terça-feira, 28 de maio de 2013

Aurélio Lampredi

Aurélio Lampredi, nasceu em Livorno, Itália em 1917. Em toda a sua história desenhou e projectou diversos motores para ciclomotores, automóveis e aeronáutica.

Aurélio Lampredi a esquerda, Gioacchino Colombo a direita.
A sua carreira teve início na Piaggio, fabricante de scooter Vespa, e posteriormente colaborou com a Isotta-Fraschini antes da II guerra mundial.
Lampredi foi convidado para fazer parte da Ferrari em 1946, onde projectou um motor V12 de 4.500cc, chamado de "motor Lampredi", que foi usado pela primeira vez no Ferrari 257S em 1950.
Os motores Lampredi foram usados em alternativa aos pequenos V12 criados por Gioacchino Colombo usados na maioria dos Ferrari da época.

Motor Lampredi
A sua projecção na Ferrari terminou em 1955 quando a Ferrari adquiriu a equipa de competição da Lancia e contratou o engenheiro Vittorino Jano da Alfa Romeo. Embora os motores Lampredi tivessem sido muito utilizados em Ferrari de estrada, rápidamente os V8 e V6 de Jano tomaram o seu lugar na competição.

Após cessar funções na Ferrari, Aurélio Lampredi foi para a Fiat, onde foi responsável pelo departamento de mecânica da marca até 1977. Lampredi foi o criador dos motores Twin-cam e DOHC, que foram usados nos automóveis Fiat durante 32 anos. No percurso de 1973 até 1982, foi chefe da equipa Abarth.
Aurélio Lampredi morreu em Livorno em 1989.

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