terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione (1973)









O Ferrari 365 GTB/4 "Daytona" não foi concebido nem projectado para utilização em competição, mas como todos os Ferrari tinha os atributos necessários para tal: um motor poderoso, chassis competentes e aerodinâmica refinada. A suua velocidade, potência e aerodinâmica impulsionou-o para as grandes corridas de resistência de época, como Le Mans, Sebring e Daytona.

Luigi Chinetti foi o primeiro a provar o potencial do 365 GTB/4 de competição que terminou em quinto lugar geral em Le Mans em 1971. Testemunhando a promessa dessas primeiras tentativas, Enzo Ferrari finalmente optou por iniciar o desenvolvimento do Daytona de competição. O desenvolvimento começou na divisão Clienti Assistenza no Verão de 1971.

Os modelos da 3ª Série, em particular, são similares na aparência a seus predecessores imediatos, mas as modificações mais importantes são visíveis neste último e mais evoluído 365 GTB/4 Competizione. 
Tampas de enchimento de combustível foram localizados em ambas as asas traseiras para facilitar o reabastecimento durante as corridas de longa distância. As janelas eram feitas de vidro, como a série anterior, e os carros receberam um spoiler mais profundo. A frente ficou mais estreita, e voltaram novamente a colocar o capot, tampa da mala e portas em alumínio novamente, para reduzir o peso.



Além da suspensão e modificações de travões, vários desenvolvimentos incluíram diferentes êmbolos de motor, as bielas, maiores veios de excêntricos de elevação, jactos de carburador maiores e uma caixa de ar maior para maior entrada de ar para a admissão. Ao todo, os modelos da 3ª Série foram os mais evoluídos e potentes de todos os 365 GTB/4 Competizione.
Apesar dos inúmeros melhoramentos realizados em privado, apenas os 15 carros de fábrica, preparados em Maranello entre 1971 e 1973 são considerados como verdadeiros 365 GTB/4 Competizione. Eles provaram um tremendo sucesso em pista, garantindo vitórias de classe em Le Mans em 1972, 1973 e 1974. Aliás, em 1972, os 365 GTB/4 Competizione ocuparam os cinco primeiros lugares da categoria GT. Nas 24 Horas de Daytona em 1979, um 365 GTB/4 Competizione terminou em segundo lugar geral em um carro que tinha seis anos de idade!

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione 1973
O Ferrari 365 GTB/4 Competizione aqui apresentado, chassis n º. 16.363, foi o segundo da 3ª Série construído, concluído em 1 de Março de 1973. Foi comprado novo através do importador Charles Pozzi SA em Paris-Levallois Perret,  França. Originalmente terminou em Rosso Chiaro, foi imediatamente dado o uniforme vermelho e branco de seu patrocinador, a empresa de eletrodomésticos Thomson, por Carrosserie G. Rivillon em Paris. Também foi equipado com um pequeno spoiler dianteiro abaixo da grelha, que se destinava a permitir velocidades ainda maiores na recta Mulsanne em Le Mans. Também foi equipado com um difusor traseiro com o mesmo propósito. Uma característica única neste carro particular, o que o torna imediatamente reconhecível em fotografias de época em Le Mans em 1973.


O modelo apresentado Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione, clean body
 Kyosho.


Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Este modelo kyosho embora com a mesma carroçaria que o 365 GTB/4 tem muitas
alterações visto ser um exemplar de competição.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Os farolins dianteiros de intermitentes e presença estão bem definidos com
um rebordo em preto, simulando a borracha vedante.
No canto posterior do farolim está colocado o logo da Ferrari
com extrema definição.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
No topo dos guarda-lamas dianteiros este modelo tem duas barbatanas,
elemento aerodinâmico. Mais a frente veremos mais pormenores destes elementos.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
As jantes de 5 raios, douradas, estão bem dimensionadas.
O pneu tem uma qualidade extrema e como podemos ver o próprio logo
dos pneus "Good Year"
Pelo centro das jantes podemos apreciar os discos de travão perfurados e as bombas de travão.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Como seria de esperar, no guarda-lama está o escudo da Ferrari de grandes dimensões.
Neste caso não é um erro de dimensão mas sim uma fiel reprodução uma vez que
este modelo tinha este logo de grandes dimensões.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O enquadramento da porta está bastante perfeito.
O aro da porta em cinzento metalizado, acompanha a porta na abertura.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Nas portas tem 2 elementos, os quais não tenho a certeza de qual a finalidade.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O puxador da porta é idêntico a versão de estrada e está igualmente
bem definido. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Eis uma das características deste Kyosho.
O vidro lateral deslizante e curiosamente funcional, um pequeno detalhe com um grande
impacto visual.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
As saídas de escape deste modelo também são características, sendo duplas e
laterais.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O vidro traseiro de custódia, é idêntico ao modelo de estrada.
De salientar novamente a pequena grelha de extracção de ar.
O friso do vidro é pintado em cinzento metalizado.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Nesta imagem podemos ver a brutalidade das cavas da roda deste modelo. Lindo.
Obviamente os pneus traseiros são enormes em relação aos dianteiros, mas estão perfeitos sendo que representa
fielmente o modelo original.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A traseira deste modelo está extremamente agressiva, não fosse a versão de competição.
Passamos a seguir em detalhe os pormenores da traseira.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A iluminação traseira fica a cargo de 3 farolins de cada lado.
Os farolins, todos eles são texturados, fixos sobre as bases cromadas.
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A tampa da mala conta com uma simulação do sistema de fixação de segurança em borracha
muito realista.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Ao centro da mala, tal como o modelo de estrada, está situado
o puxador de abertura da mala cromado.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Ao centro da mala, como seria de esperar, o logo da Ferrari em photo echt de alta qualidade.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
No topo da tampa da mala estão situados o que parecem ser os tampões de enchimento
rápido de combustível.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
No interior da mala está toda uma quantidade de tubagens transparentes
referente ao combustível, com uma definição impressionante.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
No fundo da mala do lado esquerdo estão os sistemas eléctricos do bombeamento de combustível.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Na ilharga traseira esquerda, está situado o tampão do combustível.
Embora neste modelo só faz parte da carroçaria e mesmo no 1:1 não tem
qualquer função.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O vidro traseiro tem o friso de contorno cinza prata.
Por cima do vidro estão as barras de sustento de emergência do vidro.
Estas barras serviam nada mais nada menos que para segurar o vidro. Devido a potência e velocidade
eram grandes as probabilidades do vidro traseiro sair.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A lateral esquerda não tem nada de diferente do lado direito a excepção do espelho retrovisor.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O espelho retrovisor exterior do tipo copo é cromado e com uma excelente definição.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Mais uma imagem relativa ao intermitente dianteiro.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A frente deste 365 GTB/4, tal como o restante modelo,
denota uma brutalidade e agressividade impressionante.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Nos cantos interiores temos 2 entradas de ar para o motor.
Em plástico e com um dimensionamento correcto da grelha.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Um pequeno orifício abaixo dos faróis serve para o arrefecimento dos
 discos de travão dianteiros. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Na parte inferior da dianteira existe uma entrada de ar adicional para arrefecimento do motor.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Os faróis principais são duplos com as ópticas texturadas e com uma qualidade
impressionante.  Existe um  farol adicional de iluminação lateral.
Todo o sistema de iluminação dianteira está protegido com uma capa de poli-carbonato transparente. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A grelha dianteira de arrefecimento do sistema de refrigeração, não tem nada particular.
É uma grelha rectangular com os favos bem dimensionados tal qual as grelhas laterais. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Os faróis extra, são de iluminação lateral, muito úteis em pista.
São rectangulares com o vidro texturado e muito bem dimensionados.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Como não poderia deixar de ser. Ao centro da frente, o logo da Ferrari em decalque de alta qualidade.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O capot está dotado de 2 sistemas de exaustão de calor do motor. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
As saídas de ar quente tem uma grelha em metal que lhe dá uma visão muito realista.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Toda a envolvente do capot está cheia de marcações em cinza que retratam a fixação
por pontos rebitados para reforçar o capot.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
De cada lado, no topo do capot, um sistema de trancamento do capot por alavanca
em cromado. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Como fixação de segurança, este modelo tem um sistema por fivelas para fixar o capot.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O para-brisas, tal como o vidro traseiro tem pontos de fixação reforçados.
Este sistema também proporcionava uma rápida substituição do para-brisas se fosse necessário.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A escova limpa vidros dianteira, bem dimensionada e bem detalhada.
É uma escova única.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Passando a interiores.
O forro da porta simples, com um puxador de grandes dimensões.
Podemos apreciar as concavidades onde fixam os parafusos do forro todo a sua volta.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O pedal de acelerador, praticamente não se vê, já que fica mesmo ao fundo do piso.
Está bem dimensionado, mas como não tem visibilidade o pormenor da borracha está algo descuidado.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Do lado esquerdo, está o sistema de abertura de emergência do capot com  um puxador
em vermelho, bem dimensionado.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O volante é de estilo simples sem nada a salientar.
O logo central está perfeitamente dimensionado e posicionado.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O quadrante está sublime. Todos os manómetros são diferentes.
Todos eles têm uma definição fantástica onde podemos ver as velocidades.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A bacquet do condutor está impressionante. Os cintos em tecido. As fivelas cromadas
com uma definição fantástica.
O interior da bacquet é perfurada e com textura em veludo. Um pormenor de grande definição
e de alta qualidade. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Detrás do banco traseiro está situado o extintor.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Na consola central temos os interruptores referentes a bombas de gasolina e outros dispositivos
do motor. Tudo fixo numa base com .simulação de rebites.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Do lado direito do quadrante está situado um piloto de grandes dimensões
vermelho, o qual não consigo precisar a sua utilidade.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
No centro do tablier estão situados os difusores da soufagem.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
A consola central, é simples. De salientar o selector de mudanças em cromado.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O banco do acompanhante é idêntico a versão comercial com os cintos em tecido.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O interior do capot em preto fosco com textura simulando um forro.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O motor V12 está excepcional com as tampas das válvulas em vermelho
até impõe respeito. Passo a seguir a detalhar os pormenores.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Os cabos das velas em amarelo e fixos por abraçadeiras
estão bem dimensionados e bem aplicados. 

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Na parte mais atrás do motor, do lado esquerdo, podemos ver as bombas principais
de travagem.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Tal como o modelo comercial, os macacos simulam na perfeição
os macacos hidráulicos e são funcionais.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Os filtros de óleo está bem posicionados em bem dimensionados.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Debaixo dos filtros de óleo podemos ver o alternador.
Sendo uma das melhores reproduções deste elemento que já tenho visto
extremamente realista.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Do lado direito do motor, está situada a bateria com os referidos cabos de alimentação.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Nas tampas das válvulas vermelhas está o logo Ferrari, perfeitamente definido
e visível.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
Do lado esquerdo, na cava da roda, está a etiqueta do modelo. Neste caso é pintada.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione
O radiador de líquido de arrefecimento está perfeito
sendo que o dimensionamento do "ninho" está fabuloso e muito realista.

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione

Termina aqui a apresentação deste belo exemplar da Kyosho.
Na minha opinião uma das melhores réplicas do modelo em escala 1:18.

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