sábado, 4 de maio de 2013

Ferrari 125S (1947)









Itália, 1947 época após guerra. Enzo Ferrari queria construir um automóvel, que teria como difícil tarefa chamar a atenção de um mundo preocupado com a sua reconstrução. Para a ajuda na criação do projecto deste automóvel, Enzo Ferrari, convidou o prestigiado piloto e engenheiro da Alfa Romeo, Gioacchino Colombo, para dar-lhe a conhecer a sua ideia. A ideia de criar um automóvel com um chassi tubular com um motor V12 1496cc que poderia eventualmente usar um compressor para participar em competições. Enzo gostou de todas as propostas mas incrementou, ao projecto inicial que continha uma caixa de 4 velocidades frequentemente usada na época, uma caixa de 5 velocidades.
Lamentavelmente Gioacchino Colombo teve que retornar a marca mãe, Alfa Romeo, obrigando a Enzo a procurar novos projectistas para terminar o que já tinha sido iniciado. A criação do que viria a ser o 1º Ferrari  da história automóvel.
Com a chegada do designer e engenheiro Giuseppe Busso e Aurelio Lampredi o projecto tomou finalmente vida.







Unicamente foram criados 2 modelos e foram denominados "Ferrari 125S" a nomenclatura 125S provem da cilindrada de cada cilindro do motor V12, 125cc
A estreia do 125 S no circuito Piacenza foi, nas palavras do próprio Enzo Ferrari, "um fiasco."
Um dos automóveis ficou acidentado e o outro desistiu da corrida por avaria.
 Na verdade, Franco Cortese teve de desistir por causa de um problema com a bomba de combustível quando liderava a corrida. No entanto, após 4 meses, o 125 S estava de volta a pista 14 vezes, vencendo 6.
Foi este o 1º automóvel criado por Enzo, e foi com este modelo que nasceu uma das marcas de automóveis mais prestigiada e cobiçada do mundo.

Motor Colombo V12, 24 válvulas SOHC de 2 valvulas por cilindro e 1496cc com 87Kw (118cv) as 6800rpm. Transmissão com caixa de 5 velocidades, e tracção traseira atingia uma velocidade máxima de 210Km/h.



Modelo apresentado Hot Wheels Elite, Limited 1 de 10000,  representa o modelo
 na cor original Rosso Amaranto.

Ferrari 125S
Ferrari 125S
Ferrari 125S
Ferrari 125S
Ferrari 125S
Carroçaria característica do 125S com uma única abertura do lado do condutor.
Ferrari 125S
Do lado direito o 125S apenas tem um ligeiro rebaixo na carroçaria para o acesso.

Apresentação do modelo em pormenor
Ferrari 125S
Ferrari 125S
Apresentação do modelo em pormenor
As jantes deste modelo Elite tem uma qualidade e uma definição excepcional
Nesta imagem podemos apreciar o corte da frente do 125S. Ao mesmo tempo vemos
a definição do guarda-lamas dianteiro.
Ferrari 125S
As grelhas de escoamento de calor do motor, extremamente bem definidas
 e recortadas na carroçaria.
Ferrari 125S
A traseira mostra uma traseira ovalada e os guarda-lamas traseiros de grandes dimensões.
Ferrari 125S
O farolim único traseiro sobressai da carroçaria.
Ferrari 125S
Numa vista geral da traseira apreciamos todo o conjunto,  estrutura, farolim e escapes.
Ferrari 125S
O farolim traseiro, visto ser um modelo de competição
é utilizado, tal como nos dias de hoje, como indicador de posição em pista.
Ferrari 125S
Na parte inferior da carroçaria surgem as 2 ponteiras de escape de pequenas dimensões.
Também são visíveis as grelhas para o escoamento de calor do sistema de escape.  
Ferrari 125S
Na parte superior temos a bagageira, ou considerando melhor, o armazenamento do pneu suplente
como veremos adiante.
A bagageira tem simulados os 2 trincos de fecho da tapa.
Ferrari 125S
No interior da bagageira temos o pneu suplente, embora a jante que lá está
nada tem a ver com as instaladas no modelo uma vez que a qualidade e os acabamentos são bem inferiores.
O pneu suplente tem uma porca de aperto rápido ao centro.
Podemos ver também que a tampa da bagageira sustenta-se com uma vareta do lado direito. 
Ferrari 125S
Do lado esquerdo ao fundo, existe uma pequena bolsa, possivelmente de ferramenta.
Ferrari 125S
Do lado esquerdo temos também o tampão do depósito de combustível.
Ferrari 125S
Na lateral esquerda a única porta de acesso ao interior do veiculo.
Ferrari 125S
A frente deste 125S Elite é como se pode ver nas imagens, fabulosa.
Ferrari 125S
A cada lado da carroçaria encontra-se uma grelha cinza que é utilizada para arrefecimento
dos tambores de travão.
Ferrari 125S
Os faróis são exemplares, sendo extremamente realistas.
Um aro cromado e o vidro do farol texturado.
Ao fundo do farol vemos um pequeno círculo que representa a cúpula da lâmpada.

Ferrari 125S
A grelha dianteira cinza alberga alguns detalhes interessantes.
Ao centro temos o acessso ao starter ou arranque do motor.
Ao fundo, detrás da grelha, temos os radiadores.
Ferrari 125S
Na zona central do motor temos uma pequena grelha de dá acesso a entrada de ar no motor
directamente para os carburadores.
Ferrari 125S
Para completar a frente o típico logo da "Ferrari"
Ferrari 125S
O capot do motor, tal como o da bagageira, tem simulados 2 trincos para o fecho.
Ferrari 125S
No capot do motor temos as grelhas de arrefecimento do motor, estas grelhas estão perfeitamente
definidas, dimensionadas e recortadas na carroçaria.
Ferrari 125S
Para acabar com o detalhamento superior deste Ferrari termino com a viseira do lado do condutor.
Embora as 2 unidades que foram produzidas tinham as 2 viseiras.
Ferrari 125S
O interior deste Elite é mais um talão de Aquiles.
A porta tem um sistema de abertura funcional.
Ferrari 125S
Dois bancos simples, tipo baquet, sem qualquer tipo de cinto.
Ao centro, entre os bancos, podemos ver o sistema que prendia a lona da
separação dos lugares dianteiros, para o caso de não existir acompanhante.
Ferrari 125S
O Cockpit, além de simples é extremamente detalhado. 
Ferrari 125S
A parte inferior do cockpit em cinzento cor primário, tem textura
e os rebites de fixação do corta-fogo detalhados.
Ferrari 125S
A alavanca de velocidades algo sobre dimensionada, tem ligação directa a caixa de velocidades,
túnel onde está fixa. A alavanca tem a simulação do fole.
Ferrari 125S
Do lado direito temos os pedais, bem dimensionados.
O piso deste 125S é em veludo.
Ferrari 125S
O Cockpit tem todos os manómetros necessários e os interruptores de serviço.
Ao centro podemos ver o espelho retrovisor interior.
Ferrari 125S
O volante simula um volante em madeira, com os respectivos pontos de fixação.
Ferrari 125S
Nesta imagem podemos ver a definição e qualidade dos mostradores
onde podemos ver os ponteiros, a velocidade e o logo da marca.
Ferrari 125S
Entremos agora no habitáculo do motor.


É aqui, no motor, que neste modelo, bastante simples no geral, a Hot Wheels se aprimorou mais.
O motor V12 está extremamente bem detalhado no qual todas a tubagens e cablagens estão bem definidas e dimensionadas, não esquecendo os mais pequenos detalhes tal como as bobines de ignição e a própria bateria.
Ferrari 125S
O capot do motor, tal como a bagageira mantem-se abertos através de vareta.
Ferrari 125S
Do lado esquerdo temos a bateria com os respectivos cabos de alimentação.
Ferrari 125S
Ao fundo em amarelo temos os tubos de alimentação de gasolina.
Ferrari 125S
do lado direito temos um pequeno depósito que aparenta ser o óleo da caixa de velocidades,
corrijam-me se estou enganado.
Ferrari 125S
Nas tampas das válvulas do motor V12 temos a designação -125-
alusivo a cilindrada do motor e ao modelo.
Ferrari 125S
Aqui podemos ver a simulação dos 3 carburadores duplos.
Ferrari 125S
A frente, do lado esquerdo, temos o distribuidor com os respectivos cabos de alta tensão.
Ferrari 125S
Do lado esquerdo também está o tubo de liquido refrigerante superior entre o motor e o radiador.
Ferrari 125S
Aqui representado um elemento que penso ser o dínamo.
Ferrari 125S
A frente a cada lado estão situadas as bobines de ignição.
Ao lado está a bomba de gasolina onde liga o tubo de combustível e ligeirament
atrás o tampão do óleo do motor.
Ferrari 125S
Como não podia deixar de ser, o detalhamento inferior.
Podemos ver a estrutura tubular do chassi.
Ferrari 125S
O motor está suficientemente bem detalhado. Podemos ver o cárter do motor e o da caixa de velocidades.
Ao fundo podemos ver os colectores de escape.
Ferrari 125S
A frente no motor, temos diversos elementos mecânicos.
Ferrari 125S
Na parte traseira as panelas de escape e o diferencial traseiro.
Junto as rodas na horizontal temos as molas da suspensão, laminares.
Ferrari 125S

Termina aqui a apresentação deste Ferrari 125S Hot Wheels Elite.
é deveras uma pequena obra prima e uma peça exemplar.

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