terça-feira, 21 de maio de 2013

Ferrari 250 Califórnia (1959)











O termo Spider foi aplicado ao modelo para diferenciar os seus chassi quanto a produção, uma vez que em 1957, época em que os cabriolet estava em voga, existiam 2 modelo em produção, o 250 Califórnia e o 250 GT Cabriolet.

O corpo deste Califórnia foi criado por Pininfarina e tinha o chassi em aço, com painéis em alumínio. Muito raramente eram completamente em alumínio e esses eram criados por Scaglietti em Modena (Itália).
Os primeiros modelos surgiram com chassi "LWB" e posteriormente passaram a ser produzidos com chassi mais curto "SWB". Eram produzidos nas mesmas linhas de montagem que os 250 Berlinetta, e todas as peças base do chassi: Suspensão, travões e direção com condução a esquerda eram exactamente iguais. O chassi era puramente um 250 Berlinetta da cintura para baixo. Somente o vidro a capota e as mançanetas eram diferentes.
Durante o tempo de produção muitas alterações foram feitas neste 250 Califórnia  as entradas de ar dianteiras, o habitáculo do motor foi remodelado, e mais notavelmente as asas traseiras com os farolins triangulares. Na iluminação dianteira alguns modelos foram produzidos com faróis cobertos, como o apresentado abaixo, e outros com os faróis descobertos. Esta decisão e opção era dada ao cliente na escolha do seu Ferrari.
Os últimos modelos produzidos finais de 1959 e inícios de 1960 tinham de série travões de disco as 4 rodas ao invés do sistema de tambor.
Os primeiros modelos Califórnia equipavam com motor V12 de  24 Válvulas e 2953cc, usavam uma bobine e distribuidor únicos. Mais adiante foram aplicadas 2 bobines e 2 distribuidores para que pudesse debitar os 260hp de potência.

O Ferrari 250 Califórnia não era propriamente um automóvel de corridas embora o motor tivesse sido modificado para dar o prazer de competição num descapotável.
Como meio de promoção do modelo em 1959 participou na prova de Le Mans tendo os pilotos Bob Grossman e Fernand Tavano obtido um parco 5º lugar.

Motor Colombo V12 de 24 Válvulas de 2953cc, sistema SOHC "Simple over-head camshaft" arvore de cames simples por cabeça, 3 carburadores Weber 36DCL, devitavam 240hp de potência e este modelo atingia 252Km/h.




Este modelo faz parte da coleção Movie Elite Edition. Neste caso este 250 Califórnia é uma réplica do filme
"Ferris Bueller´s Day Off" (O Rei dos Gazeteiros) de 1986 com Mattheu Broderick no papel principal




Modelo apresentado Ferrari 250 California SWB "(Ferris Bueller´s Day Off -1986)" movie,
Hot Wheels Elite, 1 de 5000.
 
Ferrari 250 California
Ferrari 250 California
Ferrari 250 California
Ferrari 250 California
Ferrari 250 California
A frente deste modelo é ligeiramente rebaixada.
O pneu fica ligeiramente embutido no interior do guarda.lama.
O guarda-lama tem uma ligeira aba para acompanhamento da cava da roda. 
Ferrari 250 California
Os pneus são em borracha de boa qualidade e estão extremamente bem definidos
As jantes em plástico e cor alumínio Borrani.
O aperto da jante é de porca única com spineer central.
Ferrari 250 California
De cada lado, nos guarda-lamas dianteiros temos as grelhas de dissipação de calor
do motor. 
Ferrari 250 California
Aqui as grelhas em pormenor, extremamente bem detalhadas.
O rebordo em cromado e o interior em rede de alumínio.
Ferrari 250 California
No topo de cada guarda-lama estão situados os pequenos
espelhos retrovisores. Estão bastante bem detalhados e como espelho tem película de alumínio.
Ferrari 250 California
O enquadramento da porta está perfeito e as folgas estão muito certas.
O puxador de abertura da porta é do tipo moleta.
Ferrari 250 California
O puxador da porta do tipo moleta está sublime e perfeito.
Está bem posicionado no painel da porta.
Ferrari 250 California
Passando agora a detalhar a traseira deste fantástico modelo não podia deixar
de mostrar esta imagem onde podemos apreciar a beleza do design deste modelodo final dos anos 50.
Ferrari 250 California
A traseira está extremamente bem detalhada e fiel ao original.
Os farolins lateráis acompanham a cunha das ilhargas,
detalhe típico dos modelos da época.
O para-choques cromado, acompanha toda a traseira do modelo.
Ferrari 250 California
Os farolins laterais onde podemos encontrar as luzes de presença e os intermitentes.
Estão perfeitamente bem detalhados, inclusive podemos apreciar o interior do farolim e as parábolas das lâmpadas.
Tudo isto numa peça única posicionada sobre uma base cromada. 
Ferrari 250 California
Na parte inferior 2 ponteiras de escape cromadas de cada lado com um acabamento
deveras realista.
Ferrari 250 California
De cada lado temos também 2 pequenos farolins
reflectores bem posicionados e que nem todos os modelos de série tinham.
Neste caso sendo uma réplica do modelo do filme têm que estar presentes. 
Ferrari 250 California
Sobre o para-choques traseiro os 2 farolins de chapa de matrícula, tipo bolha está cuidadosamente
detalhados.  
Ferrari 250 California
Na tampa da mala podemos encontrar o logo Ferrari em alumínio.
Um pouco mais abaixo temos o puxador de abertura da mala com uma definição perfeita.
O canhão da fechadura da mala é em alumínio e não foi esquecido.
Ferrari 250 California
A traseira deste modelo no modo geral está irrepreensível.
De modo geral a HW não deixou qualquer detalhe ao acaso o que torna este exemplar perfeito. 
Ferrari 250 California
Na parte superior da traseira temos 2 detalhes interessantes e exclusivos desta série e cor.
Os 2 pequenos ganchos cromados de cada lado servem para fixar a capota ou Hard-Top que
equipava este modelo e que não está incluído neste exemplar. Precisamente por ser uma
réplica do modelo do filme "Ferris Bueller´s Day off" onde o modelo não tem a capota. 
Ferrari 250 California
Do lado esquerdo temos o tampão de combustível em cromado.
Ferrari 250 California
Passando ao interior da bagageira. O interior da tampa da mala em preto fosco.
A bagageira no seu interior tem o pneu suplente, e uma zona de bagagem.
Ferrari 250 California
O interior da mala é integralmente forrado em veludo com uma divisória que
separa a zona de transporte do pneu suplente.
O pneu suplente tem jante semelhante as montadas no modelo e está fixo
através de simulação de cinta com fivela.
Ferrari 250 California
Visto de perfil podemos ver as ilhargas traseiras ligeiramente mais elevadas que o habitáculo interior.
Ferrari 250 California
A dianteira deste 250 California também está deveras interessante.
Ferrari 250 California
O para-choques, tal como o traseiro, acompanha toda a dianteira do modelo e é cromado.
Uma grelha de grandes dimensões, faróis principais e 2 intermitentes.
Ferrari 250 California
A grelha dianteira de grandes dimensões contempla um rebordo em plástico cromado
e o interior da grelha em alumínio. Aqui a HW exagerou um bocadinho na dimensão e densidade da grelha
sendo esta demasiado preenchida de modo que quase não se aprecia o Cavallino Rampante.
Ferrari 250 California.
A óptica interior do farol está detalhada na perfeição. No seu entorno a fixação do farol em cromado.
Este modelo vinha equipado com o acrílico de protecção dos faróis.
Ferrari 250 California
Sob os faróis principais estão os intermitentes cónicos, embutidos na carroçaria.
Ferrari 250 California
Como seria de esperar o logo Ferrari no centro da frente. O logo está perfeitamente dimensionado
e com uma definição perfeita.
Ferrari 250 California
O capot contempla a entrada de ar de admissão com uma grelha metálica e o embelezador em cromado.
Ferrari 250 California
O enquadramento do para-brisas está bem dimensionado.
As escovas limpa-vidros são em alumínio.
Um pequeno detalhe que passa desapercebido são os esguinxos lava-vidros em cromado
junto as escovas, muito bem conseguidos e realistas. 
Ferrari 250 California
Em questão de interiores como não poderia deixar de ser, este California surpreende nos detalhes
e qualidade dos mesmos.
O forro da porta totalmente detalhado, a volta do forro a simulação dos parafusos em cor alumínio.
Os diversos puxadores e respectivo manípulo dos vidro. No topo exterior a simulação do trinco da fechadura
em cromado.
Ferrari 250 California
Os pedais estão perfeitamente dimensionados e colocados correctamente.
Ferrari 250 California
A entrada das portas temos umas soleiras em alumínio polido.
Ferrari 250 California
Junto a consola central, do lado esquerdo, está situado o travão de mão, na posição vertical.
Tal qual o modelo original. Temos o detalhe do punho em cromado.
Ferrari 250 California
O Volante está bem dimensionado e bastante perfeito. No obstante o interior
em cromado deixa um ar muito artificial. O centro do volante está perfeito.
Do lado esquerdo do volante temos o interruptor dos intermitentes e das luzes em cromado.
Ferrari 250 California
No topo da conduta central está a alavanca das mudanças, bem dimensionado.
Ferrari 250 California
Logo a seguir a alavanca das mudanças temos um  pequeno cinzeiro em cromado.
Ferrari 250 California
De um modo geral o quadro de bordo está fabuloso e muito bem detalhado.
O interior em veludo creme. No centro do quadro de bordo os diversos manómetros.
Do lado esquerdo um pequeno porta-luvas e ao centro, junto ao para-brisas o espelho retrovisor.
Ferrari 250 California
Em pormenor o porta-luvas está bem definido e tem o canhão de chave em alumínio.
Ferrari 250 California
No centro do quadro de bordo está posicionado o espelho retrovisor em cromado.
Este elemento poderia estar melhor definido, está com algumas falhas.
Ferrari 250 California
No centro do quadro de bordo, ao meio, temos os mais diversos manómetros relativos ao estado
do motor, todos eles tem indicações diferentes.
Ferrari 250 California
O quadrante principal engloba o conta rotações a esquerda e o velocímetro a direita. Ambos estão extremamente bem detalhados e o fundo está deveras perfeito.
Ferrari 250 California
Perspectiva de ângulo elevado do painel de bordo
Ferrari 250 California
A estructura do banco acompanha na integra a qualidade do interior deste California.
Bancos bem moldados com os recortes correctos.
Ferrari 250 California
O capot com abertura para a frente.
Ferrari 250 California
O interior do capot pintado de preto fosco.
Podemos também ver a grelha de entrada de ar de admissão metálica.
Ferrari 250 California
Na parte dianteira do motor temos a ligação entre a caixa de agua do motor e a radiador do líquido de arrefecimento
do motor.
Ferrari 250 California
Na zona mais a frente o radiador de liquido de arrefecimento está bastante bem detalhado
a excepção do tampão que está algo descentrado.
Ferrari 250 California
Junto ao radiador do lado esquerdo, está situado o filtro
de combustível de gasolina, com uma tubagem amarela.
Ferrari 250 California
A frente do lado direito temos um dos filtros de óleo do motor.
Ferrari 250 California
No cárter da distribuição, por cima, está situada a etiqueta de designação do motor.
Esta etiqueta é em alumínio.
Ferrari 250 California
Tal como os seus antecessores, este 250 também tem o logo Ferrari
nas tampas das válvulas.
Ferrari 250 California
Do lado direito temos uma passagem de ar exterior para o interior do habitáculo.
Passagem feita em tubo espiral cinzento, tal como o 1:1.
Ferrari 250 California
Por detrás do tubo de ar do habitáculo está situada a réplica da bateria.
A réplica é perfeita sendo que inclusive a marca está detalhada. Magnetti Marelli.
Ferrari 250 California
Do lado esquerdo junto a bomba de travagem está a placa de modelo.
A placa é em alumínio e podemos ver o Cavallino Rampante.
Ferrari 250 California
Perspectiva de uma das tampas das válvulas. Aqui podemos ver a passagem do
tubo de gasolina deste a parte dianteira do motor até a mais atrás.
Ferrari 250 California
No topo do motor está a caixa do filtro de ar.
Esta caixa está extremamente realista, as grelhas de admissão de ar são em alumínio.
Ferrari 250 California
Na zona traseira do motor, um de cada lado, estão situados os distribuidores de ignição
e os respectivos cabos das velas de ignição.
Ferrari 250 California
Uma vez que existem distribuidores obviamente estão representadas as bobines de ignição
uma de cada lado, com a definição da marca, Magnetti Marelli.
Ferrari 250 California
A parte inferior tem alguns detalhes nomeadamente o sistema de escape,
embora algo artificial.
Ferrari 250 California
A zona inferior dianteira temos o cárter do motor e parte da caixa de velocidades.
Entre as rodas está detalhada a barra estabilizadora.
Ferrari 250 California
No eixo traseiro temos o diferencial e as panelas de escape bastante artificiais.
Tendo em conta a qualidade do modelo era dispensável toda esta literatura escrita na parte inferior da mesma.
Ferrari 250 California
Nesta imagem temos uma perspectiva superior deste fabuloso desportivo de fins dos anos 50.
No contexto geral o modelo está fantástico e é deveras um autêntico HW Elite.

Ferrari 250 California

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