segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sergio Scaglietti

Sergio Scaglietti mostrou-se interessado em automóveis desde criança. Aos 8 anos já criava carros de corrida em argila e arame. Em 1933, 13 anos após a morte do seu pai começou a trabalhar numa empresa de carroçarias como bate-chapas.

Sergio Scaglietti
Seis anos depois, em 1939, encontrou-se com Enzo Ferrari relação que será ligada, não só profissionalmente como também de profunda amizade para toda a vida.
Il Drake (Enzo), então proprietário da Scuderia Ferrari. reparou por acaso no pátio onde Scaglietti trabalhava, que era então um simples bate-chapa, e reparava um Ferrari 12 cilindros no qual tinham sido feitas algumas alterações tais como mudanças nos guarda-lamas e nos faróis, o que deu ao automóvel um aspecto simples e futurista.
Enzo Ferrari ficou fascinado, e assim ele começou a enviar para Scaglietti todos os seus clientes para repararem os seus automóveis.
Em 1951, fundou então a Carrozzaria Scaglietti, e Enzo, que tinha fundado a Ferrari em 1947, começou a encomendar as carroçarias a Sérgio.
O primeiro trabalho foi a criação do Ferrari 500 Mondial.
Ferrari 500 Mondial
A partir deste momento a atividade de Sergio Scaglietti foi imediatamente ligada exclusivamente a fábrica de Maranello, da qual a Carrozzaria Scaglietti, juntamente com Pininfarina, foram as grandes contribuintes para o sucesso da Ferrari.
Em 1959, Scaglietti começou a trabalhar em estúdio com os seus filhos, Oscar e Claudio. E continuou a trabalhar directamente com a Ferrari até 1975.
Em 1997, a Ferrari chamou Sérgio para que ficasse responsável pelo seu programa de personalização nos modelos seguintes.
Em 2003 foi homenageado pela Ferrari, tributo que nunca tinha sido feito a uma pessoa em vida, dando o seu nome ao Ferrari 612 Scaglietti inspirado nos modelos de 3750mm que os designers realizavam em meados dos anos 50.
Ferrari 612 Scaglietti
Sergio Scaglietti faleceu em 2011, aos 91 anos de idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário