domingo, 25 de agosto de 2013

Ferrari 365 GTB/4 (1971)









O 365 GTB4 foi o substituto do 275 GTB4, e como os novos Ferrari da época fez a sua aparição pública do Salão de Paris no Outono de 1968.
Imediatamente este GTB4 ficou conhecido como "Daytona" embora este título, não oficial, foi dado pela comunicação pública supostamente pelas diversas vitórias conseguidas pela Ferrari nas 24h Daytona em 1967. No entanto, embora nome não oficial, este modelo continua ainda hoje chamado por Ferrari Daytona. Este foi o último modelo com motor 12 cilindros a ser vendido pela Ferrari nos EUA até 1984, quando o Ferrari Testarossa foi anunciado. 

Os protótipos da época eram baseados na dianteira do 275 GTB4, mas o projecto deste 365 GTB4 era radicalmente diferente. A frente seria em cunha e de forma muito mais angular onde a frente levaria em toda a sua largura uma protecção em plexiglas no qual, no seu interior, estariam instalados um conjunto de faróis duplos de cada lado acompanhados para cada lado com os indicadores de direcção como se pode ver na imagem abaixo.




Em 1971 este sistema de iluminação dianteiro foi substituído pelo sistema "twin retractable" faróis retracteis derivado a mudanças na legislação dos EUA que não permitiam o uso de faróis que ficassem detrás de qualquer tampa.
Como este modelo foi projectado para cumprir as normas dos EUA derivado ao importante numero de vendas nesse mercado a alteração tinha que ser feita.
Tinha sido projectada uma solução de faróis externos mas isso iria perturbar a dianteira tipo cunha, pelo que foram adoptados os faróis retracteis uma vez que na forma recolhido a carroçaria mantém o perfil original.

O 365 GTB4 foi desenhado muito mais agressivo que o seu antecessor, o enorme e imponente capot  dava asas a uma aerodinâmica perfeita. Foi desenhado por Pininfarina e construído por Scaglietti com a carroçaria em aço e as portas, capot e tampa da mala em alumínio. Mais tarde em produção as portas passaram a ser em aço também.
Um ano após a apresentação foi apresentado a versão Spider, 365GTS4 que foi apresentada em Frankfurt em 1969.

Esta versão era idêntica a versão 365 GTB4 a nível de frente, interior e traseira, diferindo do tecto escamoteável em lona. Este modelo foi muito popular no mercado Norte Americano chegando a ser 10% da totalidade de vendas do modelo 365 GTB. Sendo este Spider tão cobiçado, nos anos 80`s muitos destes 365 GTB4 viram os seus tejadilhos cortados para serem convertidos em Spider.
Ambos as versões foram produzidas até 1973 sendo fabricados 1284 GTB e 122 GTS.

Em competição o 365 GTB4 foi muito bem sucedido na sua classe GT, acupando as 5 primeiras posições em 1972 e repetindo a mesma vitória em 1973 e 1974.
Em 1979, ainda conseguiu um segundo lugar da geral nas 24h de Daytona. Um grande resultado tendo em conta que este modelo já tinha saído de produção em 1973.

Em 1971 uma revista britânica, a Autocar efectuou um teste de estrada em vários níveis contando com vários testes.

          1. 0-95km/h - 5,4 seg.
          2. 0-160km/h - 12,6 seg.
          3. Aceleração entre 167km/h e velocidade máxima 280km/h em 13,4 seg.

Sendo que estes tempos remetiam para um desempenho fabuloso deste motor 4.390cc.

Passemos então a analizar o motor deste 365 GTB4.

Motor V12 de 4.390cc com 352hp as 7500rpm. TOHC árvore de cames duplas com 2 válvulas por cilindro. 6 carburadores Weber 40 DCN 20 e uma vela por cilindro. 
Caixa de 5 velocidades + R. Este modelo já contava com travões de disco as 4 rodas e suspensão independente. Como velocidade máxima temos uns módicos 280Km/h.


Modelo apresentado Ferrari 365 GTB4 de 1971
Kyosho

Ferrari 365 GTB/4
Ferrari 365 GTB/4
Ferrari 365 GTB/4
Ferrari 365 GTB/4
Ferrari 365 GTB/4
A frente deste 365 GTB/4 em forma de cunha.
Ferrari 365 GTB/4
Os para-choques dianteiros de pequenas dimensões protegem ligeiramente
os canto da frente.
Os para-choque são cromados e ao centro tem uma simulação em preto fosco imitando borracha.
Ferrari 365 GTB/4
Os intermitentes dianteiros prolongam-se pelo guarda-lama.
Estes farolins tem um rebordo em preto fosco e o vidro é texturado.
Como particularidade tem o logo da Ferrari na parte posterior do farolim, com uma excelente definição.
Ferrari 365 GTB/4
As jantes de 5 raios tem um corte perfeito com um spinner central.
Os pneus são em borracha de boa qualidade. 
Ferrari 365 GTB/4
Na parte inferior traseira de cada guarda-lama está o logo do criador da carroçaria "Pininfarina"
Este logo é em decalque com bastante qualidade.
Ferrari 365 GTB/4
O enquadramento dos vidros laterais está perfeito.
Copmo podemos ver na imagem todos os vidros estão separados pelos correspondentes frisos cromados.
Os vidros tem uma excelente transparência e não distorcem praticamente uma visão do interior.
Abrindo a porta os frisos do vidro acompanham a porta.
Ferrari 365 GTB/4
O puxador exterior da porta está bem colocado e dimensionado.
No entanto o canhão de porta é algo grotesto e ridículo...
Um pequeno circulo cinzento? Esta é um grave defeito desta reprodução 1:18
Ferrari 365 GTB/4
O vidro traseiro de custódia está perfeito. Temos o friso na envolvente do vidro.
Na parte mais atrás do vidro temos uma pequena entrada de ar para o habitáculo em forma de guelra.
Como podemos ver, sobre os vidros existe um friso cromado que acompanha todo o tejadilho deste a traseira até a frente com uma excelente definição.
Ferrari 365 GTB/4
Pormenor muito interessante.
A antena do auto-radio fixa na ilharga traseira direita, extremamente bem definida.
Ferrari 365 GTB/4
A traseira deste modelo é simples mas ao mesmo tempo imponente.
Ferrari 365 GTB/4
Uma traseira bastante robusta e imponente.
2 saídas de escape duplas. Os clássicos farolins redondos e os para-choques divididos.
Ferrari 365 GTB/4
Em detalhe podemos apreciar as ponteiras de escape cromadas e recortadas. Com alguma atenção podemos ver por
debaixo as panelas de escape.
Ferrari 365 GTB/4
Os para-choques traseiros, tal como os dianteiros são divididos em 2 sendo que
ao centro temos uma simulação de borracha. 
Ferrari 365 GTB/4
Os farolins traseiros duplos assentes sobre bases cromadas.
Os farolins tem o vidro texturado.
Sob- cada para-choques existe um aplique que aparenta ser as luzes de marcha atrás.
Se assim for é mais um defeito de concepção sendo que a definição é péssima. 
Ferrari 365 GTB/4
Ao centro da tampa da mala está situada a placa de matrícula com algum relevo,
dando um realismo bastante interessante.
Sobre a matrícula está o puxador de abertura da mala em cromado
perfeitamente bem dimensionado.
Ferrari 365 GTB/4
No topo da tampa da mala, como não poderia deixar de ser,
temos o logo da Ferrari em Photo-echt de alta qualidade.
Ferrari 365 GTB/4
O óculo traseiros está contornado com um friso em cinzento metalizado simulando o cromado.
Sob o óculo podemos ver os pontos de fixação superior dos cintos de segurança em cromado.
Ferrari 365 GTB/4
O interior da bagageira tem uns pequenos detalhes a salientar. O interior é preto fosco,
sendo que, como se pode ver na imagem, existem 2 círculos em relevo. Estes círculos são
os pontos de corte para os bucais de combustível da versão competição 365 GTB/4 Daytona 
Ferrari 365 GTB/4
O interior da bagageira é em veludo preto. 
Ferrari 365 GTB/4
Na ilharga traseira esquerda está situado o tampão de combustível,
característico dos modelos comercializados.
Ferrari 365 GTB/4
Nunca é demais salientar a imponente frente deste 365.
Na lateral esquerda destaca-se o espelho retrovisor exterior.
Ferrari 365 GTB/4
O espelho retrovisor cromado de formato redondo está bem dimensionado.
Ferrari 365 GTB/4
Passemos a dar algum  destaque ao detalhamento da frente deste Kyosho.
Ferrari 365 GTB/4
Como tínhamos referido anteriormente, o intermitente dianteiro tem o vidro texturado como
podemos ver nesta imagem.
Ferrari 365 GTB/4
O para-choques dianteiro dividido em 2 partes com o centro a imitar a borracha de protecção-
Ao centro uma grelha rectangular permite o arrefecimento do radiador
de agua do motor. 
Ferrari 365 GTB/4
Um dos grandes pontos fortes deste modelo que o valoriza em relação aos outros fabricantes
como a HW são de facto os faróis retracteis funcionais.
Ferrari 365 GTB/4
Os faróis retracteis duplos. As ópticas aplicadas sobre uma base cromada com o vidro texturado.
Ferrari 365 GTB/4
Aqui mais ao pormenor o canto do para-choques dianteiro,
Ferrari 365 GTB/4
Mais em detalhe uma visão da grelha dianteira.
Ao centro do capot, a imagem de marca do logo Ferrari.
Ferrari 365 GTB/4
Ao centro do imponente capot temos a entrada de ar do motor.
Ferrari 365 GTB/4
Como detalhe estas entradas de ar tem uma grelha metálicas.
Ferrari 365 GTB/4
O para-brisas está bem colocado com um friso em cinzento metalizado.
Quanto as escovas penso que a Kyosho poderia ter dado um tratamento melhor a este pormenor.
Estão demasiado grandes e mal definidas.
Ferrari 365 GTB/4
O interior deste 365 GTB/4 é deveras uma das grandes surpresas deste modelo com uma qualidade
inigualável.
O forro da porta está muito realista. Temos o descanso do braço. A textura ondulada
do centro imitando pele. Uma grelha cromada de grandes dimensões
referente ao altifalante. No centro temos o manípulo de abertura interior.
Como pormenor de destaque a alavanca de destrancamento e trancamento interior no topo do forro.
Ferrari 365 GTB/4
O piso interior forrado em veludo preto.
Aqui o pedais poderiam ter outra graça. O pedal do acelerador está ligeiramente deslocado
embora bem dimensionado.
Ferrari 365 GTB/4
O volante, de particularidade desportiva está bem detalhado simulando os braços
metálicos. Ao centro o logo Ferrari.
Do lado esquerdo do volante, 2 manípulos para iluminação e intermitentes.
Ferrari 365 GTB/4
O quadro de bordo deste modelo está com uma qualidade impressionante.
Todos os manómetros estão detalhados e com alguma atenção podemos ver inclusive a numeração dos mesmos.
Ferrari 365 GTB/4
O painel de bordo tem uma textura diferente do habitual, algo rugosa, mas agradável a vista.
Ao centro do painel temos a simulação de diversos interruptores da soufagem.
Ferrari 365 GTB/4
Na parte superior do painel de bordo estão os difusores da soufagem extremamente bem definidos.
Um detalhe que faz toda a diferença.
Ferrari 365 GTB/4
A consola central está repleta de detalhe.
A alavanca de velocidades bem dimensionada. Ao lado alguns interruptores
do tipo tecla.
Ferrari 365 GTB/4
Mais a direita na consola central, temos uma reprodução de um auto-radio.
Ferrari 365 GTB/4
Na zona mais atrás da consola central, está situado o travão de mão.
Ferrari 365 GTB/4
Os bancos deste modelo estão bem moldados e bem dimensionados.
Os cantos do banco tem o formato dos pontos de costura.
Ferrari 365 GTB/4
O interior do motor está a condizer com a restante qualidade do modelo.
Ferrari 365 GTB/4
O interior do capot tem uma simulação de malha térmica em cinzento com um
realismo impressionante. estão também detalhadas todas a travessas de reforço
do capot.
Ferrari 365 GTB/4
No motor assim que abrimos, chama logo a atenção a enorme caixa do filtro de ar logo ao centro.
Com a simulação dos parafusos de aperto por cima.
De salientar também a excelente aplicação dos macacos hidráulicos para abertura e sustento do capot que estão excelentes e perfeitamente funcionais.
Ferrari 365 GTB/4
Começando pelos pormenores. Do lado esquerdo mais atrás, temos o depósito de agua do limpa-vidros "em azul"
e o depósito de óleo de travões em branco.
Ferrari 365 GTB/4
Os fios das velas em vermelho, extremamente realistas, sendo que inclusive podemos ver
as inscrições nos próprios fios.
A tampa da válvulas em preto com o logo Ferrari extremamente preciso.
Ferrari 365 GTB/4
Um elemento raramente detalhado em modelos 1:18
o Alternador está perfeitamente detalhado neste Kyosho
tal qual como no 1:1 é de montagem invertida.
Ferrari 365 GTB/4
O radiador de líquido de arrefecimento está perfeitamente definido quer nos carteres
quer no ninho.
Ferrari 365 GTB/4
Aqui está apresentado o amortecedor do capot em pormenor.
Ferrari 365 GTB/4
Na zona interior da cava da roda do lado direito está o autocolante descritivo do modelo
bem dimensionado, embora não seja de alumínio.
Ferrari 365 GTB/4
Ligeiramente atrás da etiqueta do modelo, estão as caixas dos fusíveis com as
descrições dos mesmos na parte superior.
Ferrari 365 GTB/4
Na zona mais atrás do motor, e praticamente escondidos, estão
os distribuidores de ignição.

Ferrari 365 GTB/4
A parte inferior deste 365 também está extremamente bem detalhada e completa.
Ferrari 365 GTB/4
Na zona frente, podemos ver o cárter do motor e da caixa de velocidades.
Em cada roda estão, extremamente realistas, os triângulos de suspensão e os braços de direcção.

Ferrari 365 GTB/4
Aqui está em pormenor o detalhe do sistema de suspensão dianteira. Brilhante.
Ferrari 365 GTB/4
Ao centro, de cada lado, estão 2 monumentais panelas de escape.
Podemos ver também , ao centro, a transmissão e parte da estrutura do chassi.

Ferrari 365 GTB/4
Na zona traseira, temos as panelas de escape terminais, com as respectivas ponteiras.
Está também detalhado o diferencial traseiro.

Ferrari 365 GTB/4
Os triângulos traseiros também estão correctamente detalhados. e inclusive podemos apreciar os foles de transmissão
traseiros.
Ferrari 365 GTB/4

Termina aqui a apresentação deste fabuloso modelo da Kyosho.

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