalmente diferente dos modelos de série da época, e também para dar-lhes tempo para testar extensivamente. Quando o 365 GT4BB entrou em produção , o " Daytona ", continuou em produção por alguns meses . Entre 1973 e 1976, foram produzidos um total de 387 exemplares.

O título do modelo seguido a prática da Ferrari, com o número " 365" referindo-se à cilindrada de um único cilindro , o número "4" sobre o número total de árvores de cames , e o sufixo "BB" significava " Berlinetta Boxer ". O " Boxer " parte de uma referência para as cabeças de motor opostas.

Visualmente a dianteira do modelo foi baseado no P6, apresentado no Turim Show em 1968. A parte inferior do nariz apresentava uma grelha na sua largura total de alumínio, com os faróis auxiliares por detras da grelha. Em toda a envolvente do GT4 foi criado uma linha em volta da carroçaria criando visualmente uma metade superior e inferior. Isso se tornou ainda mais evidente , já que o acabamento de pintura abaixo desta linha era de preto satinado. Esta seção do corpo de fundo preto satinado, posteriormente, tornou-se uma opção em outros modelos , e era conhecido como o acabamento "Boxer".



O capot era uma peça única que abria para a frente com dobradiças. Na parte mais a frente do capot, os farolins em laranja são os intermitentes e atrás destes tem os faróis retrácteis duplos com ópticas circulares. Um pequeno Spoiler, preto satinado, foi montado logo atrás do tecto da cabine. A cobertura do motor composto por grelhas em preto do ar de exaustão e foram levantadas secções rectangulares sobre as caixas do filtro de ar.


O design da iluminação traseira seguiu a do 365 GTC4 , com unidades circulares triplas, instaladas na parte traseira do capot do motor . O layout de iluminação foi harmonizado com os pequenos tubos de escape cromados, escape triplo , projectado de cada lado da parte inferior traseira da carroçaria . As portas , capot dianteiro e traseiro eram painéis de alumínio, enquanto o chassi da cabine era de aço , fibra de vidro na parte inferior da frente e da traseira . Devido ao baixo ângulo do pára-brisas foi aplicada uma tira colorida na parte superior do pára-brisas que tinha a antena do rádio incorporada. Este foi o primeiro modelo de estrada da Ferrari a ser equipado com espaço para uma roda suplente, colocado sob o capot dianteiro, deixando pouco espaço para bagagem.



As carroçarias foram montadas sobre chassis com distância entre eixos de 2.500 milímetros , que tiveram números de referência de fábrica F 102 AB 100. A construção seguiu o princípio Ferrari de um chassis de aço tubular, e sub- estruturas , para apoiar o motor, suspensão e equipamento auxiliar . O modelo estava disponível com volante a esquerda ou direita , embora a versão para o mercado dos EUA nunca foi produzida. As Jantes de série com acabamento prateado de cinco raios em forma de "estrela" , com um Spinner central. O sistema de travões contava com travões de disco ventilados com circuitos hidráulicos individuais e servo-assistidos . Suspensão independente as 4 rodas através de triângulos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos tanto a frente como atrás, com barras estabilizadoras dianteira e traseira.

O motor foi a primeira configuração de 12 Cilindros "motor Boxer" intalado num modelo de estrada da Ferrari , mas manteve a mesma capacidade cúbica de 4390cc e 81 milímetros x 71 milímetros de diâmetro e curso , do modelo 365 GTB4. As arvores de cames "TWIN CAM" duas por cada banco de cilindros , embora estas estavam agora accionadas por correia e não por corrente . Isto teve o efeito de simplificar os blocos do motor, e reduzir o ruído mecânico, mais importante agora que o motor estava bem atrás das orelhas dos ocupantes . O motor foi montado longitudinalmente com a caixa de 5 velocidades, que estava abaixo da cambota, elevando o centro de gravidade da unidade completa, mas tornando-se extremamente compacto longitudinalmente. Embora parte dos blocos do motor e caixa de velocidades utilizavam a mesma fundição, ou seja as carcaças estavam unidas por fundição, internamente os dois elementos eram totalmente separados em relação aos seus sistemas de óleo.O sistema de injecção contava com 2 carburadores triplos Weber 40 3C , um único distribuidor ligado a árvore de cames de admissão traseira esquerda e um sistema de ignição electrônica , para produzir um reclamados 380 hp de potência.


Modelo apresentado Ferrari 365 GT4 BB
Kyosho na cor preto.


Ferrari 365 GT4/bb
Ferrari 365 GT4/bb
Ferrari 365 GT4/bb
Iniciando o nosso tour ao modelo. Podemos ver a jante de 5 raios prateada com o respectivo spinner ao centro.
No guarda-lama dianteiro temos também o intermitente lateral.
Ferrari 365 GT4/bb
A definição de acabamento de pintura "Boxer" com a parte inferior em preto satinado.
Ferrari 365 GT4/bb
A pintura deste Kyosho está sublime, quer a qualidade de brilho quer a aplicação.
O espelho retrovisor está perfeitamente dimensionado.
Nesta imagem podemos continuar a  ver o acompanhamento do acabamento "Boxer".
Ferrari 365 GT4/bb
Aqui podemos continuar a ver a qualidade da pintura.
Na porta o canhão da chave é em alumínio.
Ferrari 365 GT4/bb
O aro envolvente dos vidros está algo artificial, como se pode ver na imagem, o que poderia ter ficado bem melhor.
Ferrari 365 GT4/bb
Na parte inferior da ilharga traseira, direita e esquerda, temos o logo Pininfarina em Photo Echt.
Ferrari 365 GT4/bb
A jante traseira de 5 raios com o Spinner, idêntica a dianteira a excepção do off-set que é ligeiramente maior.
Os pneus são de borracha e estão bastante razoáveis uma vez que se trata de uma Kyosho com alguns anos.
Ferrari 365 GT4/bb
A traseira, diria que não é propriamente o modelo mais bonito da Ferrari, sendo que o seu sucessor, o 512 BBi, tem uma traseira muito mais interessante.
 Toda a traseira é acompanhada por uma grelha. Ao centro, a matrícula em base de plástico.
Ferrari 365 GT4/bb
Acompanhando o design da traseira temos os escapes triplos de pequenas dimensões.
 Por debaixo do modelo espreitam as panelas de escape cobreadas.
Os rectângulos junto aos escapes são nada mais que as luzes de marcha atrás, muito mal conseguidas, a traseira merecia melhor.
Ferrari 365 GT4/bb
As ópticas triplas, englobam os intermitentes, presença e luz de travagem. Todos eles sobre os suportes cromados.

Ferrari 365 GT4/bb
O capot do motor com as grelhas em plástico.
As partes mais elevadas da grelha são os filtros de ar com ligação directa doa carburadores.
Ferrari 365 GT4/bb
Desta perspectiva podemos ver as caixas dos filtros de ar, e o vidro traseiro.
Ferrari 365 GT4/bb
Passando para a dianteira do modelo, temos claramente os faróis retracteis como ponto forte.
Ferrari 365 GT4/bb
Podemos apreciar a grelha frontal de enormes dimensões, que ocupa toda a frente do modelo.
Ferrari 365 GT4/bb
Ao centro da grelha o "cavallino rampante" em relevo e o Logo Ferrai ao centro do capot.
Ferrari 365 GT4/bb
Tal como no modelo de produção, detrás da grelha podemos ver de cada lado os faróis de nevoeiro.
Ferrari 365 GT4/bb
Os faróis retracteis estão perfeitamente definidos, do mesmo modo que as ópticas circulares. O farolim do intermitente, a frente, tem 2 pequenos pontos pretos detalhando a posição dos parafusos de aperto do mesmo.
Ferrari 365 GT4/bb
Perspectiva da frente com os faróis recolhidos. O faróis assentam perfeitamente na carroçaria. A grelha ao centro do capot servia para exaustão do calor de um dos radiadores.
Ferrari 365 GT4/bb
A escova do limpa para-brisas embora em plástico está excepcionalmente bem detalhada.

Ferrari 365 GT4/bb
Passando para os interiores, este modelo tem os interiores em vermelho que realça o contraste com o preto da carroçaria.
O forro da porta está bastante simples embora o 1:1 também assim o fosse, está bastante fiel ao original.
Podemos ver a entrada o patim em cromado logo a entrada da porta.

Ferrari 365 GT4/bb
O piso é aveludado em to vermelho. O tablier deste Kyosho está muito bom, podemos ver que a manete dos piscas está bem colocada. O volante está bem dimensionado, e inclusive os parafusos centrais do volante foram representados.
Os manómetros tem um excelente realismo sendo que aparentam, efectivamente, estar detrás de vidro.

Ferrari 365 GT4/bb
Os banco são relativamente simples, tendo em conta a idade do modelo. Os cintos estão bem detalhados mas pecam por ser inteiramente em borracha.
Ferrari  365 GT4/bb
Aqui podemos ter uma perspectiva do quadro de bordo onde podemos destacar alguns pormenores.
Os difusores de ar no topo do quadro de bordo em preto fosco.
A consola central junto a alavanca de mudanças tem os interruptores bem representados.

Ferrari  365 GT4/bb
Quanto a aberturas, este modelo tem uma imagem fantástica como se pode ver na foto.
Ferrari  365 GT4/bb
O capot dianteiro, bagageira, tem como particularidade os amortecedores, que estão fielmente representados e são funcionais. Podemos também ver que o mecanismo dos faróis rebatíveis é em alumínio.
Ferrari  365 GT4/bb
No interior da bagageira, temos o piso forrado com veludo cinza.
Ferrari  365 GT4/bb
Na bagageira a frente do lado direito, temos uma mala fixa a cava da roda, aparentemente mala de ferramentas de bordo.
Mais uma vez o pormenor dos hidráulicos.

Ferrari  365 GT4/bb
Do lado esquerdo da bagageira temos o saco de agua do lava-vidros.

Ferrari  365 GT4/bb
O capot traseiro tem o interior em preto, e podemos verificar as entradas de ar para o motor.

Ferrari  365 GT4/bb
Do lado esquerdo, com o capot do motor aberto, temos o tampão de combustível.

Ferrari  365 GT4/bb
O motor Boxer está razoavelmente detalhado. Temos a tubagem do depósito de combustível. O fios das velas está representados em branco.

Ferrari  365 GT4/bb
As tampas dos filtros de ar tem os 3 parafusos da tampa em cobreado. Ao centro temos o depósito de desgaseificação da agua do motor.

Ferrari  365 GT4/bb
Neste motor está reproduzido um pormenor que grande parte dos fabricantes se esquece, O motor de arranque.
É este pequeno elemento com o corpo preto que aparece na imagem e está muito bem dimensionado.

Ferrari  365 GT4/bb


Termina aqui a apresentação deste 365 GT4/bb Kyosho.

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