O Ferrari 365 GTB/4 "Daytona" não foi concebido nem projectado para utilização em competição, mas como todos os Ferrari tinha os atributos necessários para tal: um motor poderoso, chassis competentes e aerodinâmica refinada. A suua velocidade, potência e aerodinâmica impulsionou-o para as grandes corridas de resistência de época, como Le Mans, Sebring e Daytona.
Luigi Chinetti foi o primeiro a provar o potencial do 365 GTB/4 de competição que terminou em quinto lugar geral em Le Mans em 1971. Testemunhando a promessa dessas primeiras tentativas, Enzo Ferrari finalmente optou por iniciar o desenvolvimento do Daytona de competição. O desenvolvimento começou na divisão Clienti Assistenza no Verão de 1971.
Os modelos da 3ª Série, em particular, são similares na aparência a seus predecessores imediatos, mas as modificações mais importantes são visíveis neste último e mais evoluído 365 GTB/4 Competizione.
Tampas de enchimento de combustível foram localizados em ambas as asas traseiras para facilitar o reabastecimento durante as corridas de longa distância. As janelas eram feitas de vidro, como a série anterior, e os carros receberam um spoiler mais profundo. A frente ficou mais estreita, e voltaram novamente a colocar o capot, tampa da mala e portas em alumínio novamente, para reduzir o peso.
Além da suspensão e modificações de travões, vários desenvolvimentos incluíram diferentes êmbolos de motor, as bielas, maiores veios de excêntricos de elevação, jactos de carburador maiores e uma caixa de ar maior para maior entrada de ar para a admissão. Ao todo, os modelos da 3ª Série foram os mais evoluídos e potentes de todos os 365 GTB/4 Competizione.
Apesar dos inúmeros melhoramentos realizados em privado, apenas os 15 carros de fábrica, preparados em Maranello entre 1971 e 1973 são considerados como verdadeiros 365 GTB/4 Competizione. Eles provaram um tremendo sucesso em pista, garantindo vitórias de classe em Le Mans em 1972, 1973 e 1974. Aliás, em 1972, os 365 GTB/4 Competizione ocuparam os cinco primeiros lugares da categoria GT. Nas 24 Horas de Daytona em 1979, um 365 GTB/4 Competizione terminou em segundo lugar geral em um carro que tinha seis anos de idade!
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione 1973 |
O Ferrari 365 GTB/4 Competizione aqui apresentado, chassis n º. 16.363, foi o segundo da 3ª Série construído, concluído em 1 de Março de 1973. Foi comprado novo através do importador Charles Pozzi SA em Paris-Levallois Perret, França. Originalmente terminou em Rosso Chiaro, foi imediatamente dado o uniforme vermelho e branco de seu patrocinador, a empresa de eletrodomésticos Thomson, por Carrosserie G. Rivillon em Paris. Também foi equipado com um pequeno spoiler dianteiro abaixo da grelha, que se destinava a permitir velocidades ainda maiores na recta Mulsanne em Le Mans. Também foi equipado com um difusor traseiro com o mesmo propósito. Uma característica única neste carro particular, o que o torna imediatamente reconhecível em fotografias de época em Le Mans em 1973.
O modelo apresentado Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione, clean body
Kyosho.
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Este modelo kyosho embora com a mesma carroçaria que o 365 GTB/4 tem muitas alterações visto ser um exemplar de competição. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione No topo dos guarda-lamas dianteiros este modelo tem duas barbatanas, elemento aerodinâmico. Mais a frente veremos mais pormenores destes elementos. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O enquadramento da porta está bastante perfeito. O aro da porta em cinzento metalizado, acompanha a porta na abertura. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Nas portas tem 2 elementos, os quais não tenho a certeza de qual a finalidade. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O puxador da porta é idêntico a versão de estrada e está igualmente bem definido. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Eis uma das características deste Kyosho. O vidro lateral deslizante e curiosamente funcional, um pequeno detalhe com um grande impacto visual. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione As saídas de escape deste modelo também são características, sendo duplas e laterais. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A traseira deste modelo está extremamente agressiva, não fosse a versão de competição. Passamos a seguir em detalhe os pormenores da traseira. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A iluminação traseira fica a cargo de 3 farolins de cada lado. Os farolins, todos eles são texturados, fixos sobre as bases cromadas. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A tampa da mala conta com uma simulação do sistema de fixação de segurança em borracha muito realista. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Ao centro da mala, tal como o modelo de estrada, está situado o puxador de abertura da mala cromado. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Ao centro da mala, como seria de esperar, o logo da Ferrari em photo echt de alta qualidade. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione No topo da tampa da mala estão situados o que parecem ser os tampões de enchimento rápido de combustível. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione No interior da mala está toda uma quantidade de tubagens transparentes referente ao combustível, com uma definição impressionante. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione No fundo da mala do lado esquerdo estão os sistemas eléctricos do bombeamento de combustível. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Na ilharga traseira esquerda, está situado o tampão do combustível. Embora neste modelo só faz parte da carroçaria e mesmo no 1:1 não tem qualquer função. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A lateral esquerda não tem nada de diferente do lado direito a excepção do espelho retrovisor. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O espelho retrovisor exterior do tipo copo é cromado e com uma excelente definição. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Mais uma imagem relativa ao intermitente dianteiro. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A frente deste 365 GTB/4, tal como o restante modelo, denota uma brutalidade e agressividade impressionante. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Nos cantos interiores temos 2 entradas de ar para o motor. Em plástico e com um dimensionamento correcto da grelha. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Um pequeno orifício abaixo dos faróis serve para o arrefecimento dos discos de travão dianteiros. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Na parte inferior da dianteira existe uma entrada de ar adicional para arrefecimento do motor. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Os faróis extra, são de iluminação lateral, muito úteis em pista. São rectangulares com o vidro texturado e muito bem dimensionados. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Como não poderia deixar de ser. Ao centro da frente, o logo da Ferrari em decalque de alta qualidade. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O capot está dotado de 2 sistemas de exaustão de calor do motor. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione As saídas de ar quente tem uma grelha em metal que lhe dá uma visão muito realista. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Toda a envolvente do capot está cheia de marcações em cinza que retratam a fixação por pontos rebitados para reforçar o capot. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione De cada lado, no topo do capot, um sistema de trancamento do capot por alavanca em cromado. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Como fixação de segurança, este modelo tem um sistema por fivelas para fixar o capot. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A escova limpa vidros dianteira, bem dimensionada e bem detalhada. É uma escova única. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Do lado esquerdo, está o sistema de abertura de emergência do capot com um puxador em vermelho, bem dimensionado. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O volante é de estilo simples sem nada a salientar. O logo central está perfeitamente dimensionado e posicionado. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O quadrante está sublime. Todos os manómetros são diferentes. Todos eles têm uma definição fantástica onde podemos ver as velocidades. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Detrás do banco traseiro está situado o extintor. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Na consola central temos os interruptores referentes a bombas de gasolina e outros dispositivos do motor. Tudo fixo numa base com .simulação de rebites. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Do lado direito do quadrante está situado um piloto de grandes dimensões vermelho, o qual não consigo precisar a sua utilidade. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione No centro do tablier estão situados os difusores da soufagem. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione A consola central, é simples. De salientar o selector de mudanças em cromado. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O banco do acompanhante é idêntico a versão comercial com os cintos em tecido. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O interior do capot em preto fosco com textura simulando um forro. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O motor V12 está excepcional com as tampas das válvulas em vermelho até impõe respeito. Passo a seguir a detalhar os pormenores. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Os cabos das velas em amarelo e fixos por abraçadeiras estão bem dimensionados e bem aplicados. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Na parte mais atrás do motor, do lado esquerdo, podemos ver as bombas principais de travagem. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Tal como o modelo comercial, os macacos simulam na perfeição os macacos hidráulicos e são funcionais. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Os filtros de óleo está bem posicionados em bem dimensionados. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Debaixo dos filtros de óleo podemos ver o alternador. Sendo uma das melhores reproduções deste elemento que já tenho visto extremamente realista. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Do lado direito do motor, está situada a bateria com os referidos cabos de alimentação. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Nas tampas das válvulas vermelhas está o logo Ferrari, perfeitamente definido e visível. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione Do lado esquerdo, na cava da roda, está a etiqueta do modelo. Neste caso é pintada. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione O radiador de líquido de arrefecimento está perfeito sendo que o dimensionamento do "ninho" está fabuloso e muito realista. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione |
Na minha opinião uma das melhores réplicas do modelo em escala 1:18.
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