sábado, 4 de maio de 2013

Ferrari 166MM (1948)









Para comemorar o seu primeiro grande sucesso no prestigiado 1948 Mille Miglia, Ferrari modificou o seu bem-sucedido 166 S e fez uma série de carros chamada de 166 MM.
Enzo pediu a prestigiada Touring para dar corpo a sua mais recente série de carros desportivos. Após Felice Bianchi, que tinha iniciado o projeto, ter falecido. O seu filho Carlo Bianchi ficou destinado a termina-lo juntamente com Frederico Formenti. Eles apresentaram um modelo a escala 1:10 o qual foi aprovado por Enzo Ferrari para dar inicio a sua produção.
A carroçaria deste MM foi criada por Touring, utilizando a sua técnica patenteada "Superleggera" que consistia em aplicar painéis de alumínio a uma estrutura tubular "chassi" que assim a tornava mais resistente e leve.



O Ferrari 166MM foi apresentado em 1948 no "Turin Motor Show" e foram produzidas 33 unidades e foi produzido até 1953 com imenso sucesso até serem superados por motores Lampredi. O 166 MM evoluiu para 195S e rapidamente passou para o 212 Export.

Motor Colombo V12 de 24Valvulas, 2 por cilindro e sistema SOHC de 1995cc com 103Kw (140hp) as 6600rpm alimentado por 3 carburadores Weber 32DCF com caixa de 5 velocidades, atingia uma velocidade máxima de 220Km/h e tinha 650kg de peso.



Modelo apresentado Hot Wheels Elite, 
Limited 1 de 10000,  vermelho.

Ferrari 166 MM
Ferrari 166 MM
Ferrari 166 MM
Ferrari 166 MM
Ferrari 166 MM
Ferrari 166 MM
No perfil direito podemos ver a perfeição do corte lateral que simula o friso,
com inicio na frente e termo na traseira.
O corte e a centragem das portas estão perfeitas.
Ferrari 166 MM
Jantes Multi-raios em plástico, com porca central tipo Rudge.
A cava da roda está perfeitamente enquadrada no pneu.
Ferrari 166 MM
Pormenor das jantes multi-raios. Os pneus são em plástico perdendo
alguma qualidade, são demasiado artificiais. 
Ferrari 166 MM
A ilharga traseira arredondada com o termo do friso.
Ferrari 166 MM
O conjunto da traseira.
Ferrari 166 MM
No conjunto da traseira temos bastantes detalhes que passo a demonstrar seguidamente.
Ferrari 166 MM
Na parte inferior temos as 2 ponteiras de escape simples em alumínio.
Ferrari 166 MM
No centro da bagageira temos o local da matrícula com um friso em alumínio cromado.
De cada lado os farolins de posição e travagem perfeitamente dimensionados
sobre um suporte cromado.
Ferrari 166 MM
Na parte superior temos o puxador de abertura da bagageira
e o logo Ferrari em alumínio e o logo Superleggera por debaixo.
Ferrari 166 MM
Abrindo a bagageira, ou melhor dito, o habitáculo do pneu suplente.
Temos um pneu e jante idêntico aos que equipam o modelo.
Temos também o depósito de combustível.
O interior da tampa é cinzento claro.
Ferrari 166 MM
O depósito de combustível a esquerda e o respectivo tampão cromado.
Ferrari 166 MM
Do lado esquerdo a porta de acesso ao acompanhante,
Ferrari 166 MM
Passando a detalhar a parte dianteira deste 166 MM.
Ferrari 166 MM
Uma entrada de ar central para a alimentação do motor.
Ferrari 166 MM
As entradas de ar vistas de outra perspectiva.
Ferrari 166 MM
A cada lado do capot do motor estão as legendas Superleggera em alumínio extremamente
bem definidas.
Ferrari 166 MM
A frente engloba uma grelha de grandes dimensões 2 faróis e um farol auxiliar ao centro.
Ferrari 166 MM
Grelha de grandes dimensões para arrefecimento do radiador
do líquido refrigerante. Na envolvente da grelha temos um friso cromado em alumínio.
Ferrari 166 MM
Os faróis dianteiros estão bastante bem detalhados, sendo que o centro do farol
no seu interior é algo artificial.
Ferrari 166 MM
A frente tem um corte característico arredondado. Este corte proporcionava características aerodinâmicas
a este 166 MM, além de algum glamour e design.
Ferrari 166 MM
O farol adicional dianteiro de dimensões idênticas aos restantes.
Bem detalhado mas algo inestético no modelo.
O vidro, tal como os outros faróis, tem o espelhado detalhado.
Ferrari 166 MM
Este modelo já incluía 2 pequenos para-brisas, muito bem detalhados neste Elite,
sendo que as próprias bases dos vidros são em alumínio, na íntegra.
Ferrari 166 MM
Passando aos interiores, nem tudo é surpreendente mas é bastante interessante.
Ferrari 166 MM
Os forros das portas, não estão praticamente detalhados, passando só a ter uns pequenos realces.
Ferrari 166 MM
O piso está totalmente forrado em veludo creme, com um acabamento bastante interessante.
A alavanca das mudanças é bastante realista, imitando o próprio fole.
Ferrari 166 MM
Do lado direito, os pedais foram colocados por favor, sem um mínimo detalhe. Merecia melhor.
Ferrari 166 MM
Os bancos, tipo baquet, são bastante realistas e estão muito bem moldados.
A parte traseira dos bancos, também está forrada a veludo creme.
Ferrari 166 MM
Sobre o painel de bordo o pequeno detalhe do espelho
retrovisor bem dimensionado.

Ferrari 166 MM
O volante de 3 raios está bem dimensionado. Podemos notar a diferença da simulação
entre o interior em metal e o exterior em madeira. Embora imitação está bem conseguido.
Ferrari 166 MM
Vista geral do quadro de bordo.
Os manómetros estão perfeitamente detalhados. No velocímetro inclusive podemos
apreciar a marca Jaeger e o logo Ferrari.
Ferrari 166 MM
A abertura do capot do motor é frontal, sendo que este motor guarda algumas surpresas
bastante interessantes.
Ferrari 166 MM
No seu conjunto chama-nos logo a atenção os grandes filtros de ar ao centro.
O interior do capot, tal como o da bagageira em cinzento.
Ferrari 166 MM
Em ambas tampas das válvulas temos o logo Ferrari.
Ferrari 166 MM
Do lado direito, para além de poder-mos ver os recortes para a saída de calor do motor,
temos a placa de modelo em alumínio.
Ferrari 166 MM
Junto ao corta-fogo do habitáculo está uma unidade com a designação gravada
embora não tenho a certeza qual a sua representação.
Ferrari 166 MM
Do lado esquerdo junto ao corta-fogo do habitáculo está a caixa de relés,
todos eles com indicações e etiquetas. Inclusive podemos
ver os terminais de ligação a placa.
Ferrari 166 MM
Do lado esquerdo junto ao dissipador de calor, está o depósito de liquido
refrigerante com o tampão cromado.
Ferrari 166 MM
Na parte traseira do motor estão posicionados os 2 distribuidores e uma simulação
bastante má do que seriam as cablagens de ignição.
Ferrari 166 MM
Sobre o motor, os 3 corpos de filtros de ar extremamente realistas que tem ligação
directa aos carburadores Weber 32 DCF.
As redes dos corpos dos filtros são em alumínio.
Ferrari 166 MM
A parte inferior deste 166 MM também é bastante interessante.
Podemos apreciar na totalidade a base do chassi tubular em alumínio.
Ferrari 166 MM
Por debaixo na parte mais a frente está detalhado o radiador do liquido de arrefecimento.
Ferrari 166 MM
Na zona do motor podemos ver o cárter do motor e da caixa de velocidades.
Também as saídas dos escapes e as respectivas panelas de escape, uma de cada lado do chassi.
Ferrari 166 MM
Na parte traseira temos o diferencial e a respectiva transmissão de ligação a caixa de velocidades.
Junto a cada roda temos as lâminas da suspensão.
Após cada panela de escape temos o termo do escape, um de cada lado com a ponteira cromada em alumínio.
Ferrari 166 MM



Termina aqui a apresentação deste Ferrari 166 MM Hot Wheel s Elite.
O modelo está bastante bem conseguido, embora tenha algumas lacunas que poderiam ter sido melhoradas.
No entanto é um modelo com bastante qualidade e imprescindível numa colecção do segmento.




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