segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ferrari 250 GT Berlinetta SWB (1959)












Apresentado no Salão automóvel de Paris em 1959, o 250 GT Berlinetta passo-corto "SWB" definiu o automóvel de corrida de estrada ideal. Com apenas algumas modificações (velas, pneus de corrida e um roll-bar), o carro pode competir em qualquer circuito e batalhar por uma vitória.


 "LWB" e o "SWB"
O chassi do "Passo-corto" ou SWB "Short-wheelbase" tem uma distância entre eixos de 2400mm e o chassi LWB "Long-wheelbase" ou Passo-lungo tinha 2600mm de distância entre eixos.
A suspensão dianteira é independente com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. No eixo traseiro mono bloco com molas semi-elipticas, braços de suspensão e amortecedores hidráulicos.
O sistema de travagem evoluiu, uma vez que este modelo foi o primeiro automóvel de concepção Ferrari a instalar discos de travão de série.

A versão de competição o 250 GT tinha estrutura em alumínio  para reduzir o peso, e o equipamento interior essencial cuja única finalidade era obter o que se pretendia desta versão, pura competição.
Na versão de estrada a estrutura era em aço com chapas de revestimento em alumínio e os interiores demonstravam um habitáculo muito mais agradável e elegante, esta versão tinha por nome modelo "Lusso" modelo que apresentaremos mais a frente na colecção.

Motor Colombo V12 de 24 válvulas, SOHC "single overhead camshaft" árvores de cames simples 1 em cada cabeça com 2 válvulas por cilindro de 2953cc com uma potência de 206kw (280hp) as 7000rpm. Alimentado por 3 carburadores duplos Weber 40DCL e com transmissão de 4 velocidades + marcha atrás. Velocidade máxima 268Km/h e 960kg de peso.



Modelo apresentado Hot Wheels Elite na cor vermelho na versão de estrada.
Limited 1 de 10000.

Ferrari 250 GT Berlinetta SWB 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Cava da roda com desfasamento aerodinâmico na zona traseira.
O pneu está perfeitamente enquadrado na cava da roda.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
As jantes Borrani com Spinner central são em plástico e algo artificiais.
Os pneus são em borracha mas com pouco detalhamento.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A frente em cada guarda-lama estão os intermitentes laterais tipo lágrima.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na zona traseira dos guarda-lamas estão situadas 2 saídas de ar embutidas.
Sendo o primeiro modelo portador de travões de disco. Estas saídas de ar
facilitavam o arrefecimento dos travões.
Tem simulação de aberturas mas estão fechadas.
Um pouco mais abaixo o típico logo "Pininfarina" em Alumínio.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Pormenor da saída de ar.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Logo "Pininfarina" em Photo-echt de alumínio.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na lateral temos 2 pontos em alumínio na zona inferior, que penso que
seriam os pontos para elevação da viatura.
Junto ao ponto dianteiro o corte no molde que separava o guarda-lama dianteiro,
do painel e da ilharga lateral. Um pormenor bastante interessante no contexto de carroçaria.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O vidro da porta entre aberto e a frente o vidro de custódia dianteiro que faz parte da porta.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O puxador da porta está muito realista e muito bem dimensionado e
detalhado. De realçar o pequeno pormenor
da fechadura de inserção da chave.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O aro da porta cromado faz parte e acompanha a porta no seu todo.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Como tinha sido afirmado anteriormente, o facto de ser o primeiro modelo a ser equipado
com discos a frente e atrás, existiam saídas de ar para melhor o arrefecimento
dos mesmos. Uma saída por cada roda.
Neste caso tal como a dianteira está embutida na carroçaria mas está fechada.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Passando a detalhar a traseira, este modelo tem alguns detalhes interessantes.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
No geral a traseira deste 250 está bastante bem conseguida.
2 conjuntos de ponteiras duplas.
Para-choques cromado em toda a traseira. 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A iluminação esta composta por 2 farolins circulares e em forma de cone.
Colocados sobre uma base circular cromada e com os espelhados texturados e com efeito.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
De cada lado, de formato rectangular temos 2 farolins que penso serem de nevoeiro.
Tal com os farolins principais estão sobre uma base cromada e o vidro tem textura.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
As ponteiras duplas são recortadas e pintadas de alumínio.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ao centro da tampa da mala a chapa de matrícula.
Debaixo da chapa, em cromado, está o comando de abertura da mala muito bem detalhado.
Estou ainda por perceber o que são os 2 pontos cinza sobre a matrícula???
Aparentemente serão os farolins de matrícula, se for o caso esta é uma enorme falha
neste modelo da HW.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Ao centro da tampa da mala o logo "Ferrari" em Alumínio.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Vejamos o interior da mala. Nada especial. O interior da tampa em preto fosco.
O interior da mala é em plástico sem qualquer tipo de forragem.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Dentro da mala o pneu suplente idêntico aos montados no carro, com uma porca central de fixação.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na ilharga esquerda está retratado o tampão do combustível. Bastante simples e artificial. 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Perspectiva lateral esquerda.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A frente deste 250 GT SWB, tem pormenores bem melhores que a traseira.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Os faróis principais estão sublimes. As ópticas texturadas com simulação de lâmpada no interior.
Estão colocados sobre o aro cromado de fixação, de forma perfeita.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Debaixo do farol principal, está situado a luz de presença.  Colocada numa base
circular cromada e com forma conica. Este farolim está ligeiramente embutido
na carroçaria.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Meios cantos dos para-choques dianteiros em cromado,
perfeitamente enquadrados no contexto da frente.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Uma grelha imponente de grandes dimensões na frente.
Esta grelha de acesso ao arrefecimento do radiador é em alumínio e está muito bem definida.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A cada canto da grelha temos 1 farolim auxiliar, algo artificiais mas dão a sua
contribuição para esta fantástica frente.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Como seria de esperar, o logo Ferrari em decalque, bem dimensionado.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O capot tem a entrada de ar do motor perfeitamente moldada na carroçaria.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A entrada de ar do motor tem como detalhe uma grelha em alumínio e um pequeno friso cromado.
Neste caso é unicamente pintado.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
No para-brisas dianteiro temos as escovas limpa-vidros.
As escovas são em alumínio e uma de diferentes dimensões tal como o 1:1
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Um pormenor interessante é o esguinxo do lava-vidro ao centro do vidro.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
No tejadilho temos um pequeno "venturi"  Neste caso servia unicamente
 para dissipar o calor que se pudesse acumular no habitáculo.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O forro interior da porta, está muito artificial embora com todos os elementos.
Manipulo de abertura do vidro manual e o de destrancar a porta em cromado.
Está simulada também uma bolsa porta-objectos.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Os pedais estão bem dimensionados bem colocador.
No piso, podemos ver a simulação de uns tapetes de borracha,
bastante interessante e realista, 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Nas soleiras das portas, temos 1 friso cromado, de protecção.
Um de cada lado.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O quadro de bordo tem alguns detalhes interessantes.
A estrutura do painel é da cor da carroçaria,
onde estão incorporados todos os manómetros de indicação.
O volante está algo exagerado e ligeiramente grande.
Como pormenor temos um friso cromado que acompanha todo o painel de bordo de um lado ao outro.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
No compartimento traseiro de carga, que não tem veludo, só temos
a simulação das fitas de fixação de bagagem.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Os bancos estão bem moldados.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na zona central do painel de bordo, estão os interruptores auxiliares e os manómetros de indicação
do motor.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
No tunel da consola está situada a alavanca des mudanças.
Tendo em conta a escala, deveria ser ligeiramente mais pequena.
Detrás da alavanca, encontra-se o cinzeiro em cromado, bastante tosco.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Do lado direito do painel de bordo está detalhado o porta-luvas.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Passando agora para detalhar o motor deste 250 GT SWB.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O interior do capot em preto, onde podemos ver a grelha de
entrada de ar do motor.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A frente, de cada lado, na imagem a vermelho, estão colocados os amortecedores hidráulicos.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
O radiador do líquido de refigeração está perfeitamente detalhado e bem moldado.
O tampão deste radiador é em alumínio.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Do lado esquerdo do habitáculo do motor está colocado o servo-freio dos travões.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Do lado direito do habitáculo do motor está colocada a bolsa de líquido limpa vidros, em azul. 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
A caixa do filtro de ar do motor, está sob os 3 carburadores duplos.
A caixa do filtro está muito realista e a grelha de entrada de ar é em alumínio.
Podemos apreciar algumas tubagens de combustível, em amarelo.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Do lado direito temos também posicionada a bateria e uma entrada de ar para
o habitáculo.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na zona mais atrás do motor, estão situados os distribuidores
com as respectivas cablagens bem dimensonadas.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Uma particularidade interessante são as bobines de ignição.
Situadas uma de cada lado, além de estarem perfeitamente detalhadas
e englobar os fios de ligação, tem a etiqueta com a marca do fabricante,
Magnetti Marelli.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Debaixo da bobine do lado esquerdo, está situada a placa modelo em alumínio.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Visto de baixo este 250 GT não tem grandes pormenores. 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na zona dianteira o carter do motor e a caixa de velocidades. 
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB
Na zona traseira temos as panelas de escape.
Suspensão de lâminas. Podemos também ver a transmissão e a caixa diferencial do eixo traseiro.
Ferrari 250 GT Berlinetta SWB

Termina aqui a apresentação deste modelo Ferrari 250 GT Berlinetta SWB.
É sem dúvida um modelo interessante, embora pudesse ter sido um pouco
mais caprichado nos interiores.
No geral é um modelo bastante equilibrado. 

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